Algumas pessoas já são “velhas” aos 45 anos

Patrick / Flickr

Um novo estudo revelou como as pessoas parecem envelhecer a ritmos significativamente diferentes. Algumas podem já estar no caminho da velhice por volta dos 45 anos.

O IFL Science avança que a investigação acompanhou de perto mais de 1.000 pessoas durante quatro décadas. As descobertas mostraram que algumas começaram a apresentar sinais de envelhecimento biológico aos 45 anos. Sofriam, portanto, de um maior risco de demência ou outras fragilidades associadas à idade avançada.

Por outro lado, com a mesma idade, outros participantes pareciam seguir um caminho totalmente diferente. O artigo científico foi publicado no dia 15 de março na Nature Aging.

“Envelhecer não é algo que acontece repentinamente quando as pessoas chegam aos 60 anos, é um processo que dura a vida toda”, esclareceu Maxwell Elliott, principal autor do estudo e investigador do Departamento de Psicologia e Neurociência da Duke University, em comunicado.

A equipa descobriu que algumas pessoas com 45 anos envelheciam a um ritmo mais lento do que a média para a sua idade cronológica. Estes indivíduos pareciam ser mais jovens e tinham menos rugas no rosto, além de uma boa saúde mental e cardiovascular.

Em contrapartida, outras pessoas começaram a mostrar alguns sinais emergentes de velhice aos 45 anos, entre eles declínio cognitivo, diminuição das funções sensório-motoras e uma pior saúde cardiovascular.

Estes indivíduos, que pareciam fisicamente mais velhos, podem correr um risco maior de fragilidade e outros sinais de velhice na vida adulta.

Os cientistas salvaguardam que este estudo analisou um pequeno grupo de pessoas na Nova Zelândia e que não ficou claro que fatores podem influenciar o ritmo de envelhecimento nos seres humanos. Ainda assim, esperam que o trabalho possa impulsionar pesquisas futuras.

  Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Orçamento tem almofada de 243 milhões para novos funcionários públicos

O Ministério das Finanças vai ter, no próximo ano, uma almofada financeira de cerca de 243,2 milhões de euros para ser usada na contratação de funcionários públicos em qualquer área governativa. De acordo com o Jornal …

Controvérsia no Dragão: FC Porto fala em prémio de 15 milhões, agente de Otávio diz que "nem um euro"

No Relatório e Contas da SAD portista, o clube diz que o prémio de assinatura da renovação de Otávio foi de quase 15 milhões de euros. O agente do jogador diz que o luso-brasileiro não …

Ameaças, "bluffs" negociais, recados e um aviso sério de Marcelo. As contas do OE2022 nos bastidores

PCP e Bloco de Esquerda ameaçam chumbar a proposta do Governo do Orçamento de Estado para 2022 (OE2022), mas pode ser só um "bluff" negocial. Enquanto isso, vários ministros pressionam os aliados da esquerda, com …

Humanos usaram tabaco nove mil anos antes do que se pensava

Novas evidências arqueológicas sugerem que as pessoas do continente americano usam tabaco há pelo menos 12.300 anos, descoberta que atrasa a adoção cultural desta planta em cerca de nove mil anos. De acordo com o site …

O secretário-geral do Partido Socialista (PS), António Costa

"Espírito anti-Costa" no Porto. Feridas das autárquicas não saram, mas Barbosa Ribeiro sai revitalizado

O processo autárquico no Porto foi atribulado, mas o pós-eleições não tem sido mais sereno. António Costa e Manuel Pizarro foram duramente criticados, enquanto Tiago Barbosa Ribeiro recebeu vários elogios. Na primeira reunião da concelhia do …

"É inconstitucional". Englobamento fiscal obrigatório encolhe alguns rendimentos líquidos

O englobamento fiscal obrigatório para contribuintes no último escalão do IRS leva a que tenham um rendimento líquido menor do que outros contribuintes com um rendimento bruto mais baixo. O Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) …

Os ataques de asma costumam ser mais fortes à noite. Agora, já sabemos porquê

Um novo estudo veio confirmar finalmente aquilo que já há muito se sabia e a resposta está no relógio interno do nosso corpo. Num ataque de asma, as vias respiratórias nos pulmões começam a fechar, o …

Rui Rio, líder do Partido Social Democrata (PSD)

Rio pede adiamento das diretas no PSD. Quer estar em condições de combater "taco a taco" com o PS

O Conselho Nacional do PSD reúne-se esta quinta-feira, com a marcação das diretas e do Congresso na agenda. Rui Rio fez um pedido de última hora para que só aconteça depois da votação do …

Governo aponta para salário mínimo nacional de 700 euros

Ministro das Finanças e ministra de Estado e da Presidência anteviram aumento semelhante ao dos últimos dois anos, abrindo ainda caminho à possibilidade de o valor aumentar durante as negociações com sindicatos e patrões. Em linha …

Rui Moreira na apresentação da sua recandidatura à Câmara Municipal do Porto

Rui Moreira e PSD apertam as mãos. Há acordo de estabilidade e governação

O movimento independente de Rui Moreira e o PSD chegaram a um acordo que vai garantir a aprovação do próximo orçamento da Câmara Municipal do Porto e a governabilidade da cidade. O movimento do independente Rui …