A alimentação tem maior impacto no bem-estar das mulheres do que no dos homens

Segundo um estudo recente, as mulheres podem precisar de uma dieta rica em nutrientes para sustentar um bem-estar emocional positivo.

As escolhas alimentares das mulheres têm um impacto significativo no seu bem-estar emocional, conclui um recente estudo da Binghamton University publicado a 20 de julho no Nutritional Neuroscience.

Os investigadores norte-americanos responsáveis por este estudo afirmam que, para o sexo feminino, há uma maior necessidade de nutrientes na sua dieta alimentar que consuma suportar o bem-estar emocional, ao contrário dos homens que são mais propensos a ter uma boa saúde mental, até que surjam deficiências nutricionais na sua alimentação.

Segundo a Visão, o estudo analisou dados retirados de inquéritos feitos a mais de 500 pessoas em várias redes sociais. 48% dos inquiridos eram homens e 52% eram mulheres.

No que diz respeito às mulheres, os resultados da análise permitiram aos investigadores encontrar uma ligação entre o bem-estar positivo e o consumo de uma dieta mediterrânea, que se baseia na ingestão de alimentos naturais e não processados, legumes e frutas.

É certo que as escolhas do sexo masculino também afetam o seu bem-estar emocional, mas menos do que no caso das mulheres. Além disso, o estudo identificou ainda uma relação entre o sofrimento psicológico e o consumo de uma dieta ocidental, rica em carnes processadas e fritos.

Lina Begdache, professora no Departamento de estudos de saúde e bem-estar da Universidade de Binghamton, considera que a maior conclusão deste estudo é que as mulheres precisam “de um espetro maior de nutrientes para conseguirem ter bom humor, relativamente aos homens”.

A explicação pode ser muito mais antiga do que pensamos. “Machos e fêmeas tinham responsabilidades físicas e emocionais diferentes que podem ter exigido diferentes necessidades de obter energia e diferentes preferências alimentares”, explica a investigadora ao The Independent.

Até a alimentação sugere estas diferenças entre géneros, mas, apesar disso, a investigadora defende a importância de seguir um estilo de vida saudável, independentemente de sermos homens ou mulheres. Promover uma saúde mental saudável passa invariavelmente por uma dieta completa, independentemente do género.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Jovens suspeitos de três homicídios filmaram um “testamento final” com o telemóvel antes de se suicidarem

Bryer Schmegelsky e Kam McLeod, os dois jovens de 18 e 19 anos suspeitos de três homicídios no Canadá e que foram encontrados mortos após duas semanas em fuga, terão filmado um “testamento final” com …

Em resposta a Macron, Putin diz que autoridades agiram para evitar situação igual à dos "coletes amarelos" em França

O Presidente da Rússia Vladimir Putin disse, durante um encontro com o seu homólogo francês Emmanuel Macron, que as autoridades russas agiram para garantir que as manifestações dos seus opositores permanecem dentro "da lei", evitando …

Gémeas que viviam em garagem estavam sinalizadas há seis anos

As gémeas de 10 anos que viviam numa garagem no concelho da Amadora estavam sinalizadas há seis anos pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) e a sua situação conhecida pelo Ministério Público …

Afinal, duração máxima dos contratos a prazo no Estado também baixa para dois anos

O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, assumiu o compromisso de emitir uma orientação aos serviços da Administração Pública para respeitarem a redução da duração máxima dos contratos a prazo de …

Turistas franceses arriscam seis anos de prisão. Roubaram areia de uma famosa praia em Itália

Um casal francês foi detido ao transportar 40 quilos da famosa areia da ilha da Sardenha, em Itália, e agora pode enfrentar até seis anos de prisão, caso a justiça italiana os considere culpados. O casal …

Pedro Dias transferido de Monsanto para Coimbra

Pedro Dias, condenado a 25 anos de prisão pelo triplo homicídio de Aguiar da Beira, distrito da Guarda, em outubro de 2016, foi transferido da prisão de segurança especial de Monsanto, em Lisboa, para o …

Após três dias de inferno, incêndio na Grã Canária começa a perder força

O incêndio florestal na ilha espanhola de Grande Canária começou esta madrugada a perder força após três dias em que esteve incontrolável, anunciou esta terça-feira o presidente, Ángel Víctor Torres. As primeiras notícias do dia sobre …

Reino Unido bane dois anúncios publicitários que promovem estereótipos de género

No Reino Unido, a Philadelphia e a Volkswagen foram as primeiras vítimas de uma lei que quer banir os preconceitos de género da publicidade. As novas regras, introduzidas no início do ano, proíbem a representação de …

Jovem julgada por dar à luz bebé morto é absolvida

Evelyn Hernández foi condenada a 30 anos de prisão por cometer homicídio agravado em 2017, depois de ter dado à luz um nado-morto na casa-de-banho. Esta segunda-feira, o tribunal de El Salvador absolveu a jovem …

Presidente da Autoridade Palestiniana demite todos os assessores

O presidente da Autoridade Nacional Palestiniana (ANP), Mahmud Abbas, demitiu esta segunda-feira todos os seus assessores, indicou o seu gabinete sem dar pormenores, enquanto analistas atribuíram a decisão às dificuldades orçamentais daquele órgão provisório de …