/

Alerta laranja em 11 distritos, mau tempo em todo o continente

Nina Mathews / wikimedia

foto: Nina Mathews / wikimedia

foto: Nina Mathews / wikimedia

 

Mau tempo em todo o continente até quinta

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu hoje um alerta amarelo para todo o continente devido ao mau tempo e que vigorará até às 20:00 de quinta-feira.

Segundo a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), é esperado mau tempo hoje e na quinta-feira, em particular chuva, por vezes intensa, sobretudo nas regiões norte e centro, vento moderado a forte no litoral a norte do cabo de Sines, com rajadas que podem atingir 70 km/h, e “fenómenos convectivos mais intensos, dando origem a trovoadas e fenómenos extremos de vento localizados”.

A Proteção Civil recomenda que, no período em vigor do alerta amarelo, que teve início às 15:00 de hoje, seja garantida a desobstrução dos sistemas de escoamento de águas, que se pratique uma condução defensiva e especial cuidado na circulação por zonas arborizadas e junto à orla costeira e ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a cheias e se evite atravessar zonas inundadas.

 

11 distritos sob aviso laranja do Instituto do Mar e da Atmosfera

Onze distritos estão sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) até às 18:00 de quinta-feira, devido à chuva e ao vento, estando também prevista a ocorrência de trovoadas.

O segundo aviso mais grave numa escala de quatro vigora assim nos distritos de Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Portalegre, Lisboa, Setúbal e Évora.

O aviso laranja, que já tinha sido emitido à tarde para seis distritos, é acionado devido à chuva e ao vento, prevendo-se a continuação de precipitação, por vezes forte, acompanhada de trovoada, de acordo com a informação disponível na página de Internet do instituto.

 

191 ocorrências relacionadas com o mau tempo

A Proteção Civil registou esta terça-feira 191 ocorrências relacionadas com o mau tempo, entre as 15:00 e as 22:00, maioritariamente nos distritos de Lisboa e Setúbal, disse à agência Lusa fonte do comando.

No distrito de Lisboa verificaram-se 148 situações relacionadas com inundações, entupimento de esgotos e algumas quedas de árvores e cortes de estradas, enquanto Setúbal apresentou 18 ocorrências.

De acordo com a mesma fonte, houve “algumas inundações rápidas”, incluindo inundações urbanas”, mas “tratando-se de aguaceiros” tem sido possível repor a normalidade com alguma agilidade.

/Lusa

Relacionado: Mais de cem bombeiros nas ruas de Lisboa devido a inundações

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.