Alunos dinamarqueses terão que mostrar aos professores o histórico de pesquisas na net

Já imaginou ter que mostrar tudo que procura na internet aos seus professores? A ministra da educação da Dinamarca, Merete Riisager, apresentou uma proposta de lei que pode obrigar os alunos do país a ter que revelar o histórico das suas buscas na internet aos seus professores.

A ideia da proposta da ministra da educação, Merete Riisager, segundo conta a televisão dinamarquesa DR, é tornar mais difícil que os estudantes possam copiar nos exames, ou que façam uso indevido da tecnologia durante as avaliações.

De acordo com a proposta de lei, os professores irão poder verificar não só o histórico de buscas dos alunos mas também as suas actividades nas redes sociais. Segundo o The Next Web, a proposta dá também aos educadores o direito de inspeccionar, “caso necessário”, outros conteúdos e ficheiros dos computadores dos estudantes.

O projecto de lei prevê que a verificação dos computadores dos alunos possa ser feita antes de os alunos realizarem exames ou apresentarem trabalhos. Se os estudantes se negarem a dar o acesso aos seus conteúdos, poderão sofrer punições graves, incluindo a expulsão da escola.

A proposta da ministra Riisager gerou já inúmeras reacções na sociedade dinamarquesa, onde personalidades de diferentes sectores se mostraram contrários à ideia. O director da Associação Dinamarquesa de Ensino Médio, Jens Philip Yasdani, resume o sentimento generalizado dizendo que “tal medida fere o direito dos alunos à sua privacidade”.

O que causa mais estranheza, num mundo que ainda resiste a trocar a privacidade pela segurança, a pretexto por exemplo da luta contra o terrorismo, é que alguém se lembre de sequestrar essa privacidade a propósito do mero… combate à cábula.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Ai jesus
    É melhor não fazerem uma coisa dessas, se não estão sujeitos a ficarem como o outro.
    haaa, Não abia necessidade não é pois, pois…

  2. Proliferam lá muitos “doutores” como os de cá… feitos à base de plágios e copianço, e essa ministra deve ser um desses “vistas curtas” que se acha a mais inteligente na sala, mas só demonstra o auge da sua estupidez quando pensa que a salvação do mundo só se consegue pela invasão da privacidade…
    Mas ok… desde o aparecimento da Microsoft nada é como era…

RESPONDER

Há um superaglomerado de galáxias escondido no Universo primitivo

É a maior estrutura astronómica alguma vez conhecida do antigo Universo. As evidências sugerem que a sua massa seja equivalente às maiores estruturas encontradas no Universo atual. A equipa de investigadores, liderada por Olga Cucciati, do …

Trump anuncia saída dos EUA de tratado nuclear com a Rússia

Os Estados Unidos vão retirar-se de um tratado sobre armas nucleares assinado com a Rússia durante a Guerra Fria, anunciou hoje o presidente norte-americano, Donald Trump, acusando Moscovo de violar o acordo “há muitos anos”. “A …

Os portugueses têm menos filhos do que gostariam

A diretora da representação do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) disse que em Portugal a fertilidade desejada está bastante abaixo da realizada, tendo o país uma taxa de fecundidade baixa. Mónica Ferro, que neste …

"Piranha" da era dos dinossauros aterrorizou os mares do Jurássico

Uma nova espécie de peixe, semelhante a uma piranha e que viveu há 150 milhões, no tempo dos dinossauros, é descrita na edição desta sexta-feira da revista científica Current Biology. O peixe ósseo tinha dentes como …

OE2019. Bloco anuncia voto a favor, Rio critica "orgia orçamental"

O Bloco de Esquerda reagiu à proposta de Orçamento de Estado de 2019, afirmando que o partido vai votar a favor do documento na sua generalidade. Já Rui Rio, em sentido oposto, vai propor à Comissão …

Lâminas de gelo na lua Europa vão dificultar a sua exploração

A lua Europa, uma das principais candidatas para procurar vida fora da Terra, tem uma espécie de floresta de lâminas de gelo que pode dificultar a aterragem de veículos espaciais. Um estudo recente, publicado na Nature …

Milhares de londrinos saíram à rua para pedir novo referendo sobre o Brexit

Centenas de milhares de pessoas saíram este sábado às ruas de Londres para protestar contra o ‘Brexit’, a decisão do Reino Unido de sair da União Europeia, e em defesa de um novo referendo. Segundo a …

Em Monchique, as máquinas de lavar roupa usadas são abrigos para gatos

Máquinas de lavar e de secar roupa usadas estão a ser transformadas em obras de arte urbana para abrigar gatos na vila de Monchique, no Algarve, num projeto pioneiro no sul do país implementado pela …

Cientistas criam a câmara mais rápida do mundo para captar lasers

Três cientistas criaram uma tecnologia chamada "Fotografia ultra-rápida compactada de 10 biliões de frames por segundo" (T-CUP). Cem vezes mais rápida que o método de gravação mais rápido anteriormente usado. Investigadores a trabalhar com lasers avançados …

Vai a leilão o menu do primeiro jantar a bordo do Titanic (e pertencia ao mordomo)

A casa britânica Henry Aldridge & Son vai leiloar, neste sábado, o menu do primeiro jantar a bordo do mítico Titanic, que ocorreu a 10 de abril de 1912, quando a embarcação zarpou de Southampton, na …