Alunos dinamarqueses terão que mostrar aos professores o histórico de pesquisas na net

Já imaginou ter que mostrar tudo que procura na internet aos seus professores? A ministra da educação da Dinamarca, Merete Riisager, apresentou uma proposta de lei que pode obrigar os alunos do país a ter que revelar o histórico das suas buscas na internet aos seus professores.

A ideia da proposta da ministra da educação, Merete Riisager, segundo conta a televisão dinamarquesa DR, é tornar mais difícil que os estudantes possam copiar nos exames, ou que façam uso indevido da tecnologia durante as avaliações.

De acordo com a proposta de lei, os professores irão poder verificar não só o histórico de buscas dos alunos mas também as suas actividades nas redes sociais. Segundo o The Next Web, a proposta dá também aos educadores o direito de inspeccionar, “caso necessário”, outros conteúdos e ficheiros dos computadores dos estudantes.

O projecto de lei prevê que a verificação dos computadores dos alunos possa ser feita antes de os alunos realizarem exames ou apresentarem trabalhos. Se os estudantes se negarem a dar o acesso aos seus conteúdos, poderão sofrer punições graves, incluindo a expulsão da escola.

A proposta da ministra Riisager gerou já inúmeras reacções na sociedade dinamarquesa, onde personalidades de diferentes sectores se mostraram contrários à ideia. O director da Associação Dinamarquesa de Ensino Médio, Jens Philip Yasdani, resume o sentimento generalizado dizendo que “tal medida fere o direito dos alunos à sua privacidade”.

O que causa mais estranheza, num mundo que ainda resiste a trocar a privacidade pela segurança, a pretexto por exemplo da luta contra o terrorismo, é que alguém se lembre de sequestrar essa privacidade a propósito do mero… combate à cábula.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Ai jesus
    É melhor não fazerem uma coisa dessas, se não estão sujeitos a ficarem como o outro.
    haaa, Não abia necessidade não é pois, pois…

  2. Proliferam lá muitos “doutores” como os de cá… feitos à base de plágios e copianço, e essa ministra deve ser um desses “vistas curtas” que se acha a mais inteligente na sala, mas só demonstra o auge da sua estupidez quando pensa que a salvação do mundo só se consegue pela invasão da privacidade…
    Mas ok… desde o aparecimento da Microsoft nada é como era…

RESPONDER

Ator britânico esteve morto 7 minutos. Agora pinta o que viu no "além"

Shiv Grewal, ator britânico da companhia de teatro Royal Shakespeare Company, sofreu um ataque cardíaco há 5 anos, ficando durante 7 minutos em morte clínica. Agora, revela através da sua arte o que acredita ser …

Já há provas: Homem de Neandertal ocupou Vale do Côa antes do Homo sapiens sapiens

Uma equipa multidisciplinar colocou a descoberto, no Vale do Côa, provas que mostram "com clareza" que o homem de Neandertal ocupou de forma continuada aquele território antes da chegada do Homo sapiens sapiens. "A presença continuada …

Cristiano Ronaldo diz que foi "uma decisão fácil" escolher a Juventus

O futebolista português disse que escolher a Juventus "foi uma decisão fácil", tendo em conta a dimensão do clube campeão italiano, pelo qual assinou por quatro anos, após nove épocas no Real Madrid. "Como disse muitas …

Trump e Putin congratulam-se com cimeira "produtiva e útil"

Os Presidentes dos EUA e da Rússia congratularam-se, em Helsínquia, com a sua primeira cimeira, que consideraram produtiva e muito útil, respetivamente. “Acabo de concluir uma reunião com o Presidente Vladimir Putin sobre uma série de …

Apenas 9% da população idosa portuguesa é saudável

A população idosa portuguesa tem baixos níveis de saúde, em comparação com a de outros países europeus, de acordo com “o maior estudo” sobre envelhecimento realizado na Europa e esta segunda-feira divulgado pela Universidade de …

Câmara de Lisboa vai sortear casas a preços baixos para a classe média

A Câmara de Lisboa assina, nesta segunda-feira, um protocolo com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social que lhe vai permitir sortear vários imóveis desta entidade, para arrendamento a preços baixos, por famílias da …

"Num país a sério, já havia chefes militares e um ministro demitido"

"O caso de Tancos é uma vergonha nacional." Palavras de Luís Marques Mendes que no seu habitual espaço de comentário na SIC, referiu ainda "se este fosse um país a sério, já havia chefes militares …

Adeptos da Juventus receberam Ronaldo em delírio (e com um pedido especial)

A loucura tomou conta da cidade de Turim, casa da Juventus, com a chegada de Cristiano Ronaldo. O jogador português é hoje apresentado oficialmente como reforço do clube italiano, após nove épocas no Real Madrid, …

Pensões atribuídas este ano pela Segurança Social vão ser recalculadas

As pensões atribuídas este ano pela Segurança Social vão ser recalculadas, de acordo com a portaria publicada esta segunda-feira em Diário da República, que permite revalorizar os salários que servem de base ao cálculo das …

Mergulhador disse-lhe para meter o submarino onde dói mais. Musk chamou-lhe "pedófilo"

Elon Musk, o multi-milionário da Tesla, envolveu-se numa acesa troca de insultos no Twitter com um dos mergulhadores que participaram no resgate das 12 crianças da Tailândia, chegando mesmo a chamar-lhe "pedófilo". O CEO da Tesla …