É o fim das acusações de plágio. Algoritmo criou e gravou todas as melodias possíveis

Ao registar nos seus nomes todas as melodias (teoricamente) possíveis, disponibilizando-as em domínios públicos, dois ativistas fazem com que nenhum outro músico possa alegar direitos de autor sobre uma melodia em específico.

Nos últimos anos, foram vários os músicos acusados de plágio. Para músicos e produtores independentes, um caso deste tipo pode configurar uma verdadeira dor de cabeça, uma vez que as consequências de um processo judicial podem ser devastadoras.

Por esse motivo, dois ativistas entusiastas da área da música resolveram cortar o mal pela raiz e registaram todas as melodias (teoricamente) possíveis, disponibilizando-as em domínios públicos.

Ao registar as músicas nos seus nomes, os ativistas Damien Riehl e Noah Rubin fazem com que nenhum outro músico possa, depois, alegar direitos de autor sobre uma melodia em específico. Em suma, os ativistas contornam a lei subvertendo-a para a sua própria lógica: reclamam posse sobre excertos melódicos, complementando essa ação com a permissão de qualquer pessoa os poder utilizar.

Para levar a cabo este projeto, os ativistas serviram-se da tecnologia para simplificar o processo de gerar todas as melodias possíveis.

Assim, segundo explica o Mashable, Riehl e Rubin geraram as melodias através de um algoritmo capaz de criar cerca de 300 mil melodias por segundo. Esta técnica é semelhante à utilizada por hackers para adivinhar palavras-passe: basicamente, o algoritmo é forçado a gerar todas as combinações possíveis dentro de um determinado limite.

Segue-se a fase legal, dirigida por Damien Riehl, que é advogado na área dos direitos de autor. Para serem registadas, as melodias tinham de ter um suporte tangível. Por esse motivo, os autores deste projeto gravaram-nas num disco externo, libertando-as depois sob a licença Creative Commons Zero license.

Esta licença, semelhante ao domínio público, dá liberdade total para utilização das melodias em qualquer contexto e sem necessidade de atribuição ao autor.

Todo o projeto é open-source. A lista de melodias, assim como o algoritmo, estão disponíveis no GitHub e os datasets no Internet Archive.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …

Kanye West anuncia candidatura à Presidência dos EUA

O músico norte-americano Kanye West anunciou este sábado, Dia da Independência dos Estados Unidos, a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado anteriormente o atual Presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. "Agora devemos …

Vídeo revela, pela primeira vez, como é que o cérebro se livra dos neurónios mortos

Uma equipa de cientistas conseguiu usar, pela primeira vez, uma técnica que "mata" uma célula cerebral isolada e permite observar o processo de limpeza do sistema nervoso em tempo real. A equipa de investigadores conseguiu registar …

Reutilizável, dobrável e esterilizável. Novo "escudo" protege profissionais de saúde

Uma equipa de cientistas desenvolveu, recentemente, um dispositivo dobrável em forma de tenda que atua como um escudo físico para os profissionais de saúde na linha da frente contra a covid-19. A tenda redutora de gotículas …