Alunos do privado vão criar bolsa de emprego online

Marcello Casal Jr. / ABr

-

O novo presidente da Federação Nacional do Ensino Superior Particular e Cooperativo (FNESPC), Joel Pereira, quer aumentar a empregabilidade dos diplomados, travando a emigração, criando uma plataforma “online” para aproximar empresas, instituições de ensino e alunos.

O objetivo da plataforma é registar oportunidades de emprego, motivando contactos que se traduzam em contratos de trabalho e não apenas em estágios, explicou à Lusa o dirigente estudantil, após na sua tomada de posse como presidente da FNESPC, no Palácio da Bolsa, no Porto.

“É importante investir nos estudantes para evitar que saiam do país travando, assim, a alta taxa de emigração”, frisou Joel Pereira.

O dirigente estudantil defendeu um “diálogo sério e realista” em torno da empregabilidade, realçando que o país investe nos estudantes para, depois, os deixar “fugir” para o estrangeiro.

Joel Pereira, licenciado e mestrando em Direito na Universidade Lusíada do Porto, quer ainda combater o abandono escolar no ensino superior, motivado pelas dificuldades financeiras.

O académico, que estará à frente da organização estudantil durante um ano, quer, por esse motivo, criar um fundo de emergência social para impedir as desistências.

“Queremos apoiar os estudantes e diminuir os encargos financeiros das famílias”, disse.

Do Governo e das instituições de ensino superior, o novo presidente da FNESPC espera “políticas e medidas preventivas”, mas do lado dos estudantes, Joel Pereira disse querer mobilizar as associações que os representam para em breve ter disponível o fundo de emergência.

Joel Pereira sugeriu ainda uma alteração do modelo de apoio aos alunos, referindo exemplos vindos do norte da Europa, onde se apoia diretamente os estudantes, a quem se atribui uma verba anual que passam a ter a responsabilidade de gerir, à semelhança da entrega de um ‘voucher’ ou de um ‘cheque-ensino’.

Na atual conjuntura económica, o dirigente estudantil frisou que aumenta o número de estudantes a inscrever-se no ensino superior particular.

Dadas as dificuldades, os estudantes optam, cada vez mais, por uma universidade privada, em vez de ir estudar para fora de casa e pagar casa, alimentação e transportes, exemplificou Joel Pereira.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

CDS recebeu com "alegria e entusiasmo" candidatura de Moedas a Lisboa

O presidente do CDS-PP afirmou, esta sexta-feira, que o partido recebeu com "grande alegria e entusiasmo" a candidatura de Carlos Moedas à Câmara de Lisboa, considerando que é "um nome forte" e uma "ótima notícia" …

Nem Pote, nem Porro. As estatísticas mostram que Manafá tem sido o melhor em Portugal

O índice de desempenho de uma ferramenta de scouting usada por grandes clubes europeus aponta Wilson Manafá como o jogador em melhor forma da Liga NOS. Não é tecnicamente dotado, nem um favorito dos adeptos. O …

TAP avança com lay-off de um ano a partir de segunda-feira

A TAP vai avançar com um processo de lay-off clássico, que passará por uma redução dos períodos normais de trabalho ou suspensão de contratos, a partir da próxima segunda-feira e durante 12 meses. De acordo com …

Os tigres estão em risco e podem precisar de um "resgate genético"

Os tigres estão sob ameaça e um novo estudo sugere que estes felinos podem precisar de um "resgate genético". O acasalamento entre diferentes subespécies é uma opção. Fragmentação do habitat, conflito entre humanos e vida selvagem, …

Há estranhas nuvens que brilham à noite (e já sabe o que são)

Uma equipa de cientistas usou um pequeno foguete lançado pela NASA para estudar a natureza de um tipo indescritível de nuvens que brilham no escuro, criando uma artificialmente. Desde o final dos anos 1800 que …

Eis o primeiro enxame de (pequenos) buracos negros num aglomerado globular

Uma equipa de cientistas, que esperava encontrar um buraco negro de massa intermédia no coração do aglomerado globular NGC 6397, encontrou, em vez disso, evidências de uma concentração de buracos negros mais pequenos. Por vezes, na ciência, …

Ruth, a "humana digital" da Nestlé ensina como fazer as bolachas perfeitas

Graças à Inteligência Artificial, nasceu Ruth, um "humano digital" da Nestlé que interage connosco e nos ajuda a fazer as melhores bolachas com pepitas de chocolate. A internet é o maior livro de receitas a que …

“Ditador egoísta e despótico”. Margaret Tatcher comparou Saddam Hussein a Hitler após ataque ao Kuwait

Documentos do início da Guerra do Golfo revelam que a antiga primeira-ministra britânica Margaret Thatcher comparou Saddam Hussein a Adolf Hitler após a invasão do Kuwait pelo ditador iraquiano. De acordo com os documentos anteriormente confidenciais …

Cientistas criam "televisão" ultravioleta para animais (que nos vai ajudar a entendê-los melhor)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Queensland, na Austrália, desenvolveu uma "televisão" ultravioleta para ajudar os especialistas a entender melhor a forma como os animais veem o mundo. Os monitores de televisões ou computadores têm …

Watakano, a “ilha da prostituição” que teve o seu auge nos anos 80, está agora vazia

Conhecida como “ilha da prostituição”, Watakano já foi considera um pequeno paraíso sexual. No seu auge, do final dos anos 70 a meados dos anos 80, homens faziam um curta viagem de barco até ao …