É o fim das acusações de plágio. Algoritmo criou e gravou todas as melodias possíveis

Ao registar nos seus nomes todas as melodias (teoricamente) possíveis, disponibilizando-as em domínios públicos, dois ativistas fazem com que nenhum outro músico possa alegar direitos de autor sobre uma melodia em específico.

Nos últimos anos, foram vários os músicos acusados de plágio. Para músicos e produtores independentes, um caso deste tipo pode configurar uma verdadeira dor de cabeça, uma vez que as consequências de um processo judicial podem ser devastadoras.

Por esse motivo, dois ativistas entusiastas da área da música resolveram cortar o mal pela raiz e registaram todas as melodias (teoricamente) possíveis, disponibilizando-as em domínios públicos.

Ao registar as músicas nos seus nomes, os ativistas Damien Riehl e Noah Rubin fazem com que nenhum outro músico possa, depois, alegar direitos de autor sobre uma melodia em específico. Em suma, os ativistas contornam a lei subvertendo-a para a sua própria lógica: reclamam posse sobre excertos melódicos, complementando essa ação com a permissão de qualquer pessoa os poder utilizar.

Para levar a cabo este projeto, os ativistas serviram-se da tecnologia para simplificar o processo de gerar todas as melodias possíveis.

Assim, segundo explica o Mashable, Riehl e Rubin geraram as melodias através de um algoritmo capaz de criar cerca de 300 mil melodias por segundo. Esta técnica é semelhante à utilizada por hackers para adivinhar palavras-passe: basicamente, o algoritmo é forçado a gerar todas as combinações possíveis dentro de um determinado limite.

Segue-se a fase legal, dirigida por Damien Riehl, que é advogado na área dos direitos de autor. Para serem registadas, as melodias tinham de ter um suporte tangível. Por esse motivo, os autores deste projeto gravaram-nas num disco externo, libertando-as depois sob a licença Creative Commons Zero license.

Esta licença, semelhante ao domínio público, dá liberdade total para utilização das melodias em qualquer contexto e sem necessidade de atribuição ao autor.

Todo o projeto é open-source. A lista de melodias, assim como o algoritmo, estão disponíveis no GitHub e os datasets no Internet Archive.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Metro de Nova Iorque pede à Apple para melhorar sistema de reconhecimento facial

A autoridade que gere o metro de Nova Iorque, nos Estados Unidos, pediu à gigante tecnológica Apple para melhorar o reconhecimento facial dos seus dispositivos depois de serem observados vários passageiros a retirar a máscara …

Rival da Tesla diz que o seu carro terá uma autonomia de 832 quilómetros

A empresa Lucid Motors, concorrente direta da Tesla no mercado automóvel elétrico, afirma que o seu carro Air terá uma autonomia de 832 quilómetros. A confirmar-se a autonomia deste carro, o automóvel da Lucid Motors ultrapassará …

Moradores das Maurícias estão a cortar o próprio cabelo para ajudar a evitar um desastre ambiental

Moradores das Maurícias estão a cortar o seu próprio cabelo para para tentar minimizar os danos causados pelo derrame de petróleo de um navio janponês encalhado nos recifes de coral ao largo da ilha. Estima-se que …

Atalanta 1-2 PSG | Reviravolta épica vale bilhete para as “meias”

Um final impróprio para cardíacos e o epílogo perfeito num excelente jogo. O PSG esteve a perder desde o minuto 27, mas em apenas três minutos dos descontos deu a volta ao texto diante da …

Um emblemático transplante nos EUA aconteceu graças a um coração "roubado"

Um dos primeiros transplantes de coração realizados no mundo aconteceu no Estados Unidos. O que muitos não sabem é que este caso de sucesso também deu aso ao primeiro processo civil no país por homicídio …

"Pandemia de sem-abrigo" nos EUA. Há 30 milhões de pessoas sob risco de despejo

Nos Estados Unidos da América avizinha-se uma "pandemia de sem-abrigo". Até ao final de setembro, 30 milhões de norte-americanos estão em risco de despejo devido à covid-19. Nos Estados Unidos, a pandemia de covid-19 pode estar …

Tráfego nas autoestradas cai para quase metade. Foi o pior trimestre de sempre

A rede da Associação Portuguesa das Sociedades Concessionárias de Autoestradas ou Pontes com Portagens (APCAP) registou de abril a junho "o pior trimestre de circulação e tráfego médio desde que há registos", recuando 46% devido …

Bielorrússia cortou acesso à internet e tentou fazer com que parecesse um acidente

No seguimento da reeleição de Alexandr Lukashenko na Bielorrússia, multiplicam-se os apagões de internet. O Governo diz que se trata de um ataque cibernético, mas há suspeitas de que seja um plano do presidente. Os protestos …

Resgatados 28 cães sem registo ou vacinas de barracões onde também vivia a proprietária em Lisboa

Vinte e oito cães foram retirados pela PSP terça-feira de barracões em Lisboa onde também vivia a proprietária, avança a agência Lusa, detalhando que os animais serão depois colocados para adoção.  Os animais foram posteriormente recolhidos …

Pela primeira vez em 300 anos, é possível visitar esta ilha em Cabo Cod

Pela primeira vez em 300 anos, uma ilha ao largo da costa de Cabo Cod, península em forma de gancho no estado norte-americano de Massachusetts, está aberta ao público. A Ilha Sipson é propriedade privada desde …