/

Amamentar diminui o risco de doenças cardíacas

Irene Valiente / EPA

-

Uma pesquisa publicada pela revista Journal of The American Heart Association revela que amamentar não traz benefícios apenas à vida do bebé. Também é bom para o coração da mãe.

Além de reduzir a probabilidade da mãe vir a ter cancro da mama ou dos ovários, diabetes e artrites, o estudo mostra que amamentar reduz ainda o risco de ataques cardíacos e de AVC. Mesmo oito anos depois de terem dado à luz.

Para provar essa teoria, um grupo de cientistas da Universidade de Oxford, em Inglaterra, juntaram-se a cientistas da Academia Chinesa de Ciências Médicas e analisaram dados de mais de 290 mil mulheres na China.

As mulheres que participaram no estudo tinham idades compreendidas entre os 30 e os 79 anos e cederam informações como o número de filhos e o tempo de amamentação. Além disso, os investigadores consideraram ainda fatores como a pressão sanguínea, obesidade, diabetes e se a mulher é ou já foi fumadora.

Nos resultados do estudo, os cientistas perceberam que, em comparação com mulheres que não amamentaram, as mães que o fizeram registaram 9% menos de hipótese de vir a ter um enfarte e 8% menos de hipótese de sofrer um AVC.

Além disso, os investigadores provaram ainda que amamentar tem benefícios acumulados: para as mães que deram de mamar até aos dois anos da criança, esses números sobem para 18% e 17%, respetivamente.

A cada seis meses de amamentação a partir desse marco, o risco de vir a ter um desses problemas era reduzido de 4 – para o enfarte – a 3 – para o AVC – pontos percentuais.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.