Alimentos como uvas, chocolate negro ou chá verde podem bloquear a principal enzima do SARS-CoV-2

De acordo com um novo estudo, compostos químicos presentes em alimentos ou bebidas como chá verde, uvas e chocolate negro, podem ligar-se e bloquear a função de uma enzima específica, ou protease, do vírus SARS-CoV-2.

De acordo com De-Yu Xie, autor do estudo publicado no Frontiers in Plant Science, as proteases são importantes para a saúde e a viabilidade das células e vírus. Se estas forem inibidas, as células não podem realizar muitas das suas funções importantes – como a replicação, por exemplo.

“Um dos focos da nossa pesquisa é encontrar nutracêuticos em alimentos ou plantas medicinais que inibam a forma como o vírus se liga às células humanas, ou a propagação do vírus em células humanas”, refere Xie.

Para o estudo, os investigadores realizaram simulações de computador e estudos de laboratório. Assim, a equipa mostrou como a chamada “protease principal” (Mpro) no vírus SARS-CoV-2 reagiu, quando foi confrontada com uma série de diferentes compostos químicos vegetais já conhecidos pelo seu poder anti-inflamatório e anti-oxidante.

“O Mpro no SARS-CoV-2 é necessário para que o vírus se replique e se reúna. Se pudermos inibir ou desativar essa protease, o vírus irá morrer“, explica o autor do estudo.

As simulações de computador mostraram que os compostos químicos presentes em chá verde, em duas variedades de uvas muscadine, e em cacau em pó e chocolate negro, podem ligar-se a diferentes porções do Mpro.

“O Mpro tem uma parte que é como uma “bolsa” que foi “preenchida” pelos compostos químicos”, explica Xie, acrescentando que, durante o processo de análise, “quando esta bolsa foi preenchida, a protease perdeu a sua importante função”.

As experiências de laboratório mostraram resultados semelhantes, pois os compostos químicos presentes no chá verde e nas uvas inibiram a função do Mpro.

No caso dos compostos químicos do cacau em pó e do chocolate amargo, estes reduziram a atividade do Mpro a mais de metade, refere o Futurity.

  ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Curioso como alimentos conhecidos como bons para o sistema imunitario, e ricos em antioxidantes são beneficos para o SARSCOV2. é quase como se, fortalecendo o sistema imunitario, temos mais capacidades de combater virus e infeçoes. Notável! Nunca tal vi! Agora so falta dizer que reforçar o sistema imunitario é bom para o SARSCOV2.

    • Isso ainda está por provar. Cada coisa no seu devido tempo. Logo após provar isso, a comunidade científica irá procurará concluir que, se reforçar o sistema imunitário é bom para o sarscov2, então muito provavelmente também será positivo para o bem-estar do indivíduo.

  2. Há muito tempo, que se ouve dizer que a vitamina D é essencial para o combate ao virus da covid 19 por isso, não admira agora ouvir-se dizer que a luz solar é muito importante uma vez que melhora as respostas do nosso sistema imunitário. Talvez seja essa a verdadeira vacina!

RESPONDER

Mais de mil ovelhas e cabras tomaram conta das ruas de Madrid (por um bom motivo)

Mais de mil ovelhas e cabras encheram as ruas de Madrid, este domingo, a propósito do tradicional Festival da Transumância, que foi cancelado no ano passado devido à pandemia da covid-19. De acordo com a agência …

Crise de abastecimento provoca escassez de camisolas de Natal

Na próxima época natalícia, os Estados Unidos podem enfrentar uma escassez de Ugly Sweaters, causada pela crise mundial dos transportes marítimos. As Ugly Sweaters são as típicas camisolas de Natal - por norma, coloridas e com …

Erupção de La Palma. Cães salvos por um grupo misterioso

Um grupo misterioso - que se auto-denomina A-Team - afirma ter resgatado vários animais "presos" devido à erupção do vulcão Cumbre Vieja em La Palma, nas Canárias. De acordo com o jornal britânico The Guardian, as …

Alec Baldwin

Assistente que entregou arma a Alec Baldwin já teria tido práticas inseguras

Uma fabricante de adereços disse que, no passado, já tinha mostrado preocupação com o facto de o assistente de realização ter protagonizado situações inseguras. No fim-de-semana, um documento judicial obtido pela CNN mostrou que a arma …

Metade dos chefes de equipa da Urgência do Hospital de Braga demitiu-se em bloco

Uma dezena de chefes de equipa da Urgência do Hospital de Braga demitiu-se esta segunda-feira, em protesto contra a falta de condições de trabalho e o "desinvestimento" no Serviço Nacional de Saúde. Contactada pela agência Lusa, …

Primeiro-ministro da Polónia acusa UE de ter "arma apontada à cabeça" do país

O primeiro-ministro polaco acusou a União Europeia (UE), esta segunda-feira, de "ter uma arma pontada à cabeça" da Polónia, ao exigir que Varsóvia reveja as reformas judiciais, ameaçando-a com sanções. Numa entrevista publicada pelo Financial Times, …

Carlos César acusa BE e PCP de terem preferido "jogos de poder"

O presidente do PS acusou, esta segunda-feira, os partidos de esquerda de terem preferido "os jogos de poder", no seguimento do anúncio de ambos do voto contra o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). "BE e …

O dirigente do PSD Paulo Mota Pinto

Mota Pinto aponta "irresponsabilidade" de marcar diretas. Rangel reforça importância de ter líder "fortemente legitimado"

O dirigente do PSD defendeu, esta segunda-feira, que o partido "está preparado" para legislativas antecipadas, defendendo que estas devem ocorrer "o mais rapidamente possível". Em declarações à agência Lusa, o presidente da Mesa do Congresso e …

EMA aprova terceira dose da vacina da Moderna a partir dos 18 anos

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) deu luz verde, esta segunda-feira, à administração da terceira dose da vacina da Moderna a partir dos 18 anos. Em comunicado, a agência refere que os dados apontam que uma …

Câmara do Porto aprova sistema de videovigilância no centro histórico

Esta segunda-feira, na reunião do Executivo portuense, foi aprovado, com o voto contra da CDU e do BE, o protocolo a celebrar com a PSP para implementação da videovigilância na Baixa do Porto. O presidente da …