/

Ambientalistas recolhem camisolinhas para salvar pinguins

Penguin Foundation

-

Grupos de ambientalistas na Austrália, Tasmânia e Nova Zelândia pedem a voluntários do mundo todo que tricotem e enviem mini-camisolas para salvar pinguins que foram vítimas de derrames de petróleo.

O Penguin Jumper Program (Programa de Camisolas para Pinguins, em tradução livre) é mantido pela organização australiana Penguin Foundation e teve início em 2001 quando um grande derrame de petróleo afectou 438 pinguins azuis.

Na ocasião foi necessário recolher peças de roupa de lã sob medida, porque quando as penas de um pinguim ficam impregnadas de petróleo perdem a capacidade de isolamento.

A resposta dos voluntários foi óptima: os ambientalistas receberam cerca de mil camisolas de todo o mundo.

Estes pequenos agasalhos eram mesmo muito necessários. Quando as penas de um pinguim perdem a capacidade de isolamento devido ao petróleo, a água gelada chega à pele, as aves sentem frio e, com as penas demasiado pesadas, torna-se muito difícil nadar, caçar e alimentar-se.

Uma das melhores formas de evitar que estes pinguins morram é dar-lhes um banho.

Penguin Foundation

-

Mas os ambientalistas observaram que muitos deles, principalmente os mais fracos e os filhotes, acabavam por morrer de frio ou intoxicados antes de poderem ser atendidos.

Pior ainda, quando os pinguins são atingidos por petróleo, tentam limpar-se usando o bico e acabam por ficar intoxicados.

Com as mini-camisolas, no entanto, as aves ficam protegidas do frio e da intoxicação.

No tamanho certo

Os ambientalistas afirmam que grande parte dos agasalhos que recebem são distribuídos para outras associações ecológicas e as peças que sobram ou aquelas que não servem são vendidas para arrecadar fundos.

Jo Castle, uma das porta-vozes da organização ambientalista Tasmania Conservation Trust, que participou no apelo para recolha dos agasalhos em 2001, afirmou à BBC que as mini-camisolas fizeram a diferença entre a vida e a morte para os pinguins.

A porta-voz disse que as mini-camisolas eram “necessários para proteção” e que “evitam que as aves comecem a limpar-se umas às outras e engulam o petróleo tóxico antes de lhes lavarmos as penas”.

Depois da óptima resposta do público em 2001, as organizações da região, como a Fundação Para os Pinguins da Phillips Island, fazem até concursos para escolher a melhor mini-camisola para pinguins.

E, para facilitar o trabalho aos voluntários, o Penguin Jumper Program fornece até um manual de instruções para tricotar as mini-camisolas, com as medidas e formas certas para as aves.

Tricotadores de todo o mundo, peguem nas agulhas!

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.