Almirante António Silva Ribeiro é o escolhido para chefiar Forças Armadas

O almirante António Silva Ribeiro, atual chefe do Estado-Maior da Armada, foi proposto pelo Governo para Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas.

O almirante António Silva Ribeiro, de 60 anos, foi formalmente proposto ao Presidente da República, pelo Governo, para Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA). Marcelo Rebelo de Sousa dá o aval e a tomada de posse terá lugar a 1 de março.

Silva Ribeiro vai substituir o general Pina Monteiro como Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA). O mandato do general Pina Monteiro termina em 1 de março, dia em que completa 66 anos e “passará à reforma, por força do estabelecido no Estatuto dos Militares das Forças Armadas”.

Por sua vez, o Governo vai propor o vice-almirante Mendes Calado para suceder a António Silva Ribeiro na chefia da Marinha, garantiram à Lusa fontes da área da Defesa.

Esta foi uma das deliberações tomadas no Conselho de Ministros, esta quinta-feira, tendo sido anunciada aos jornalistas em conferência de imprensa pela ministra da Presidência, Mania Manuel Leitão Marques.

Foi aprovada a deliberação que propõe a sua excelência o Presidente da República, ouvido o Conselho de Chefes de Estado-Maior, através do ministro da Defesa Nacional, a nomeação do almirante António Silva Ribeiro, atual chefe do Estado-Maior da Armada, como Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas”, é referido no comunicado

Silva Ribeiro, de 60 anos, exerce o cargo de chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA) desde dezembro de 2016, tendo anteriormente, como oficial general, desempenhado as funções de Diretor-geral da Autoridade Marítima e Comandante-geral da Polícia Marítima.

Para além destes cargos, foi também Superintendente do Material, Diretor-geral do Instituto Hidrográfico, Subchefe do Estado-Maior da Armada, Secretário do Conselho do Almirantado e Vogal da Comissão Consultiva de Busca e Salvamento.

Nascido em Pombal, ingressou no Curso de Marinha da Escola Naval em 1974, tendo obtido a licenciatura em Ciências Militares-Navais. Foi promovido ao posto de guarda-marinha em outubro de 1978 e especializou-se em Hidrografia.

Possui o doutoramento em Ciência Política e o mestrado em Estratégia e possui, igualmente, o Curso Geral Naval de Guerra, o Curso Complementar Naval de Guerra e o Curso de Promoção a Oficial General.

Na carreira académica é professor catedrático convidado do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas e professor militar da Escola Naval, e tem também uma extensa obra publicada, sendo orador habitual em várias conferências.

Tem publicados dezasseis livros, três dos quais no estrangeiro.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Vídeo de criança vítima de bullying gera onda de apoio global

Internautas de todo o mundo, inclusive celebridades, uniram-se para dar apoio ao menino australiano, de nove anos, que sofre de bullying por causa da sua aparência. De acordo com a BBC, Yarraka Bayles partilhou o vídeo …

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …

Harry e Meghan vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal

O duque e a duquesa de Sussex vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal, anunciou, esta sexta-feira, um porta-voz da casa real. "Estando o duque e a duquesa focados nos seus planos de estabelecer …

Messi marca quatro e embala Barcelona para o topo da La Liga

Um póquer de Lionel Messi embalou o FC Barcelona, este sábado, para a liderança da Liga espanhola, com uma "mão cheia" de golos na receção ao Eibar (5-0). Os catalães subiram ao topo de La Liga …