Amazónia é sinónimo de biodiversidade, mas também de fome e pobreza

Apesar de viverem num dos ecossistemas com mais biodiversidade do mundo, muitos habitantes da Amazónia vivem em situação de pobreza e chegam a passar fome.

Alguns destes habitantes vivem isolados junto às margens dos rios, sendo conhecidos por povos ribeirinhos, e por isso têm na pesca artesanal a sua principal atividade. É o caso do grupo que vive junto ao rio Purus, que tem uma das maiores variações anuais nos níveis de água do planeta.

Isto faz com que este povo se tenha de adaptar aos períodos das chuvas. Durante a estação das cheias, por exemplo, grandes áreas da floresta ficam submersas, dispersando peixes de difícil captura.

De acordo com o site IFLScience, uma equipa internacional de cientistas entrevistou residentes de mais de 550 famílias em 22 comunidades, espalhadas por uma distância de mais de 1200 quilómetros ao longo do rio.

Durante o período das cheias, as taxas de captura de peixe foram 73% menores e a probabilidade destas famílias não comerem durante um dia inteiro foi quatro vezes maior, de acordo com os resultados publicados na revista científica British Ecological Society.

Pelo menos um terço das famílias disse ter de saltar refeições, enquanto uma em cada seis diz que pode passar o dia inteiro sem comer. Tais variações sazonais podem explicar, em parte, porque é que a desnutrição e os seus impactos na saúde ao longo da vida são vistos entre muitos grupos da Amazónia, sobretudo grávidas e crianças.

“As conclusões deste estudo indicam que podemos estar a negligenciar a instabilidade alimentar em zonas no mundo onde as pessoas dependem da vida selvagem para comer. Esta instabilidade é potencialmente muito comum e perigosa para a saúde humana”, afirma em comunicado o autor principal do estudo, Daniel Tregidgo, investigador da Universidade Federal de Lavras e da Universidade de Lancaster.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Líder do CDS/Madeira recebeu 30 mil euros do financiador do Chega, a seis semanas das regionais

Rui Barreto, líder do CDS na Madeira, recebeu um total de 29.880 euros de César do Paço, o conhecido financiador do Chega. O "empréstimo" foi concedido a poucas semanas das eleições regionais que levaram o …

Autarcas e bombeiros exigem que Governo mantenha SIRESP a funcionar

As declarações do presidente da Altice Portugal de que o SIRESP ia "acabar a 30 de junho" fizeram soar os alarmes. Autarcas e bombeiros querem que o Governo mantenha a rede de emergência. Na quarta-feira, em …

Carlos Carreiras anuncia "vacina portuguesa" e causa mal-estar no Governo

O presidente da Câmara de Cascais afirmou que, "em completa articulação com o Governo", garantiu a compra e inclusive a cedência da patente de uma vacina para produzir na Área Metropolitana de Lisboa. Esta quarta-feira, num …

Pela primeira vez, Japão admite cancelar Jogos Olímpicos

O Japão admitiu pela primeira vez esta quinta-feira que o cancelamento dos Jogos Olímpicos, adiados desde o verão passado e com arranque marcado para 23 de julho, continua a ser uma hipótese em cima da …

Ataque de Sócrates ao PS é uma "tremenda injustiça". Costa não é um "traidor", diz Ana Catarina Mendes

A líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes, criticou as declarações de José Sócrates que, em resposta a Fernando Medina, atacou a direção do partido. Em entrevista à TVI, na noite desta quarta-feira, José Sócrates respondeu …

Guardiola iguala recorde de Mourinho na Liga dos Campeões

Pep Guardiola igualou o recorde de presenças nas meias-finais da Liga dos Campeões. O espanhol tem agora as mesmas oito presenças de José Mourinho. Há muito tempo que Pep Guardiola enfrentava dificuldades nos quartos de final …

Responsável pela acusação da Operação Marquês fica fora da lista de promoções do MP

O procurador Rosário Teixeira, responsável pela acusação da Operação Marquês, não figura entre os candidatos da lista de promoções do Ministério Público — e já recorreu da decisão. O Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) aprovou …

Investigação a ligações entre PJ e Doyen só ouviu 2 testemunhas antes de ser arquivada

A investigação a alegadas ligações entre um inspetor da PJ e representantes da Doyen, foi arquivada após apenas terem sido ouvidas duas testemunhas. A denúncia sobre estas alegadas ligações chegou da então eurodeputada Ana Gomes. Foi …

Depois de Benfica e Sporting, Beto também interessa ao FC Porto

Depois do interesse de Benfica e Sporting, o FC Porto também está atento a Beto, o avançado do Portimonense que tem dado cartas esta temporada. Se pensava que esta ia ser uma corrida de dois cavalos …

Depois de uma emergência a contragosto, decidem-se as medidas para a 3.ª fase do desconfinamento

Esta quinta-feira, o Conselho de Ministros decide se o desconfinamento avança na próxima segunda-feira. Em causa está o avanço da terceira fase como previsto, a estagnação dos concelhos de maior risco na segunda fase ou …