Na Alemanha, um rebanho de 700 ovelhas desenhou uma seringa para apelar à vacinação

2

País tem uma das taxas de vacinação mais baixas da Europa ocidental, em grande parte devido à população reticente em vacinar-se.

Quase dois anos após o início da pandemia, há quem espere e desespere pelo seu fim, ao ponto de se recorrer às estratégias mais criativas para apelar à principal arma que a ciência disponibilizou até agora no combate à covid-19: a vacina. Como tal, um agricultor alemão decidiu posicionar 700 ovelhas para que estas formassem a representação de uma seringa gigante, de forma a apelar aos mais céticos ou hesitantes para que optem por inocular-se.

A Alemanha tem uma das taxas de vacinação mais baixas da Europa Ocidental, apesar de alguma população estar apenas com dúvidas e não apresentar, por exemplo, uma oposição severa às vacinas.

“As ovelhas costumam ser populares com as pessoas e têm conotações emocionais positivas. Por isso, pode ser que consigam chegar a muitas pessoas emocionalmente quando a lógica e a razão não o consegue”, descreveu Hanspeter Etzold, responsável pela ideia e por organizar eventos de formação de equipas com animais.

“Tenho percebido a forma entusiasta como as ovelhas são recebidas e como isso impacta as pessoas internamente, o que não é possível racionalmente, com argumentos racionais”, explicou.

Os animais pertencem ao pastor Steffen Schmidt e à sua esposa, tendo seguido, durante a experiência, bocados de pão espalhados no chão para formar uma seringa de 100 metros, ao mesmo tempo que a cena era filmada por drone.

De acordo com os dados oficiais, partilhados pelo Instituto Alemão Robert Koch para as doenças infeciosas, 71.3% da população alemã recebeu duas doses da vacina contra a covid-19 e 39.3% receberam a dose de reforço até terça-feira – o que posiciona a Alemanha como um dos países da Europa Ocidental com menos população vacinada, segundo o Centro Europeu para a Prevenção e Controlo de Doenças.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.