Alta tensão na Sonangol (tudo por causa dos funcionários portugueses)

isabel_santos_angola / Instagram

A empresária angolana Isabel dos Santos (ao centro)

A empresária angolana Isabel dos Santos (ao centro)

A vaga de portugueses contratados para a Sonangol, empresa petrolífera angolana, está a criar mal-estar no seio da companhia liderada por Isabel dos Santos. Arrumados no mesmo andar na sede da empresa, estes portugueses são apontados como os novos “reis e senhores” da Sonangol.

A notícia é avançada pelo jornal Expresso, que salienta que a “vaga significativa de consultores portugueses” contratados por Mário Silva, o homem que gere a fortuna de Isabel dos Santos e que assumiu um papel de gestão na Sonangol, está a criar “um ambiente tenso” na empresa.

Estes funcionários portugueses estarão colocados num andar da sede e começam a ser vistos como os “reis e senhores” da petrolífera, segundo sustenta o semanário.

“Não há decisão que os directores e até alguns administradores não tomem, sem primeiro os consultarem”, queixa-se um jurista da empresa citado pelo Expresso.

“Muitos deles são inexperientes e, se é para virem para aqui superar essa inexperiência, já bastam os angolanos. O mais grave ainda é que, nalguns casos, exibem laivos de arrogância“, lamenta por seu lado, um geólogo que não se quis identificar.

Este cenário de desconforto é passível de “potenciar o surgimento de perigosos focos de xenofobia“, conforme constata o Expresso.

Mas, por outro lado, o jornal repara que a nova gestão de Isabel dos Santos, com estes portugueses a vasculharem os actos da administração anterior, começam a ter dados sobre os “altos funcionários da Sonangol envolvidos em chorudos casos de corrupção” que “ascenderão a mais de 10 mil milhões de dólares”.

E pelo meio surgem suspeitas de que alguns dos consultores portugueses contratados pela petrolífera possam estar a ceder informação privilegiada a Portugal, nomeadamente sobre a actuação de Manuel Vicente, o ex-líder da Sonangol e actual vice-presidente de Angola.

“Sente-se a procura subterrânea de um passado, que pode vir a ser chantageado ou servir de pasto para um dia alimentar um best-seller”, refere a Expresso um alto funcionário do Ministério dos Petróleos que não quis dar o nome.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Haveria muito a dizer, mas Os angolanos têm que perceber o que a anterior gestão da Sonangol fez, e quem são os que verdadeiramente estavam a sacar o que é do POVO. Ou a Sonangol é dos generalíssimos?
    Abre os olhos.
    Quanto à atitude dos quadros portugueses é que, a ser verdade, é reprovável. Estão para ajudar não para hostilizar

RESPONDER

Relatório policial acusa adeptos portistas de racismo contra jogador do Moreirense

O FC Porto está a ser alvo de um processo disciplinar por acusações de racismo contra um jogador guineense do Moreirense, numa partida disputada dia 10 de janeiro. Depois de toda a polémica a envolver Marega, …

Montijo: Lei que permite veto dos municípios ao aeroporto é "desajustada e desproporcional

O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, defendeu hoje, em Lisboa que a lei que permite aos municípios vetar a construção do aeroporto do Montijo é “desajustada e desproporcional”, pelo que deve ser alterada. “O debate …

Multimilionários chineses são quase 800. Já superaram os norte-americanos

O número de novos multimilionários chineses cresceu a um nível recorde até 31 de janeiro, ultrapassando os Estados Unidos (EUA). Apesar do surto do novo coronavírus, que tem afetado a economia chinesa, há empresas que …

Ex-jogador dos Chicago Bulls assina pelo FC Porto

O FC Porto contratou até final da época o basquetebolista norte-americano Rawle Alkins, que já jogou na NBA ao serviço dos Chicago Bulls, para substituir o lesionado compatriota Will Sheehey, anunciou hoje o clube. “Sei que …

Sánchez e Torra iniciam diálogo. Mas mantêm braço de ferro sobre a Catalunha

Os governos de Espanha e da Catalunha iniciam esta quarta-feira o diálogo sobre a questão catalã. Mas se por parte do primeiro os membros da mesa são todos ministros, do lado catalão, alguns dos escolhidos …

Alcochete. Arguido iliba Mustafá de dar ordem para o ataque à academia

O arguido Valter Semedo disse hoje em tribunal que o objetivo da ida a Alcochete no dia da invasão à academia do Sporting consistia em mostrar aos jogadores "descontentamento de uma maneira não simpática". Além …

Arábia Saudita vai lançar campeonato de futebol feminino

A Arábia Saudita, que procura afastar a imagem de um reino ultraconservador, vai lançar um campeonato de futebol feminino, com o objetivo de reforçar a participação das mulheres no desporto. A primeira temporada da competição acontecerá …

"Ténis, digo-te adeus". Maria Sharapova anuncia final da carreira

A tenista russa Maria Sharapova, antiga líder do ranking mundial e detentora de cinco títulos do Grand Slam, anunciou hoje o final da sua carreira, através de um artigo publicado nas revistas Vogue e Vanity …

Amazon abre o primeiro supermercado sem caixas registadoras

A Amazon, do empresário Jeff Bezos, abriu 25 supermercados nos Estados Unidos (EUA), cujas instalações não têm caixas registadoras. Segundo avançou o TechCrunch, citado pelo Jornal Económico (JE), para fazerem comprar nestes supermercados, os consumidores têm …

Ricardo Salgado "perplexo" com condenação por violação de prevenção de branqueamento

O ex-presidente do BES declarou hoje, ao Tribunal da Concorrência, em Santarém, a sua “perplexidade” pela condenação, pelo Banco de Portugal (BdP), por violação de normas de prevenção de branqueamento de capitais e financiamento do …