Alunos dinamarqueses terão que mostrar aos professores o histórico de pesquisas na net

Já imaginou ter que mostrar tudo que procura na internet aos seus professores? A ministra da educação da Dinamarca, Merete Riisager, apresentou uma proposta de lei que pode obrigar os alunos do país a ter que revelar o histórico das suas buscas na internet aos seus professores.

A ideia da proposta da ministra da educação, Merete Riisager, segundo conta a televisão dinamarquesa DR, é tornar mais difícil que os estudantes possam copiar nos exames, ou que façam uso indevido da tecnologia durante as avaliações.

De acordo com a proposta de lei, os professores irão poder verificar não só o histórico de buscas dos alunos mas também as suas actividades nas redes sociais. Segundo o The Next Web, a proposta dá também aos educadores o direito de inspeccionar, “caso necessário”, outros conteúdos e ficheiros dos computadores dos estudantes.

O projecto de lei prevê que a verificação dos computadores dos alunos possa ser feita antes de os alunos realizarem exames ou apresentarem trabalhos. Se os estudantes se negarem a dar o acesso aos seus conteúdos, poderão sofrer punições graves, incluindo a expulsão da escola.

A proposta da ministra Riisager gerou já inúmeras reacções na sociedade dinamarquesa, onde personalidades de diferentes sectores se mostraram contrários à ideia. O director da Associação Dinamarquesa de Ensino Médio, Jens Philip Yasdani, resume o sentimento generalizado dizendo que “tal medida fere o direito dos alunos à sua privacidade”.

O que causa mais estranheza, num mundo que ainda resiste a trocar a privacidade pela segurança, a pretexto por exemplo da luta contra o terrorismo, é que alguém se lembre de sequestrar essa privacidade a propósito do mero… combate à cábula.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Ai jesus
    É melhor não fazerem uma coisa dessas, se não estão sujeitos a ficarem como o outro.
    haaa, Não abia necessidade não é pois, pois…

  2. Proliferam lá muitos “doutores” como os de cá… feitos à base de plágios e copianço, e essa ministra deve ser um desses “vistas curtas” que se acha a mais inteligente na sala, mas só demonstra o auge da sua estupidez quando pensa que a salvação do mundo só se consegue pela invasão da privacidade…
    Mas ok… desde o aparecimento da Microsoft nada é como era…

RESPONDER

Família de Prince vai processar hospital que tratou músico dias antes de morrer

A família apresentou o processo por morte por negligência contra um médico e um farmacêutico do Trinity Medical Center, nos Estados Unidos, o hospital que assistiu Prince antes de morrer. Os herdeiros de Prince vão processar …

Acordo suspende julgamento de Rúben Semedo por crime de agressão

O julgamento do futebolista português do Villarreal, por uma alegada agressão no exterior de uma discoteca, foi suspenso, esta terça-feira, para as duas partes chegarem a acordo. Rúben Semedo, de 23 anos, é acusado de agredir …

250 padres vão aprender a exorcizar no Vaticano

Cerca de 250 padres, vindos de 50 países, chegaram a Roma para, entre outras coisas, aprender a identificar uma "possessão demoníaca", ouvir testemunhos de colegas e conhecer os rituais para a "expulsão de demónios". A prática …

Santa Maria impedido de formar internos de otorrino

A Ordem dos Médicos decidiu que o Hospital Santa Maria, em Lisboa, fica impedido de formar internos na especialidade de otorrinolaringologia, confirmou à Lusa o presidente do colégio de especialidade. Artur Condé disse que, "até nova …

Maçã fatiada na mala de mão valeu multa de 500 dólares a passageira

500 dólares, ficar sem o visto "global entry" e ter de ser revistada para o resto da vida foi o preço que Crystal Tadlock teve de pagar por levar uma maçã fatiada na mala de mão. Crystal …

Ex-Presidente Bush hospitalizado um dia após funeral da mulher

O ex-Presidente norte-americano, de 93 anos, foi hospitalizado no Texas no domingo, um dia após as exéquias da mulher, devido a "uma infeção que se disseminou no sangue". "O Presidente Bush foi admitido no hospital Houston …

IKEA avisa clientes por lapso no fabrico de placa de fogão

Uma falha no injetor de um dos bicos de uma placa de fogão vendida pelo IKEA levou o grupo sueco a pedir aos clientes que tenham comprado o produto antes de 1 de janeiro deste …

PS pressionado pelo governo brasileiro por causa de Lula. "É tudo falso"

O professor Boaventura de Sousa Santos garante que Ana Catarina Mendes, faltou a um evento solidário por pressão do governo brasileiro. "É falso", desmente a secretária-geral adjunta do PS. Boaventura Sousa Santos, diretor do Centro de …

Bruxelas multa Altice em 124 milhões de euros por compra da PT Portugal

A Comissão Europeia sanciona a multinacional Altice com o pagamento de uma multa de 124,5 milhões de euros por violação das regras comunitárias, no âmbito da compra da PT Portugal, operação que concretizou antes da …

Com 12 anos, apanhou um comboio, dois aviões e foi para Bali sozinho

Drew, nome fictício, é um menino de 12 anos, natural de Sydney que não gostou de ouvir a mãe a dizer não a uma viagem a Bali. Pôs os pés ao caminho e foi sozinho. Drew, …