Alterações no ADN fizeram de nós “os primatas gordos”

Cientistas podem ter descoberto a razão pela qual somos mais gordos do que os chimpanzés. As alterações no nosso ADN podem ter sido responsáveis pela nossa capacidade de queimar calorias.

Até mesmo os seres humanos mais musculados têm uma percentagem de gordura corporal maior do que os chimpanzés. “Nós somos os primatas gordos“, diz Devjanee Swain-Lenz, biólogo na Universidade de Duke, nos Estados Unidos. Apesar das semelhanças no ADN, humanos e primatas evoluíram de maneira diferente no que toca a queimar calorias.

Um humano saudável tem, em média, entre 14 e 31% de gordura corporal. Em oposição, outros primatas têm menos de 9%. O estudo publicado no mês passado na revista Genome Biology and Evolution explica que a capacidade do corpo humano transformar a gordura “má” em gordura “boa” tem vindo a diminuir.

Para chegar a esta conclusão, os cientistas compararam amostras de gordura de humanos, chimpanzés e de macacos-rhesus, analisando as diferenças entre os genomas de cada um. Os especialistas verificaram que um fragmento do ADN encontrado nos primatas permite converter um tipo de gordura para outro — algo que foi encontrado em menor quantidade nos humanos.

De acordo com a Futurity, há essencialmente dois tipo de gordura: a mais comum é a gordura branca, que armazena calorias e que se acumula principalmente na barriga; a outra é a gordura castanha, que queima calorias. O estudo sugere que uma das razões pelas quais somos mais gordos é porque as regiões do genoma que transformam a gordura de branca para castanha estavam “escondidas” em humanos, mas não em chimpanzés.

Perdemos parte da capacidade de transformar células de gordura em gordura castanha, e estamos presos no caminho da gordura branca”, disse Swain-Lenz. A cientista diz que é possível ativar a gordura castanha através da exposição a temperaturas baixas, mas que não é o suficiente.

A autora do estudo diz ainda que, um dia, as diferenças encontradas entre primatas podem ser usadas para ajudar pacientes com obesidade, apesar de ainda não terem atingido esse patamar. “Talvez possamos descobrir um grupo de genes que precisamos de ativar ou desativar, mas ainda estamos muito longe disso”, explicou.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Reembolsos do IRS já começaram a ser processados (e chegam “a meio desta semana”)

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) já começou a processar os primeiros reembolsos do IRS e o valor deverá chegar à conta dos contribuintes a meio desta semana, avançou à Lusa o secretário de Estado …

Todos os anos, caem mais de 5 mil toneladas de poeira extraterrestre na Terra

A Terra está constantemente sob uma chuva de poeira espacial. Após duas décadas de recolha de material na Antártida, uma equipa de cientistas conseguiu quantificá-la: caem cerca de 5.200 toneladas de micrometeoritos a cada ano. Os …

Encontradas três "estrelas fracassadas" ultrarrápidas. Estão prestes a autodestruir-se

Uma equipa de cientistas identificou as três anãs castanhas de rotação mais rápida já encontradas. Estas estrelas, conhecidas como "estrelas fracassadas" estão a girar tão depressa que podem estar prestes a desfazer-se. Usando dados no Spitzer …

“É como ser queimado com ácido quente“. Planta venenosa australiana causa dores que podem durar anos

Os "cabelos" da planta gympie-gympie causam uma picada tão tóxica que a dor pode durar anos. Esta pode ser encontrada nas florestas australianas. A gympie-gympie, ou dendrocnide moroides, é um tipo de arbusto que recebe o …

Sporting 1-1 Famalicão | Leão volta a tremer e vê Porto a 6

Segundo empate consecutivo do Sporting na Liga NOS, e pelo mesmo resultado, 1-1. Na recepção ao Famalicão, o líder do campeonato começou bem, marcou, mas sofreu um golo de imediato e nunca mais se encontrou …

Arqueólogos descobrem túnel medieval na Polónia. Tinha restos mortais de 18 carmelitas

Uma equipa de arqueólogos descobriu um cemitério medieval onde estava sediado um mosteiro do século XIV. No local foi ainda encontrado um túnel com dezoito esqueletos de padres carmelitas. A descoberta ocorreu em Jaslo - uma …

Militantes apoiados pelo Al-Qaeda defendem uso de mel contra a covid-19

O Al-Shabaab, um grupo rebelde islâmico apoiado pela Al-Qaeda, apela ao boicote à vacina da AstraZeneca contra a covid-19. A alternativa é "cominho preto e mel". A vacina da AstraZeneca não está apenas a levantar preocupações …

Em menos de um ano, a polícia foi chamada a intervir pelo menos nove vezes na mansão dos Sussex

A vida nos Estados Unidos não tem sido fácil para os duques de Sussex. No último ano, a polícia da Califórnia foi chamada pelo menos nove menos à mansão onde o casal habita desde que …

Rivalidade entre China e Índia é obstáculo à maior aproximação entre os BRICS, diz especialista

Apesar de os BRICS representarem "o tipo de relações entre países que queremos no século XXI", a rivalidade entre a Índia e a China ainda é um obstáculo a uma maior integração, dizem os especialistas. Na …

Variante sul-africana pode resistir à Pfizer. China pondera misturar vacinas

A variante do coronavírus descoberta na África do Sul pode "romper" a vacina contra a covid-19 da Pfizer/BioNTech até certo ponto, concluiu um estudo em Israel, embora a sua prevalência no país seja baixa e …