Ambientalistas recolhem camisolinhas para salvar pinguins

Penguin Foundation

-

Grupos de ambientalistas na Austrália, Tasmânia e Nova Zelândia pedem a voluntários do mundo todo que tricotem e enviem mini-camisolas para salvar pinguins que foram vítimas de derrames de petróleo.

O Penguin Jumper Program (Programa de Camisolas para Pinguins, em tradução livre) é mantido pela organização australiana Penguin Foundation e teve início em 2001 quando um grande derrame de petróleo afectou 438 pinguins azuis.

Na ocasião foi necessário recolher peças de roupa de lã sob medida, porque quando as penas de um pinguim ficam impregnadas de petróleo perdem a capacidade de isolamento.

A resposta dos voluntários foi óptima: os ambientalistas receberam cerca de mil camisolas de todo o mundo.

Estes pequenos agasalhos eram mesmo muito necessários. Quando as penas de um pinguim perdem a capacidade de isolamento devido ao petróleo, a água gelada chega à pele, as aves sentem frio e, com as penas demasiado pesadas, torna-se muito difícil nadar, caçar e alimentar-se.

Uma das melhores formas de evitar que estes pinguins morram é dar-lhes um banho.

Penguin Foundation

-

Mas os ambientalistas observaram que muitos deles, principalmente os mais fracos e os filhotes, acabavam por morrer de frio ou intoxicados antes de poderem ser atendidos.

Pior ainda, quando os pinguins são atingidos por petróleo, tentam limpar-se usando o bico e acabam por ficar intoxicados.

Com as mini-camisolas, no entanto, as aves ficam protegidas do frio e da intoxicação.

No tamanho certo

Os ambientalistas afirmam que grande parte dos agasalhos que recebem são distribuídos para outras associações ecológicas e as peças que sobram ou aquelas que não servem são vendidas para arrecadar fundos.

Jo Castle, uma das porta-vozes da organização ambientalista Tasmania Conservation Trust, que participou no apelo para recolha dos agasalhos em 2001, afirmou à BBC que as mini-camisolas fizeram a diferença entre a vida e a morte para os pinguins.

A porta-voz disse que as mini-camisolas eram “necessários para proteção” e que “evitam que as aves comecem a limpar-se umas às outras e engulam o petróleo tóxico antes de lhes lavarmos as penas”.

Depois da óptima resposta do público em 2001, as organizações da região, como a Fundação Para os Pinguins da Phillips Island, fazem até concursos para escolher a melhor mini-camisola para pinguins.

E, para facilitar o trabalho aos voluntários, o Penguin Jumper Program fornece até um manual de instruções para tricotar as mini-camisolas, com as medidas e formas certas para as aves.

Tricotadores de todo o mundo, peguem nas agulhas!

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …