Alunos do secundário de Paços de Ferreira estão a ter aulas à distância

Manuel de Almeida / Lusa

Duas escolas secundárias de Paços de Ferreira, concelho do Tâmega e Sousa, região que tem vindo a registar aumento de casos covid-19, começaram esta semana a ter aulas à distância.

Através de comunicados publicados nas redes sociais e nas suas páginas oficiais na Internet, as Escola Secundárias de Paços de Ferreira e a D. António Taipa, localizada em Freamunde, alertaram a comunidade escolar para a passagem “temporária” do regime presencial para o regime à distância.

No comunicado assinado pelo diretor da Escola Secundário de Paços de Ferreira, pode ler-se que “existem alunos, professores e funcionários com sintomas compatíveis com a covid-19 e em isolamento profilático, pelo que os grupos de funcionários em exercício de funções começam a acusar um desgaste acentuado que torna difícil o cumprimento do Plano de Contingência e Higienização dos espaços e equipamentos”.

Também a direção da Escola Secundária D. António Taipa, em Freamunde, disse que esta semana todos os alunos do secundário (regular e profissional) passariam ao regime não presencial, uma medida que abrange estudantes do 10.º, 11.º e 12.º anos.

Numa publicação no Facebook, a direção da Secundária de Paços de Ferreira fala em “sensação de insegurança na comunidade educativa” e alerta que “os alunos continuam a juntar-se à porta da escola, no espaço exterior e nas paragens de autocarro, alguns sem máscara, não mantendo distância social”.

O comunicado acrescenta ainda que “essa situação acontece também durante os intervalos e na hora de almoço. Alguns partilham comida, telemóveis e outros bens de uso pessoal, nomeadamente garrafas de água, não obstante serem advertidos pelos funcionários e docentes”.

Gonçalo Rocha, presidente da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, afirmou serem “sensatas e as possíveis” as medidas anunciadas pelo Governo de combate à covid-19, considerando que equilibram com a necessidade de manter a atividade económica.

Em causa estão escolas de um dos três concelhos que está obrigado desde que estavam abrangidos pelo dever de permanência no domicílio desde dia 22 de outubro, medida que foi alargada  no sábado a um total de 121 municípios do país.

 

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.