Algarve com falta de trabalhadores em todas as áreas durante o Verão

cingularite / Wikimedia

Praia de Sagres, Algarve

O Algarve debate-se com falta de mão-de-obra, com a procura de emprego a não conseguir dar resposta à oferta de trabalho durante os meses de Verão. Uma situação motivada pelo turismo que continua a “alimentar” a economia da região.

Este problema leva o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) a lançar uma campanha de divulgação de oferta de trabalho nas férias, junto de escolas, associações desportivas e juvenis, com o intuito de captar jovens trabalhadores para o Algarve.

O IEFP regista “cerca de nove mil desempregados” na região algarvia, cita o Público, considerando que “a taxa de desemprego na região foi de 5,2%” e que “este ano a previsão é que fique abaixo dos 5%“.

A falta de mão-de-obra é transversal a todos os sectores de actividade e um dos factores que contribui para esta realidade é o elevado preço da habitação no Algarve. O turismo “fez disparar os preços”, nota o mesmo jornal.

Por outro lado, “mantêm-se os contratos precários e os salários baixos, promovendo ofertas de emprego que não têm correspondência com a realidade”, denuncia ao diário o coordenador do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares, Tiago Jacinto.

Do lado da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), Elidérico Viegas salienta que os salários foram actualizados “de acordo com as condições específicas das empresas”, cita o Público.

O responsável também confirma que, no Algarve, “existe falta de trabalhadores em todas as áreas”, “desde as empregadas de limpeza a técnicos de manutenção”, constata.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Ainda bem que o Algarve não tem mão de obra. Não deveria haver uma única pessoa que quisesse ir trabalhar para lá. O Algarve deveria ser um paraíso ecológico, uma área inteiramente protegida onde se deveria pagar e bem para lá entrar e não um tabuleiro de tavolagem e de rapina. Só um fenómeno igual ao de 1 de Novembro de 1755 pode limpar realmente aquilo, que não passa de um amontoado de m** de este a oeste, criado pelos diversos poderes centrais e locais, por empresários de meia tigela e por gangsters estrangeiros servidos por criminosos cá dentro. Só não vê quem não quer ver o desordenamento total, a continua paisagem de betão e todos os locais a abarrotar de animais (i)racionais.
    Acabem urgentemente com o turismo, que estragou por completo todo o Algarve e está a estragar todo o Planeta, para encher os bolsos e meia dúzia de potentes quadrilhas que dominam toda a Terra e seus
    recursos, servidos por uma nova forma de escravatura: a do trabalho precário e dos baixos salários, que por sua vez conduz a que os cidadãos nunca possam ser cidadãos de facto, porque não podem ser autónomos e livres com a “rapas” que, ao fim de mês, lhe atiram à cara. Ah, mas toda a gente diz que os direitos humanos estão a expandir-se no mundo. Mas que direitos e que mundo? – O que acontece é que o escravo pode mudar apenas e a seu gosto de lugar de escravatura, e nada mais, dando-lhe com isso a ilusão de que são livres e senhores do seu destino.

RESPONDER

Costa promete "lição exemplar" à Galp depois de "tanto disparate" em Matosinhos

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou hoje que “era difícil imaginar tanto disparate, tanta asneira, tanta insensibilidade” como a Galp demonstrou no encerramento da refinaria de Matosinhos, prometendo uma “lição exemplar” à empresa. Falando em …

Porto 5-0 Moreirense | Días, Taremi e Fábio, o trio maravilha

O Porto foi o primeiro dos “grandes” a entrar em campo e deu o mote, e que mote. Os “dragões” receberam o Moreirense e golearam sem apelo nem agravo, por 5-0, graças a uma segunda …

Ronaldo volta a marcar pelo United em jogo com final frenético

O português Cristiano Ronaldo voltou hoje a marcar pelo Manchester United, mas foram Lingaard e David de Gea que ‘brilharam’ na vitória sobre o West Ham, por 2-1, em jogo da quinta jornada da Liga …

O Cumbre Vieja, num dos complexos vulcânicos mais ativos nas Canárias, entrou em erupção

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou hoje em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. Na zona, …

Portugal regista 677 novos casos de covid-19 e cinco mortes

Portugal registou, este domingo, 677 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Estudo mostra como diferentes espécies de polvos coexistem no mesmo ambiente

Existem mais de 300 espécies de polvos a viver em diversos habitats que abrangem recifes de coral, leitos de ervas marinhas, planícies de areia e regiões de gelo polar. Mas de que forma cefalópodes tão …

As máquinas estão "muito longe" de serem mais inteligentes (mas muito perto de agir como pessoas)

A especialista em inteligência artificial Daniela Braga considera que as máquinas estão "muito longe" de substituírem totalmente os humanos ou serem mais inteligentes, mas estão "muito perto" de interagirem como as pessoas. "Acho que estamos muito …

Secreto e lucrativo, o mercado de venda de "fezes de cachalote" pode também ser violento

O âmbar cinza é altamente raro, mas também altamente valioso. Usada na indústria dos perfumes, o mercado deste material pode ser muito perigoso. Deixa na pele uma resina oleosa e tem um cheiro a tabaco, madeira, …

Empresa norueguesa garante que pode "parar" furacões antes que estes se tornam destrutivos

Especialistas ambientais advertem que o sistema de "cortina de bolhas" proposto pela empresa pode provocar efeitos indesejados. A OceanTherm, uma startup norueguesa, assegura que a sua nova tecnologia pode evitar que as tempestades tropicais se tornem …

Afeganistão: Familiares consideram "insuficientes" pedido de desculpas dos EUA

Familiares dos civis afegãos mortos por "engano" durante um ataque de um avião não tripulado 'drone' norte-americano no final de agosto em Cabul consideraram este sábado "insuficiente" o pedido de desculpas de Washington, numa entrevista …