É o fim das acusações de plágio. Algoritmo criou e gravou todas as melodias possíveis

Ao registar nos seus nomes todas as melodias (teoricamente) possíveis, disponibilizando-as em domínios públicos, dois ativistas fazem com que nenhum outro músico possa alegar direitos de autor sobre uma melodia em específico.

Nos últimos anos, foram vários os músicos acusados de plágio. Para músicos e produtores independentes, um caso deste tipo pode configurar uma verdadeira dor de cabeça, uma vez que as consequências de um processo judicial podem ser devastadoras.

Por esse motivo, dois ativistas entusiastas da área da música resolveram cortar o mal pela raiz e registaram todas as melodias (teoricamente) possíveis, disponibilizando-as em domínios públicos.

Ao registar as músicas nos seus nomes, os ativistas Damien Riehl e Noah Rubin fazem com que nenhum outro músico possa, depois, alegar direitos de autor sobre uma melodia em específico. Em suma, os ativistas contornam a lei subvertendo-a para a sua própria lógica: reclamam posse sobre excertos melódicos, complementando essa ação com a permissão de qualquer pessoa os poder utilizar.

Para levar a cabo este projeto, os ativistas serviram-se da tecnologia para simplificar o processo de gerar todas as melodias possíveis.

Assim, segundo explica o Mashable, Riehl e Rubin geraram as melodias através de um algoritmo capaz de criar cerca de 300 mil melodias por segundo. Esta técnica é semelhante à utilizada por hackers para adivinhar palavras-passe: basicamente, o algoritmo é forçado a gerar todas as combinações possíveis dentro de um determinado limite.

Segue-se a fase legal, dirigida por Damien Riehl, que é advogado na área dos direitos de autor. Para serem registadas, as melodias tinham de ter um suporte tangível. Por esse motivo, os autores deste projeto gravaram-nas num disco externo, libertando-as depois sob a licença Creative Commons Zero license.

Esta licença, semelhante ao domínio público, dá liberdade total para utilização das melodias em qualquer contexto e sem necessidade de atribuição ao autor.

Todo o projeto é open-source. A lista de melodias, assim como o algoritmo, estão disponíveis no GitHub e os datasets no Internet Archive.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

As rãs de cristal revelaram uma nova forma de camuflagem

As rãs de cristal são bem conhecidas pela sua pele transparente, mas, até agora, o motivo desta curiosa característica não tinha recebido atenção experimental. Uma equipa de cientistas da Universidade de Bristol, no Reino Unido, da …

Pescador encontra destroços de navio que terá naufragado há mais de 200 anos

Arqueólogos mexicanos localizaram os destroços de um navio na costa do estado de Quintana Roo, no México, e acreditam que o mesmo terá naufragado há mais de 200 anos. De acordo com a BBC, o naufrágio …

Bloco apoia travão ao desconfinamento na região de Lisboa

O Bloco de Esquerda apoiou o adiamento do levantamento de restrições impostas pela pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, destacando que é importante aumentar a vigilância nas empresas de construção e trabalho …

Descoberto "cemitério" de mamutes nos arredores da Cidade do México

Investigadores descobriram um "cemitério" com cerca de 60 mamutes nos arredores da Cidade do México, avança o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do país. De acordo com o site Live Science, a descoberta aconteceu, …

David Luiz confirma rumores. Regresso "vai acontecer se o presidente permitir e os adeptos quiserem"

David Luiz confirmou este sábado os rumores que davam conta que o Benfica e o jogador estavam a negociar um eventual regresso do brasileiro à Luz. Em entrevista ao desportivo Record, David Luiz confirmou a …

Cães treinados para proteger animais selvagens salvam 45 rinocerontes

Há inúmeras razões que explicam o motivo pelo qual os cães são conhecidos como o melhor amigo do Homem. Além de leais e inteligentes, dão sempre o corpo às balas, mesmo nos piores momentos. Quarenta e …

Fez-se história. Foguetão da SpaceX lançado com sucesso rumo à EEI

O primeiro foguetão concebido e construído por uma empresa privada, a SpaceX, de Elon Musk, levando a bordo dois astronautas foi lançado este sábado na presença do Presidente do Estados Unidos, Donald Trump. O lançamento decorreu …

"A Rússia não permitirá a privatização da Lua", avisa Roscosmos

A Rússia não permitirá a privatização da Lua, independentemente de quem avance a iniciativa, avisou o chefe da agência espacial russa (Roscosmos), Dmitri Rogozin, em entrevista ao jornal Komsomólskaya Pravda. "Não permitiremos que ninguém privatize a …

Plataforma flutuante extrai energia das ondas, do vento e do Sol

A empresa alemã Sinn Power criou uma plataforma marítima flutuante capaz de gerar energia renovável a partir de ondas, vento e energia solar. A plataforma híbrida combina turbinas eólicas, painéis solares e coletores de energia das …

Balneários proibidos e 3 metros de distância. As regras da DGS para a prática de exercício físico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda uma distância mínima de três metros entre pessoas que pratiquem exercício físico, no âmbito das medidas de prevenção da pandemia de covid-19. A orientação, intitulada “Procedimentos de Prevenção e Controlo …