Algumas pessoas já são “velhas” aos 45 anos

Patrick / Flickr

Um novo estudo revelou como as pessoas parecem envelhecer a ritmos significativamente diferentes. Algumas podem já estar no caminho da velhice por volta dos 45 anos.

O IFL Science avança que a investigação acompanhou de perto mais de 1.000 pessoas durante quatro décadas. As descobertas mostraram que algumas começaram a apresentar sinais de envelhecimento biológico aos 45 anos. Sofriam, portanto, de um maior risco de demência ou outras fragilidades associadas à idade avançada.

Por outro lado, com a mesma idade, outros participantes pareciam seguir um caminho totalmente diferente. O artigo científico foi publicado no dia 15 de março na Nature Aging.

“Envelhecer não é algo que acontece repentinamente quando as pessoas chegam aos 60 anos, é um processo que dura a vida toda”, esclareceu Maxwell Elliott, principal autor do estudo e investigador do Departamento de Psicologia e Neurociência da Duke University, em comunicado.

A equipa descobriu que algumas pessoas com 45 anos envelheciam a um ritmo mais lento do que a média para a sua idade cronológica. Estes indivíduos pareciam ser mais jovens e tinham menos rugas no rosto, além de uma boa saúde mental e cardiovascular.

Em contrapartida, outras pessoas começaram a mostrar alguns sinais emergentes de velhice aos 45 anos, entre eles declínio cognitivo, diminuição das funções sensório-motoras e uma pior saúde cardiovascular.

Estes indivíduos, que pareciam fisicamente mais velhos, podem correr um risco maior de fragilidade e outros sinais de velhice na vida adulta.

Os cientistas salvaguardam que este estudo analisou um pequeno grupo de pessoas na Nova Zelândia e que não ficou claro que fatores podem influenciar o ritmo de envelhecimento nos seres humanos. Ainda assim, esperam que o trabalho possa impulsionar pesquisas futuras.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

As bactérias intestinais podem influenciar a gravidade de um AVC

Uma equipa de investigadores da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, descobriu uma nova associação cérebro-intestino que está a surpreender a comunidade científica. Os resultados do estudo mostram como um metabólito produzido por bactérias intestinais pode amplificar …

O icónico Tamagotchi está de volta, mas desta vez em forma de smartwatch

No ano em que se celebram os 25 anos do Tamagotchi, surge uma nova versão do icónico brinquedo. O Smart é um Tamagotchi na forma de um relógio inteligente, para se usar no pulso. O …

Rã com olhos vermelhos descoberta no Equador. Chama-se Led Zeppelin

Os seus olhos vermelhos cativaram os investigadores, que decidiram batizar de Led Zeppelin uma nova espécie de rã terrestre descoberta no Equador. A Pristimantis ledzeppelin foi descoberta pelos equatorianos David Brito e Carolina Reyes, cientistas do …

Itália 1 - 0 País de Gales | “Azzurri” vencem mas galeses apuram-se

Imparável! Com o apuramento para os “oitavos” já no bolso, a Itália entrou em campo com nada mais, nada menos do que oito mexidas em relação à equipa que tinha iniciado o último jogo, frente …

Casa de banho do século XII encontrada em bar de tapas em Sevilha

Recentemente, um grupo de trabalhadores encontrou uma casa de banho do século XII dentro de um bar de tapas espanhol. A descoberta está a ajudar a perceber como era a vida em Sevilha na época. No …

Suíça 3 - 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para …

Presidente eleito do Irão promete governo "revolucionário e anticorrupção"

O Presidente eleito do Irão, o clérigo ultraconservador Ebrahim Raissi, prometeu hoje formar um governo "trabalhador, revolucionário e anticorrupção", aludindo ao estrito cumprimento dos princípios do sistema teocrático do país. Num comunicado, Raissi apresentou-se como “um …

Na Coreia do Norte, um pacote de café pode chegar aos 80 euros

Residentes norte-coreanos dizem que uma pequena embalagem de chá preto ou um pacote de café podem chegar aos 60 e 80 euros, respetivamente. Esta semana, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, reconheceu que o …

Mais de 2200 armas entregues à PSP em menos de quatro meses

Mais de 2200 armas de fogo, a maioria das quais espingardas, foram entregues de forma voluntária à PSP, entre 24 de Fevereiro e 15 de Junho, anunciou este domingo aquela força policial. Em comunicado, a PSP …

O Arco do Triunfo vai ser embrulhado em tecido azul e corda vermelha durante 16 dias

O projeto foi pensado por Christo Vladimirov Javacheff e Jeanne-Claude no início dos anos 60, mas nunca se realizou. Agora, o monumento será embrulhado em azul e vermelho entre 18 de setembro e 3 de …