O piloto espanhol Fernando Alonso (Alpine), bicampeão mundial de Fórmula 1 em 2005 e 2006, vai substituir o alemão Sebastian Vettel na Aston Martin em 2023, anunciou hoje a escuderia britânica.
“Toda a estrutura está muito animada por trazer a incrível experiência de Fernando Alonso e o seu brilhante ritmo para a equipa”, lê-se no comunicado da Aston Martin.
Alonso, de 42 anos, sublinha, no mesmo comunicado, que a Aston Martin “está claramente comprometida com a vontade de ganhar, pelo que é a mais entusiasmante equipa de Fórmula 1 na atualidade”.
O piloto asturiano vai, assim, representar a sexta equipa diferente no Mundial de Fórmula 1, depois de ter passado pela Minardi (duas vezes), Renault (duas vezes), McLaren (duas vezes), Ferrari e Alpine.
NEWS: @AstonMartinF1 announces Fernando Alonso for 2023.
We are delighted to confirm that two-time #F1 World Champion @alo_oficial will join the team from next season on a multi-year contract.
Tap below to read more. ⬇️#WeClimbTogether
— Aston Martin Aramco Cognizant F1 Team (@AstonMartinF1) August 1, 2022
Fernando Alonso foi campeão mundial em 2005 e 2006. Retirou-se da Fórmula 1 no final de 2018, para se dedicar a outras competições, como o Mundial de Resistência (que conquistou com a Toyota) e o rali Dakar de todo-o-terreno. Em 2021 regressou à Fórmula 1 para representar a Alpine, antiga Renault.
O espanhol vai assumir na Aston Martin o lugar que tem sido de Sebastian Vettel, campeão entre 2010 e 2013 com a Red Bull-Renault, que na quinta-feira anunciou que vai terminar a carreira no final desta temporada.
We wish Fernando the best for his future in Formula 1. Fernando has always been, and always will be, part of the Renault and Alpine family and we’re proud and privileged to have shared so many on-track moments together. pic.twitter.com/hyZOVdOKHb
— BWT Alpine F1 Team (@AlpineF1Team) August 1, 2022
// Lusa