Almirante António Silva Ribeiro é o escolhido para chefiar Forças Armadas

O almirante António Silva Ribeiro, atual chefe do Estado-Maior da Armada, foi proposto pelo Governo para Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas.

O almirante António Silva Ribeiro, de 60 anos, foi formalmente proposto ao Presidente da República, pelo Governo, para Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA). Marcelo Rebelo de Sousa dá o aval e a tomada de posse terá lugar a 1 de março.

Silva Ribeiro vai substituir o general Pina Monteiro como Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA). O mandato do general Pina Monteiro termina em 1 de março, dia em que completa 66 anos e “passará à reforma, por força do estabelecido no Estatuto dos Militares das Forças Armadas”.

Por sua vez, o Governo vai propor o vice-almirante Mendes Calado para suceder a António Silva Ribeiro na chefia da Marinha, garantiram à Lusa fontes da área da Defesa.

Esta foi uma das deliberações tomadas no Conselho de Ministros, esta quinta-feira, tendo sido anunciada aos jornalistas em conferência de imprensa pela ministra da Presidência, Mania Manuel Leitão Marques.

Foi aprovada a deliberação que propõe a sua excelência o Presidente da República, ouvido o Conselho de Chefes de Estado-Maior, através do ministro da Defesa Nacional, a nomeação do almirante António Silva Ribeiro, atual chefe do Estado-Maior da Armada, como Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas”, é referido no comunicado

Silva Ribeiro, de 60 anos, exerce o cargo de chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA) desde dezembro de 2016, tendo anteriormente, como oficial general, desempenhado as funções de Diretor-geral da Autoridade Marítima e Comandante-geral da Polícia Marítima.

Para além destes cargos, foi também Superintendente do Material, Diretor-geral do Instituto Hidrográfico, Subchefe do Estado-Maior da Armada, Secretário do Conselho do Almirantado e Vogal da Comissão Consultiva de Busca e Salvamento.

Nascido em Pombal, ingressou no Curso de Marinha da Escola Naval em 1974, tendo obtido a licenciatura em Ciências Militares-Navais. Foi promovido ao posto de guarda-marinha em outubro de 1978 e especializou-se em Hidrografia.

Possui o doutoramento em Ciência Política e o mestrado em Estratégia e possui, igualmente, o Curso Geral Naval de Guerra, o Curso Complementar Naval de Guerra e o Curso de Promoção a Oficial General.

Na carreira académica é professor catedrático convidado do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas e professor militar da Escola Naval, e tem também uma extensa obra publicada, sendo orador habitual em várias conferências.

Tem publicados dezasseis livros, três dos quais no estrangeiro.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.