A alimentação tem maior impacto no bem-estar das mulheres do que no dos homens

Segundo um estudo recente, as mulheres podem precisar de uma dieta rica em nutrientes para sustentar um bem-estar emocional positivo.

As escolhas alimentares das mulheres têm um impacto significativo no seu bem-estar emocional, conclui um recente estudo da Binghamton University publicado a 20 de julho no Nutritional Neuroscience.

Os investigadores norte-americanos responsáveis por este estudo afirmam que, para o sexo feminino, há uma maior necessidade de nutrientes na sua dieta alimentar que consuma suportar o bem-estar emocional, ao contrário dos homens que são mais propensos a ter uma boa saúde mental, até que surjam deficiências nutricionais na sua alimentação.

Segundo a Visão, o estudo analisou dados retirados de inquéritos feitos a mais de 500 pessoas em várias redes sociais. 48% dos inquiridos eram homens e 52% eram mulheres.

No que diz respeito às mulheres, os resultados da análise permitiram aos investigadores encontrar uma ligação entre o bem-estar positivo e o consumo de uma dieta mediterrânea, que se baseia na ingestão de alimentos naturais e não processados, legumes e frutas.

É certo que as escolhas do sexo masculino também afetam o seu bem-estar emocional, mas menos do que no caso das mulheres. Além disso, o estudo identificou ainda uma relação entre o sofrimento psicológico e o consumo de uma dieta ocidental, rica em carnes processadas e fritos.

Lina Begdache, professora no Departamento de estudos de saúde e bem-estar da Universidade de Binghamton, considera que a maior conclusão deste estudo é que as mulheres precisam “de um espetro maior de nutrientes para conseguirem ter bom humor, relativamente aos homens”.

A explicação pode ser muito mais antiga do que pensamos. “Machos e fêmeas tinham responsabilidades físicas e emocionais diferentes que podem ter exigido diferentes necessidades de obter energia e diferentes preferências alimentares”, explica a investigadora ao The Independent.

Até a alimentação sugere estas diferenças entre géneros, mas, apesar disso, a investigadora defende a importância de seguir um estilo de vida saudável, independentemente de sermos homens ou mulheres. Promover uma saúde mental saudável passa invariavelmente por uma dieta completa, independentemente do género.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Costa pede a Bruxelas que IVA da luz possa variar com consumo

O primeiro-ministro enviou, esta terça-feira, uma carta à presidente da Comissão Europeia solicitando a alteração de critérios do IVA da energia para permitir a variação da taxa "em função dos diferentes escalões de consumo". No debate …

Uma ode aos sem-abrigo. Banksy presenteia Birmingham com uma nova obra de arte

Desta vez, Banksy deixou a sua marca na cidade britânica de Birmingham. A nova obra de arte, composta por duas renas, é uma ode aos sem-abrigo e à solidariedade da cidade britânica. Numa parede da cidade …

Morreu o ator José Lopes. Amigos fazem apelo para pagar o funeral

Morreu o ator José Lopes, aos 61 anos. A notícia está a ser avançada por vários amigos e familiares através das redes sociais. O ator José Lopes, de 61 anos, terá sido encontrado dias depois de …

Governo Regional acusa República de dever à Madeira cerca de 427 milhões

A República detém uma dívida acumulada com a Madeira desde 2015 na ordem dos 427 milhões de euros, declarou o vice-presidente do Governo Regional. “Sobre a ajuda do Governo da República à Madeira temos vindo a …

Governo da Tunísia paga recompensas por denúncias de corrupção

O primeiro-ministro tunisino, Youssef Chahed, ofereceu esta segunda-feira recompensas até 50 mil dinares (16 mil euros) a quem denunciar situações de corrupção e colaborar com a Instância Nacional de Luta Contra a Corrupção (INLUCC). Ao discursar …

Sydney. Qualidade do ar perigosa devido a incêndios no leste da Austrália

A qualidade do ar em Sydney atingiu esta terça-feira um nível perigoso devido à densa camada de fumo proveniente dos incêndios florestais, no leste da Austrália, indicou o Departamento de Meteorologia australiano. "Os ventos fracos e …

Governo prevê superavit de 0,2% e crescimento de 2% em 2020

O líder parlamentar do Partido Ecologista “Os Verdes” revelou esta terça-feira que o Governo prevê para o próximo ano um excedente orçamental de 0,2% e um crescimento de 2%. José Luís Ferreira, líder parlamentar do Partido …

Meo e Nos vão subir preços de alguns serviços em 2020

Escreve o Jornal de Negócios esta terça-feira que a Meo e a Nos vão atualizar o tarifário de alguns dos seus serviços a partir de 1 de janeiro de 2020. A fatura dos clientes deverá …

Maria e Francisco foram os nomes mais populares em 2019

Maria foi, mais uma vez, o nome feminino mais popular em 2019. João foi atirado para segundo lugar, sendo destronado por Francisco. Dados do Ministério da Justiça, divulgados pela TVI24, revela que, este ano, foram registadas …

Tensão nas eleições da JSD-Porto levam à intervenção da PSP

Rodrigo Passos foi eleito, no sábado, como novo líder da JSD-Porto, substituindo Rosina Ribeiro Pereira, que deixou algumas palavras duras para comentar o que se passou no ato eleitoral. Segundo o Público, Rosina Ribeiro Pereira, eleita …