Internet de alta velocidade e a baixo custo por todo o mundo: uma promessa que coloca o bilionário Jeff Bezos frente-a-frente com o homem mais rico do mundo, Elon Musk, pelo domínio da conectividade à Internet.
Se a SpaceX lançou mais um foguete Falcon 9 com sucesso no domingo, com satélites Starlink, a Amazon respondeu quase de imediato, esta segunda-feira, entrando oficialmente na corrida pela Internet via satélite com o lançamento bem-sucedido do seu primeiro lote operacional de satélites do Project Kuiper.
Um foguete Atlas V da United Launch Alliance decolou da Estação Espacial de Cabo Canaveral, com 27 satélites, para a órbita baixa da Terra. Esses satélites vão estabelecer-se a uma altitude de aproximadamente 630 quilómetros, naquele que será o primeiro passo da empresa do bilionário Jeff Bezos na construção de uma rede global de banda larga, que promete competir com a empresa do homem mais rico do mundo, Elon Musk.
Pouco depois do lançamento, transmitido em direto, a Amazon confirmou que todos os satélites “estão a funcionar conforme o esperado” na órbita terrestre baixa.
Depois de lançar dois satélites de teste em 2023, o Kuiper renovado garante ter feito melhorias, incluindo uma superfície especial revestida com espelho, concebida para reduzir o reflexo da luz solar e minimizar a interferência com observações astronómicas — uma preocupação cada vez maior entre os cientistas, à medida que as constelações de satélites proliferam.
A Amazon pretende lançar mais de 3.200 satélites para fornecer Internet de alta velocidade e baixo custo por todo o mundo, o que a colocaria em concorrência direta com a SpaceX de Musk, cuja rede Starlink já conta com mais de 8.000 satélites lançados desde 2019 — destes, mais de 7.000 permanecem em órbita, com serviços a altitudes de cerca de 550 quilómetros.
A Amazon garantiu vários lançamentos de foguetes da United Launch Alliance, Blue Origin e outros parceiros para apoiar a implementação do Projeto Kuiper.
O lançamento inicial, originalmente previsto para o início deste mês, foi adiado devido a condições meteorológicas adversas. Com a missão bem-sucedida desta segunda-feira, a Amazon deu início a uma nova corrida espacial com vista o domínio da conectividade global à Internet.