Físico cria algoritmo de IA que pode provar que a realidade é uma simulação

Hong Qin, do Laboratório de Física de Plasma de Princeton (PPPL) do Departamento de Energia dos EUA, criou um algoritmo de Inteligência Artificial que pode provar que a realidade é, na verdade, uma simulação.

O algoritmo recorre ao chamado machine learning, ou aprendizagem de máquina, que é o campo de estudo que dá aos computadores a habilidade de aprender sem serem explicitamente programados para tal.

“Normalmente, na Física, fazemos observações, criamos uma teoria com base nessas observações e, de seguida, usamos essa teoria para prever novas observações. O que eu estou a fazer é substituir este processo por um tipo de caixa negra que pode produzir previsões precisas sem usar uma teoria ou lei tradicional”, disse em comunicado Hong Qin, autor do artigo publicado na revista Scientific Reports.

“Essencialmente, ignorei todos os ingredientes fundamentais da Física. Vou diretamente de dados em dados. Não há lei da Física no meio”, acrescentou, citado pelo EurekAlert.

Qin desenvolveu este algoritmo para prever as órbitas dos planetas no Sistema Solar, treinando-o com os dados das órbitas de Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Ceres e Júpiter. O investigador está agora a adaptar o algoritmo para prever e até mesmo controlar outros comportamentos.

O autor inspirou-se no trabalho do filósofo sueco Nick Bostrom, que argumentou que o mundo em que vivemos pode ser uma simulação. Com o seu novo algoritmo, Qin acredita ter conseguido oferecer um exemplo de trabalho de uma tecnologia subjacente que poderia suportar a simulação.

Se realmente vivêssemos numa simulação, então as leis fundamentais da Física deveriam revelar que o Universo consiste em pedaços de espaço-tempo, como pixeis num videojogo.

A resultante visão pixelizada do mundo, semelhante à que é retratada no filme Matrix, é conhecida como uma teoria de campo discreto, que vê o Universo como composto de bits individuais e difere das teorias que as pessoas normalmente criam.

“Qual é o algoritmo em execução no computador do Universo? Se tal algoritmo existe, eu diria que deveria ser simples, definido na rede discreta do espaço-tempo. A complexidade e a riqueza do Universo vêm do enorme tamanho da memória e do poder da CPU do computador, mas o algoritmo em si pode ser simples”, explicou Qin em declarações ao portal Big Think.

Contudo, um algoritmo que deriva previsões significativas de eventos naturais a partir de dados ainda não significa que nós mesmos tenhamos a capacidade de simular toda existência. Qin acredita que estamos provavelmente “muitas gerações” longe de sermos capazes de realizar tal feito.

As teorias de campo discretas vão contra o método mais popular de estudar física hoje em dia, que vê o espaço-tempo como um contínuo.

  Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Mas é claro que vivemos em um mundo, que simula a Real Realidade. A Realidade, não é a que se vive na Terra, mas sim, uma imagem primaria dessa Realidade. Nessa medida, aquilo a que os humanos chamam realidade, não passa de um palco, onde se ensaiam peças da Real Realidade. A Realidade, está para além humana.

  2. Dose!! Então os sportinguistas vão ser campeões quando na realidade o não serão??!
    Até aqui andamos todos enganados; Agora é que vem com esta “descoberta”?!?
    É conluio para os desprestigiar!!
    Só pode…

RESPONDER

Com uma nova subida de preços na segunda-feira, portugueses correm às bombas

Com o anúncio do Governo da redução do ISP, e um possível aumento do preço dos combustíveis já na próxima semana, os portugueses estão a aproveitar o fim-de-semana para abastecer. Na sexta-feira, o Governo anunciou a …

O candidato às eleições presidenciais das Filipinas Ferdinand Marcos Jr.

Ferdinand-Duterte: Eleições filipinas podem pôr duas dinastias frente-a-frente (ou lado a lado)

Ferdinand Marcos Jr. é filho de um antigo ditador filipino. Agora é candidato às eleições presidenciais e poderá enfrentar a filha de Rodrigo Duterte, Sara, ou até aliar-se a ela. Ainda faltam mais de seis meses …

Recuperados da covid-19 vão poder tomar segunda dose se for preciso para viajar

A diretora-geral da Saúde revelou, este sábado, que os recuperados da covid-19 vão agora poder tomar uma segunda dose da vacina, caso seja preciso para poderem viajar. Esta semana, o Jornal de Notícias tinha avançado que …

Líder do PCP diz que problemas do país "não se resolvem com dramatizações"

O secretário-geral do PCP defendeu, este sábado, que os problemas do país "não se resolvem com dramatizações ou com o agigantar de dificuldades sobre o futuro", numa crítica ao Governo. Num discurso de quase 30 minutos …

Marcelo fez o que podia para prevenir crise política. Agora, fica à espera do diálogo

O Presidente da República transmitiu, este sábado, que fez em público e privado o que podia para prevenir junto dos partidos uma crise política e afirmou que espera diálogo sobre o Orçamento do Estado nos …

Candidato do Chega detido por tentativa de homicídio de família sueca

O suspeito da tentativa de homicídio de uma família sueca em Moura, Beja, foi candidato do Chega à freguesia de Póvoa de São Miguel nas últimas eleições autárquicas. O líder do partido já condenou este …

A judoca Bárbara Timo

Judoca Bárbara Timo conquista ouro nos -63kg no Grand Slam de Paris

A judoca portuguesa Bárbara Timo conquistou, este sábado, a medalha de ouro no primeiro dia do Grand Slam de Paris, na sua estreia na categoria -63 kg em provas do circuito mundial. Bárbara Timo, de 30 …

Afinal, o início do Universo pode nunca ter realmente existido

Investigador português da Universidade de Liverpool partiu da teoria dos conjuntos causais para pôr em causa alguns dos conceitos mais importantes na complexa evolução do Universo. A ideia de que o nosso universo foi criado através …

Exoplaneta gigante conseguiu sobreviver à morte da sua estrela

Cientistas encontraram um exoplaneta gigante que parece ter conseguido sobreviver à morte da sua estrela, orbitando neste momento uma anã branca. As anãs brancas são o processo final de estrelas e chegam a ser tão densas …

Homem budista a meditar

O tukdam - um estado mental "meio-morto" dos monges budistas - é o novo fascínio da ciência

Os monges budistas conseguem chegar a um estado de meditação tão profunda que não é detectada qualquer actividade cerebral. No Budismo no Tibete, há um conceito mítico conhecido como "thukdam" ou "tukdam". Acredita-se que este é …