Amazónia é sinónimo de biodiversidade, mas também de fome e pobreza

Apesar de viverem num dos ecossistemas com mais biodiversidade do mundo, muitos habitantes da Amazónia vivem em situação de pobreza e chegam a passar fome.

Alguns destes habitantes vivem isolados junto às margens dos rios, sendo conhecidos por povos ribeirinhos, e por isso têm na pesca artesanal a sua principal atividade. É o caso do grupo que vive junto ao rio Purus, que tem uma das maiores variações anuais nos níveis de água do planeta.

Isto faz com que este povo se tenha de adaptar aos períodos das chuvas. Durante a estação das cheias, por exemplo, grandes áreas da floresta ficam submersas, dispersando peixes de difícil captura.

De acordo com o site IFLScience, uma equipa internacional de cientistas entrevistou residentes de mais de 550 famílias em 22 comunidades, espalhadas por uma distância de mais de 1200 quilómetros ao longo do rio.

Durante o período das cheias, as taxas de captura de peixe foram 73% menores e a probabilidade destas famílias não comerem durante um dia inteiro foi quatro vezes maior, de acordo com os resultados publicados na revista científica British Ecological Society.

Pelo menos um terço das famílias disse ter de saltar refeições, enquanto uma em cada seis diz que pode passar o dia inteiro sem comer. Tais variações sazonais podem explicar, em parte, porque é que a desnutrição e os seus impactos na saúde ao longo da vida são vistos entre muitos grupos da Amazónia, sobretudo grávidas e crianças.

“As conclusões deste estudo indicam que podemos estar a negligenciar a instabilidade alimentar em zonas no mundo onde as pessoas dependem da vida selvagem para comer. Esta instabilidade é potencialmente muito comum e perigosa para a saúde humana”, afirma em comunicado o autor principal do estudo, Daniel Tregidgo, investigador da Universidade Federal de Lavras e da Universidade de Lancaster.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

As crianças têm dez vezes mais micro-plásticos nas fezes do que os adultos

Uma equipa de cientistas da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, usou espectrometria de massa para medir os níveis de micro-plásticos compostos de policarbonato (PC) e de polietileno tereftalato (PET) presentes nas fezes crianças …

MIT desenvolve mão robótica insuflável (que devolve o tato aos amputados)

Apesar de haver membros biónicos altamente articulados, concebidos para detetar os sinais musculares residuais e imitar roboticamente os seus movimentos pretendidos, a destreza de alta tecnologia tem um custo muito alto. Recentemente, engenheiros do Massachusetts Institute …

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …

Fazer umas calças de ganga exige 10 mil litros de água. Dez marcas estão a criar jeans sustentáveis

As calças de ganga são das peças de vestuário com piores impactos para o ambiente, mas há marcas que estão a apostar na sustentabilidade como um factor atractivo para os consumidores. Estão sempre na moda e …

"Guerra das matrículas" faz escalar tensão entre Sérvia e Kosovo

Esta semana, a fronteira entre o norte do Kosovo e a Sérvia esteve bloqueada por protestos de elementos da etnia sérvia, que não aceitam a decisão do governo kosovar, de etnia albanesa, de proibir a …

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …