Nova plataforma só vende produtos abaixo de 19 euros, e ainda tem descontos. Os preços são “ultra-baixos” e “vale a pena esperar” pelas duas semanas de entrega.
A Haul marca a incursão já prevista da plataforma de vendas online Amazon num serviço de venda de produtos ainda mais baratos, com tempos de envio mais longos.
Segundo a ABC, a plataforma vende de tudo um pouco, tal como a Amazon. Para incentivar compras maiores, a plataforma ainda oferece descontos: 5% de desconto em encomendas superiores a 50 dólares (47€) e 10% de desconto em encomendas superiores a 75 dólares (71€).
De acordo com a BBC, este modelo de negócio estimulou a ascensão da Temu e da Shein. Mas em que consiste?
A Haul será acessível através da aplicação ou site da Amazon, e estando lá basta pesquisar “Haul”. Os envios vão demorar cerca de duas semanas, mas, disse Sucharita Kodali, analista de retalho da Forrester, à BBC News, a plataforma deve ter adesão.
De acordo com a especialista, “A Temu e a Shein têm enfrentado reações negativas tanto por tirarem partido das lacunas na importação como por serem esbanjadoras e irresponsáveis do ponto de vista ambiental”, e este anúncio da Amazon pode, então, colocar estas marcas de vendas online em risco.
Em outubro, a Comissão Europeia lançou também uma ação contra a Temu, por considerar que esta não está a conseguir impedir a venda de produtos ilegais.
Para além de não vender produtos acima de 20 dólares (cerca de 19 euros) , a Haul terá a maioria dos produtos à venda abaixo de 9 euros. No comunicado de imprensa lançado, a empresa afirma que a experiência de compra “beta” da Haul vai fazer com que todos os produtos vendidos tenham garantias de produto e sejam seguros.
Em entrevista à BBC, o vice-presidente da Amazon para os serviços de parceiros de vendas a nível mundial, Dharmesh Mehta, garantiu que “encontrar ótimos produtos a preços muito baixos é importante para os clientes e continuamos a explorar formas de trabalhar com os nossos parceiros de vendas para que possam oferecer produtos a preços muito baixos”.
É por isso que Mehta garante que as reações dos clientes vão ser ouvidas para “aperfeiçoar e expandir a experiência nas próximas semanas e meses”. Antes de chegar a Portugal e a outros países, a Haul tem primeiro de se mostrar eficaz nos EUA, diz o representante da Amazon.
Os consumidores estão “a ficar cansados de produtos de má qualidade e de envios lentos“, explica, pelo que, “se os produtos não forem satisfatórios para os compradores e não forem rentáveis para a Amazon, “não espero que o Haul seja expansível para o mundo”.