Almofadas, cobertores e a barriga dos donos. Por que os gatos gostam de dar massagens

Cats Coming / Pexels

O massajar, em particular, pode ser retido até à idade adulta porque pode ajudar a comunicar mensagens.

Os gatos têm formas peculiares de se mover, quer seja nas suas demonstrações de afeto quer na espécie de exercício físico que fazem muitas vezes com as patas — as quais estendem e retraem. Por vezes, deixam mesmo os seus donos a perguntar-se como é que desenvolveram tal comportamento. Por exemplo, como é que se explica as massagens que fazem em almofadas, cobertores e até nas barrigas dos donos?

Os gatos começam a fazê-lo ainda em pequenos, quando estão a ser amamentados pela mãe. De facto, o movimento está associada à amamentação, o que ajuda a estimular o fornecimento de leite a uma gata mãe através da libertação de oxitocina e provavelmente evoluiu por este motivo.

Por outro lado, esta espécie de massagem também tem outra vantagem evolutiva, já que pode ser utilizada como forma de comunicação táctil e feromona entre o gato e a mãe.

Os gatos têm glândulas de cheiro nas suas patas macias, e quando se mexem, estas glândulas libertam feromonas (mensagens químicas usadas para comunicar). O movimento da sua mãe liberta feromonas associadas à ligação, identificação, estado de saúde e muitas outras mensagens. Uma destas, conhecida como “feromona que apazigua gatos”, é libertada pelas glândulas sebáceas à volta das glândulas mamárias.

As feromonas não são importantes apenas para a ligação entre a mãe e a cria. A feromona apaziguadora de gatos também tem o potencial de tratar a agressão em gatos maduros.

Mas se estas massagens são um comportamento tradicionalmente associados a gatos pequenos, por que é que alguns gatos adultos ainda o fazem? Acontece que apesar de o movimento evoluir para estimular o fornecimento de leite e expressar mensagens químicas e táteis entre o gatinho e a mãe, é também um comportamento comum em gatos adultos, devido a um fenómeno chamado neoteny.

O neoteny consiste na manutenção, por parte de um animal, das suas características físicas ou comportamentais juvenis na idade adulta. É provável que estes traços sejam vantajosos para os gatos quando necessitam de socializar com humanos e outros gatos ou animais do lar.

O massajar, em particular, pode ser retido até à idade adulta porque pode ajudar a comunicar mensagens. Fazê-lo no colo é uma forma do gato dizer: “estamos ligados” ou “estás no meu grupo social”.

Alguns gatos gostam de massajar mantas, ao mesmo tempo que sugam o material, como se de uma tetina se tratasse. Isto pode ser relaxante ou calmante para o gato, devido a esta associação.

Numa outra vertente, o amassar indica provavelmente que o seu gato se sente confortável. Contudo, se o movimento (e especialmente a sucção) acontece com muita frequência, durante muito tempo, parecendo compulsivo ou começando a danificar as patas, pernas ou boca do seu gato, pode ser um sinal de que o seu gato está stressado ou com dores e precisa de consultar um veterinário.

Alguns gatos não o fazem de todo. Tal como as pessoas, os gatos são indivíduos e gostam de mostrar que se sentem confortáveis ou filiados a si, à sua maneira.

O massajar (que algumas pessoas consideram um amassar) é um comportamento normal que pode ser uma parte importante do seu gato sentir-se ligado a si. Se as garras do seu gato estão a ficar demasiado envolvidas para o seu gosto, então deve investir num cobertor grosso. Evite, por exemplo, pontapeá-los.

Em vez disso, recompense o movimento, mostrando mais atenção através de festinhas ou distribuindo uma guloseima.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.