Autarquia já estabeleceu medidas de precaução iniciais destinadas a proteger os 500 residentes da ilha.
A Proteção Civil de Itália elevou o nível de alerta ao máximo devido a uma nova erupção do vulcão Stromboli, situado na ilha com o mesmo nome, no sul do país.
A decisão de elevar o nível de alerta de laranja para vermelho e de acionar a fase operacional de pré-alarme foi tomada numa reunião do Departamento de Proteção Civil da Região da Sicília, na quinta-feira.
#Messina, dal pomeriggio di #oggi si è intensificata l’attività eruttiva dello #Stromboli: potenziato il monitoraggio del #vulcano.
Nella clip il sorvolo sull’isola dell’elicottero dei #vigilidelfuoco Drago 142#4luglio pic.twitter.com/Lw0nJYYtpd— Vigili del Fuoco (@vigilidelfuoco) July 4, 2024
A reunião foi convocada “após a rápida evolução das atividades que estão a afetar o vulcão” no monte Stromboli, caracterizado por uma atividade contínua, mas de baixa intensidade.
A Proteção Civil italiana sublinhou que “independentemente das fenomenologias vulcânicas de nível local, que podem ter variações frequentes, persiste uma situação de acentuado desequilíbrio do vulcão“.
Infine, sempre da #Stromboli, un’incredibile ripresa dell’area craterica effettuata da drone dal personale #INGV dei progetti #UNO e #Dynamo per verificare l’effettiva presenza di una colata di lava attiva in seguito alla frana.
A domani per altri eccezionali video da Stromboli! pic.twitter.com/HJhw96pApR— INGVvulcani (@INGVvulcani) July 3, 2024
As autoridades pediram à população da ilha, onde vivem cerca de 500 pessoas, que se “mantenha informada e siga escrupulosamente as instruções” de segurança, de acordo com um comunicado da Proteção Civil italiana.
O nível de alerta vermelho implica o reforço do sistema de monitorização do vulcão e permite à proteção civil de Stromboli contar com o apoio de especialistas da Proteção Civil italiana.
A mesma nota sublinhou que o presidente da Câmara Municipal de Lipari, autarquia que inclui Stromboli, participou na reunião e “já estabeleceu medidas de precaução iniciais destinadas a proteger” os residentes da ilha.
Alguns dos residentes jantaram com vista privilegiada para a “surpresa vulcânica”.
Stromboli, dinner with volcanic surprises. pic.twitter.com/qaI1rRmmWp
— James Lucas (@JamesLucasIT) October 5, 2023
Riccardo Gullo “será constantemente informado sobre a evolução da situação de forma a garantir uma informação constante e correta à população”, referiu a Proteção Civil italiana.
A ilha de Stromboli é um popular destino turístico que atrai visitantes da Itália continental ou da vizinha ilha da Sicília que pretendem escalar o vulcão.
O Stromboli, um dos poucos vulcões que permanecem ativos no arquipélago italiano das Ilhas Eólias, tem uma altura de 927 metros, sendo que abaixo do nível do mar estima-se que tenha cerca de três mil metros.
A última grande erupção deste vulcão ocorreu a 3 de julho de 2019, causando um morto e um ferido.
ZAP // Lusa