Alunos do privado vão criar bolsa de emprego online

Marcello Casal Jr. / ABr

-

O novo presidente da Federação Nacional do Ensino Superior Particular e Cooperativo (FNESPC), Joel Pereira, quer aumentar a empregabilidade dos diplomados, travando a emigração, criando uma plataforma “online” para aproximar empresas, instituições de ensino e alunos.

O objetivo da plataforma é registar oportunidades de emprego, motivando contactos que se traduzam em contratos de trabalho e não apenas em estágios, explicou à Lusa o dirigente estudantil, após na sua tomada de posse como presidente da FNESPC, no Palácio da Bolsa, no Porto.

“É importante investir nos estudantes para evitar que saiam do país travando, assim, a alta taxa de emigração”, frisou Joel Pereira.

O dirigente estudantil defendeu um “diálogo sério e realista” em torno da empregabilidade, realçando que o país investe nos estudantes para, depois, os deixar “fugir” para o estrangeiro.

Joel Pereira, licenciado e mestrando em Direito na Universidade Lusíada do Porto, quer ainda combater o abandono escolar no ensino superior, motivado pelas dificuldades financeiras.

O académico, que estará à frente da organização estudantil durante um ano, quer, por esse motivo, criar um fundo de emergência social para impedir as desistências.

“Queremos apoiar os estudantes e diminuir os encargos financeiros das famílias”, disse.

Do Governo e das instituições de ensino superior, o novo presidente da FNESPC espera “políticas e medidas preventivas”, mas do lado dos estudantes, Joel Pereira disse querer mobilizar as associações que os representam para em breve ter disponível o fundo de emergência.

Joel Pereira sugeriu ainda uma alteração do modelo de apoio aos alunos, referindo exemplos vindos do norte da Europa, onde se apoia diretamente os estudantes, a quem se atribui uma verba anual que passam a ter a responsabilidade de gerir, à semelhança da entrega de um ‘voucher’ ou de um ‘cheque-ensino’.

Na atual conjuntura económica, o dirigente estudantil frisou que aumenta o número de estudantes a inscrever-se no ensino superior particular.

Dadas as dificuldades, os estudantes optam, cada vez mais, por uma universidade privada, em vez de ir estudar para fora de casa e pagar casa, alimentação e transportes, exemplificou Joel Pereira.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Rainha Isabel II está a procura de um gestor de redes sociais

A família real britânica está à procura de um gestor de redes sociais. O salário vai oscilar entre os 53 e 59 mil euros anuais por 37 horas semanais, de segunda a sexta-feira. A rainha Isabel II …

Cinco antepassados de crocodilos viveram há 150 milhões de anos na Lourinhã

Pelo menos cinco crocodilomorfos, antepassados dos crocodilos, viveram na região da Lourinhã há 150 milhões de anos, durante o período do Jurássico. Num artigo publicado na Zoological Journal of the Linnean Society, os paleontólogos Alexandre Guillaume, …

A radiação de Chernobyl está a deixar as vespas esfomeadas (e isso é má notícia)

A Zona de Exclusão de Chernobyl é a área em torno da cidade ucraniana de Pripyat, onde a Central Nuclear de Chernobyl entrou em colapso em 1986. Apesar de não haver humanos na região, e …

Beethoven deixou a 10.ª sinfonia inacabada (e a IA vai completá-la)

Um dos maiores dilemas da história da música é a obra inacabada de Ludwig van Beethoven (1770-1827), a "10ª sinfonia", com muitos músicos a esforçar-se para finalizá-la, utilizando alguns dos fragmentos disponíveis, mas sem sucesso. Desta …

Orcas bebé têm maior probabilidade de sobreviver se viverem com a avó

Crias de orca que vivam com a avó têm uma maior probabilidade de sobreviver quando comparadas às outras orcas. A experiência destas espécimes mais velhas é essencial para o grupo. Tal como nos humanos, as avós …

A "capital mundial das pessoas feias" mora na Itália

Piobbico, na Itália, é uma cidade medieval repleta de grandes edifícios de pedra cercados por florestas exuberantes. No entanto, a cidade é conhecida pela feiura dos seus habitantes. Esta cidade, com cerca de 2.000 habitantes, alberga …

Jovem norte-americano despistou-se e caiu ao rio. Siri chamou os bombeiros

Um jovem norte-americano estava a caminho da universidade quando perdeu o controlo do carro, que derrapou sobre gelo, e foi parar ao rio Winnebago. Como não conseguiu encontrar o seu telemóvel, recorreu à Siri para …

Basta uma máscara impressa para enganar os sistemas de reconhecimento facial

Especialistas da empresa de inteligência artificial Kneron testaram sistemas em três continentes e vários falharam. O reconhecimento facial é, cada vez mais, um método de controlo e de segurança encarado como credível e, inclusivamente, usado …

Pandit olha para as vacas como família e quer produzir "leite ético" para vegans

Um agricultor nos Estados Unidos quer produzir "leite ético" para vegans, mantendo como prioridade o bem-estar e a saúde das vacas. Ultimamente, o consumo de leite tem sido posto cada vez mais em causa. Não só …

Jogadores do Arsenal doam um dia de salário para ações solidárias

Os futebolistas e a equipa técnica do Arsenal vão doar um dia de salário para ações solidárias de Natal. Os elementos técnicos também entraram na iniciativa, que prevê, ainda, a doação da receita do próximo …