Alunos portugueses conquistam medalha de ouro na Olimpíada da Ciência europeia

(dr) cnsacluny.com

cnsacluny.com/

cnsacluny.com/

Três alunos portugueses conquistaram, pela primeira vez, uma medalha de ouro na Olimpíada da Ciência da União Europeia, que termina este sábado, em Tartu, na Estónia, segundo uma nota Ministério da Educação.

Luís Miguel Costa e Silva, da Escola Secundária Aurélia de Sousa, no Porto, Guilherme Vilela Alves e Raúl Pombo Monteiro, ambos do Agrupamento Escolas Nuno Álvares, em Castelo Branco, foram os vencedores portugueses desta competição que juntou estudantes de 23 países europeus.

Portugal nunca tinha alcançado o primeiro lugar nesta competição da União Europeia.

Para além dos três premidados, participaram na competição os alunos Maria Matilde Soares da Silva (Colégio Rainha Santa Isabel, Coimbra), Rodrigo Leal Rosmaninho (Colégio Nossa Senhora da Assunção, Anadia) e Constança Silva Albuquerque (Escola Secundária Pedro Nunes, Lisboa).

A Olimpíada da Ciência da União Europeia (EUSO) destina-se a estudantes do ensino secundário, na faixa etária dos 16 anos, especialmente interessados na área das ciências e pretende estimular a escolha de carreiras científicas, desenvolver talentos e proporcionar a troca de experiências.

Portugal participa na competição desde 2008 e em 2019 será o país organizador da Olimpíada, acolhendo centenas de estudantes de toda a Europa.

O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, já felicitou os alunos portugueses, transmitindo-lhes “um enorme orgulho que só pode ser reflexo de muito empenho e de muito trabalho”.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • Todos da escola publica?
      Não fazia a
      minima ideia que tanto o Colégio Nossa Senhora da Assunção, Anadia, como o Colégio Rainha Santa Isabel, Coimbra, fossem publicos.

      • Pois, mas pior é não saber ler e ainda fazer comentários dessa “qualidade”…
        Vá ler outra vez a noticia e veja lá que se algum aluno das escola que refere ganhou medalhas de ouro!
        Pois…

RESPONDER

YouTube remove vídeos de luta entre robôs por violarem políticas contra crueldade animal

O YouTube removeu na segunda-feira vídeos de robôs a lutar entre si da sua plataforma, justificando que estes violavam as políticas de exibição contra crueldade com animais. Depois do sucedido, a empresa informou que os …

Há uma piscina natural no meio do deserto mais quente do mundo

https://vimeo.com/355369476 Um casal a viajar pela Etiópia aventurou-se no deserto e experimentou nadar numa piscina natural num dos lugares mais quentes do planeta. A neozelandesa Bridget Thackwray e o namorado, Topher Richwhite formam a Expedition Earth, a …

The Rock é o ator mais bem pago do mundo

A revista Forbes revelou esta quarta-feira a sua lista anual dos atores mais bem pagos do mundo. O primeiro lugar é ocupado por um repetente. Dwayne "The Rock" Johnson voltou a ser o ator mais bem …

Albânia demoliu restaurante do homem que perseguiu turistas no capô do carro

O dono de um restaurante ilegal na Albânia meteu-se em sérios apuros depois de ter perseguido uma família de turistas espanhóis, colocando-se no capô do carro onde seguiam e partindo o pára-brisas. O restaurante que …

Sensores de radiação da Rússia desligaram-se misteriosamente após recente explosão nuclear

Nas semanas após um acidente nuclear fatal num campo de tiro de armas navais em Nyonoksa, quatro sensores de partículas radioativas que enviavam dados do território russo para uma rede de monitorização internacional desligaram-se misteriosamente. As …

Zumba. O negócio milionário que começou com uma distracção de um colombiano

Foi uma distracção que levou o bailarino colombiano Beto Pérez a criar a zumba e a construir um dos negócios actuais com mais sucesso em todo o mundo, avaliado em mais de 450 milhões de …

Ligações a Jeffrey Epstein abalam um dos mais prestigiados laboratórios de tecnologia do mundo

O MIT Media Lab junta áreas que vão do design à robótica e é responsável pelas mais vanguardistas inovações do Massachusetts Institute of Technology, uma das mais reputadas universidades do mundo na área da tecnologia. Agora, …

Choveu água preta em São Paulo

Na tarde de segunda-feira um fenómeno climático transformou o dia em noite na cidade de São Paulo em plena tarde. E choveu água preta. Nas redes sociais há inúmeras imagens de copos, garrafas e baldes que …

Macron vai encontrar-se com iranianos para debater acordo nuclear

O Presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou na quarta-feira que vai encontrar-se com representantes do Irão antes da reunião do G7, que decorre no próximo fim de semana, para trabalhar em propostas que salvaguardem o …

Pentágono confirma morte do filho de Osama bin Laden

O secretário de Defesa dos Estados Unidos (EUA), Mark Esper, confirmou a morte de Hamza bin Laden, filho e herdeiro do fundador da Al-Qaeda, Osama bin Laden. "Esse é o meu entendimento", disse Mark Esper, numa …