Altas doses de Ibuprofeno comprometem crescimento muscular

SXC

Um grupo de investigadores do Instituto Karolinska, em estocolmo, na Suécia, concluiu que um dos mais comuns analgésicos do mundo diminui o crescimento dos músculos.

Segundo um estudo publicado na revista científica “Acta Physiologica”, altas doses de Ibuprofeno podem comprometer o crescimento muscular.

Para chegar a este resultado, os especialistas estudaram jovens com idades entre os 18 e os 35 anos durante meses, que treinavam com pesos duas a três vezes por semana.

Os desportistas divididos em dois grupos, consumiram dois medicamentos diferentes: o primeiro grupo tomou uma dose relativamente alta do medicamento, já o segundo tomou baixas doses de acetilsalicílico, conhecido popularmente como aspirina.

Passado esse período, todas as pessoas foram submetidos a provas para conhecer o crescimento muscular, a força e anti-marcadores de inflamação.

Os resultados indicaram que o aumento muscular foi duas vezes maior nos indivíduos que tomaram aspirina.

Tommy Lundberg, especializado em medicina desportiva e autor principal do estudo, explicou que se decidiram pelo Ibuprofeno por ser “a droga anti-inflamatória mais estudada do mercado”, mas os cientistas que participaram no estudo consideram que “doses altas de todos os anti-inflamatórios sem esteróides de venda livre deverão ter efeitos similares“.

Para Lundberg, a descoberta sugere que “os processos de inflamação muscular, combinados com o treino com pesos, trazem benefícios para o desenvolvimento a longo prazo de nova massa muscular, pelo menos no caso dos jovens”.

Por isso, sugere o autor do estudo, para quem treina regularmente com pesos para aumentar a massa muscular deve “evitar doses regulares de drogas anti-inflamatórias”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Marcelo encontra-se em Nova Iorque com Presidentes das Maldivas e Peru

O Presidente da República tem agendados encontros bilaterais com cinco chefes de Estado, em Nova Iorque, à margem da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), entre os quais os presidentes das Maldivas e …

Erupção do Fagradalsfjall dura há seis meses. É a mais longa na Islândia em 60 anos

A erupção vulcânica perto de Reykjavik se tornou a mais longa da história da Islândia desde 1960, marcando seis meses de expulsão de gás, pedra e lava no domingo (18). Milhares de espectadores ficaram maravilhados com …

Cientistas foram à procura de matéria escura e acabaram por encontrar energia escura

Uma equipa de cientistas foi à procura de matéria escura e pode ter encontrado energia escura em vez disso. Os investigadores querem ter a certeza que não foi uma casualidade. A energia escura é uma forma …

Role play ao serviço da Ciência. Investigadores fingem ser Neandertais para estudar caça a aves

Uma equipa de investigadores espanhóis decidiu adotar a "dramatização" científica para reconstruir um novo elemento do comportamento Neandertal: a cooperação com os membros do grupo enquanto usa fogo e ferramentas para caçar gralhas no interior …

Estoril 0-1 Sporting | Figueira deu o fruto que saciou o leão

Foi preciso surgir um erro crasso do guarda-redes estorilista (até então a fazer uma belíssima exibição) para o campeão nacional poder respirar de alívio e festejar a quarta vitória na Liga, esquecendo por agora a …

A tinta mais branca do mundo ajuda a poupar energia nas casas - e pode eliminar de vez o ar condicionado

Uma equipa de investigadores da Universidade de Purdue desenvolveu uma tinta tão branca que revestir um prédio com ela pode reduzir, ou até mesmo eliminar, a necessidade de ter ar condicionado. Depois de testar mais de …

Costa promete "lição exemplar" à Galp depois de "tanto disparate" em Matosinhos

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou hoje que “era difícil imaginar tanto disparate, tanta asneira, tanta insensibilidade” como a Galp demonstrou no encerramento da refinaria de Matosinhos, prometendo uma “lição exemplar” à empresa. Falando em …

Porto 5-0 Moreirense | Días, Taremi e Fábio, o trio maravilha

O Porto foi o primeiro dos “grandes” a entrar em campo e deu o mote, e que mote. Os “dragões” receberam o Moreirense e golearam sem apelo nem agravo, por 5-0, graças a uma segunda …

Ronaldo volta a marcar pelo United em jogo com final frenético

O português Cristiano Ronaldo voltou hoje a marcar pelo Manchester United, mas foram Lingaard e David de Gea que ‘brilharam’ na vitória sobre o West Ham, por 2-1, em jogo da quinta jornada da Liga …

O Cumbre Vieja, num dos complexos vulcânicos mais ativos nas Canárias, entrou em erupção

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou hoje em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. Na zona, …