Escolha recaiu sobre a atual líder parlamentar e deve ser anunciada nos próximos dias. Afinal, opção Mariana Vieira da Silva não estava fechada.
A líder parlamentar Alexandra Leitão é a escolha do Partido Socialista (PS) para encabeçar a lista do partido e enfrentar Carlos Moedas nas próximas eleições autárquicas em Lisboa.
A decisão, confirmada por vários órgãos da imprensa nacional, deverá ser oficializada nos próximos dias, e surgiu após a líder parlamentar se destacar como o nome mais forte nas sondagens internas realizadas pelo partido.
Coligação à vista
Para recuperar a autarquia lisboeta, liderada desde 2021 por Carlos Moedas, que venceu o PS após 14 anos de governação socialista, a estratégia socialista passa por reunir o apoio da esquerda, com a possibilidade de coligação que deve incluir partidos como o Bloco de Esquerda, Livre e PAN, como já tinha sido avançado.
Já o PCP vai avançar com uma candidatura própria à câmara da capital, confirmou o secretário-geral Paulo Raimundo, que garante levar a candidatura de João Ferreira até ao fim.
A candidatura de Alexandra Leitão obriga o PS a eleger um novo líder parlamentar, posição que Leitão continuará a ocupar até ser oficialmente nomeada como candidata à Câmara de Lisboa. Pedro Delgado Alves, vice-presidente, pode ascender ao cargo.
Alexandra Leitão já foi ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, bem como secretária de Estado Adjunta e da Educação nos governos de António Costa.
Afinal, não é Vieira da Silva
A deputada e dirigente Mariana Vieira da Silva foi outro nome considerado para a candidatura socialista: o processo de seleção da socialista para a CML foi dado como praticamente fechado, mas as sondagens favoreceram a atual líder parlamentar, que se destacou também pela sua proximidade ao secretário-geral do partido, Pedro Nuno Santos.
Apesar do alegado favoritismo, fonte da SIC diz que Mariana Vieira da Silva não era opção de Pedro Nuno: “Ele não falou com a Mariana”, diz a fonte.
O alegado favorito do PS, Duarte Cordeiro, não estava interessado no cargo.
Paulo Rangel reagiu
O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, foi o primeiro a reagir à notícia, e optou por reforçar o papel de Moedas como “grande presidente da Câmara Municipal de Lisboa” e por atacar o populismo de Alexandra Leitão, em questões como a segurança.
“Tenho uma grande confiança no exercício do mandado de Carlos Moedas. Tem sido um grande presidente da Câmara Municipal de Lisboa, em condições muito difíceis, como o Governo tem uma maioria escassa. Por isso, qualquer que seja o candidato do PS, terá dificuldades em ombrear com Carlos Moedas“, disse Rangel na SIC Notícias.
Pedro Nuno Santos deverá reunir-se com Carla Tavares, atual presidente da FAUL, para consolidar o apoio local à candidatura.
A escolha de Alexandra Leitão não é unânime dentro do PS. Avança o Observador que alguns dirigentes da Federação da Área Urbana de Lisboa (FAUL) mantêm reservas em relação ao seu nome, em parte devido a episódios polémicos com Ricardo Leão, ex-líder da FAUL.
O quê, o monte de sebo…? Deixa-me rir. Coitadita. Deve achar que vale alguma coisa.
Acho que o ps acabou com toda e qualquer esperança de ganharem a Câmara de Lisboa. Nuno Pedro obrigado por facilitares a escolha aos lisboetas
Alexandra Leitão é de certeza uma das mulheres mais inteligentes do nosso país. A clareza e precisão com que se exprime deve ser única entre os políticos portugueses e, se for eleita, será uma grande Presidente da Cãmara de Lisboa. Desde já tem o meu voto. Quem a subestimar vai ter uma grande surpresa…
Eh pá tinha logo que se chamar leitão, coitada….o destino estava traçado!
Excelente escolha de Pedro Nuno Santos ….
Para o PSD