Alemanha perdeu o rasto a quase 9 mil crianças refugiadas

Sven Hoppe / EPA

-

Quase nove mil crianças refugiadas estão oficialmente desaparecidas na Alemanha, de acordo os novos dados divulgados pela polícia.

As autoridades alemãs revelaram esta segunda-feira que perderam o rasto a 8.991 crianças refugiadas que chegaram sozinhas ao país, escreve o The Telegraph.

De acordo com o relatório da Bundeskriminalamt (BKA), agência federal de investigação alemã, cerca de 867 crianças desse grupo tem 13 anos de idade ou menos.

As organizações de defesa dos direitos da criança estão preocupadas com esta situação, com receio de que estas crianças tenham sido desviadas por grupos de tráfico de pessoas.

Um desses casos é a organização não governamental Save the Children, depois do seu relatório que mostra que muitos destes menores estão a ser vítimas de trabalho forçado e de prostituição em Itália.

“As crianças não acompanhadas estão a fugir dos conflitos e a fazer viagens perigosas para alcançarem a segurança na Europa e depois caem nas falhas do sistema europeu“, afirmou um porta-voz da ONG, citada pelo jornal britânico.

A organização refere que foram encontradas meninas da Nigéria e da Roménia, algumas com apenas 13 anos, que foram forçadas a prostituir-se, depois de lhes ter sido prometido empregos como cabeleireiras ou babysitters.

No mesmo relatório, a Save the Children também destaca a existência de rapazes que foram sujeitos a trabalhos forçados ou ao tráfico de drogas para conseguirem pagar as suas dívidas.

Exemplo disso são crianças, de nacionalidade egípcia, que foram forçadas a trabalhar 12 horas por dia, sete dias por semana, em Roma, onde lavavam carros por dois euros à hora.

Para já, a BKA afirma que ainda não sabe se todas estas crianças caíram nas mãos erradas, desculpando-se com o facto de, muitas vezes, abandonarem os centros de refugiados para ir ao encontro de familiares.

Já no início deste ano, o governo alemão tinha reconhecido não saber do paradeiro de 143 mil refugiados, sendo que, desse número, 13% tinham chegado ao país em 2015.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Que notícia mais estranha!!!! Num país como a Alemanha, tão certinha como é que perderam o rasto a + de 8.000 crianças?? Mais grave ainda, cerca de 900 crianças têm 13 anos ou menos o que não lhes dá autonomia para saírem por aí desacompanhadas à procura de familiares ou o que seja. É muita criança “perdida” num país que se alardeia como um país perfeito onde essas coisas não existem.
    Já as mais velhas poderiam escapulir-se mas uma tão grande quantidade (cerca de 8000) não chamaria a atenção das autoridades. Porque essas também estariam, necessariamente supervisionadas.
    Sendo que se as crianças chegaram sozinhas, sem familiares, elas obrigatoriamente estariam ao cuidado de instituições do estado. Será que crianças alemãs em orfanatos estarão também a ser “perdidas” na mesma proporção? E de quem é a culpa?
    E, já agora, como é que crianças dessas idades atravessaram montanhas e vales, desertos e o mar sem estarem acompanhados por adultos responsáveis por eles? Será que não foram forçados ainda lá no país de origem a acompanhar adultos que deles necessitariam para se fazerem passar por famílias? É que, aos olhos de ocidentais ingénuos passariam por famílias verdadeiras, muito conveniente para terroristas do Estado Islâmico a serem infiltrados na Europa.
    Será que sou eu a única a achar estranha toda esta situação de, de repente, milhões de pessoas saírem do seu país e aventurarem-se mundo fora?
    Ou já está fora de moda os habitantes de um país lutarem pelo seu território e contra as arbitrariedades de facções que não respeitam o seu povo, ou invasores?
    Se acontecesse em Portugal uma situação desse tipo será que todos nós iríamos fugir para Espanha? Eu quero acreditar que íamos ficar e lutar pelo que é nosso. Ou não? Porque na nossa História os nossos antepassados ficaram e lutaram.
    Será que o homem moderno não é ligado a essas coisas de resistência e prefere a covardia ou SERÁ QUE ESTAMOS NUMA SITUAÇÃO SIMILAR À HISTÓRIA DO CAVALO DE TRÓIA?
    Mais fácil atacar do interior (como um vírus que entra disfarçado no organismo e começa a atacar este de dentro para fora).

RESPONDER

Ativista Greta Thunberg arrasa congressista republicano nos EUA

Com tranquilidade e humor, a ambientalista sueca de 16 anos Greta Thunberg mostrou na quarta-feira que é um osso duro de roer em pleno Congresso dos Estados Unidos (EUA), ao devolver o argumento usado por …

Conselho de Disciplina nega recurso e confirma suspensão de Bruno Fernandes

O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) rejeitou esta sexta-feira o recurso apresentado pelo Sporting relativo à expulsão de Bruno Fernandes, tendo mantido a partida de suspensão aplicada ao médio leonino. Em …

Mães acusam escola em Lisboa de racismo na divisão de turma

A Escola Básica S. Vicente, em Telheiras, Lisboa, foi acusada de fomentar a divisão racial e está a ser investigada pela Inspecção-Geral da Educação e Ciência (IGEC).  Foi Sandra Monteiro, de 36 anos, assistente técnica num …

TripAdvisor ganha processo contra restaurante que reclamou das críticas

O juiz de um tribunal espanhol considerou que os filtros utilizados pelo TripAdvisor funcionaram e que o dono dos restaurantes poderia ter denunciado o perfil dos utilizadores que escreveram os comentários alegadamente negativos. O proprietário de …

Twitter fecha milhares de contas por divulgarem notícias falsas. Mais de 200 associadas ao PP de Espanha

O Twitter anunciou esta sexta-feira que fechou milhares de contas em todo o mundo por divulgarem notícias falsas e propaganda pró governamental, em países como os Emirados Árabes Unidos, Egito e Espanha. As contas criadas na …

Remessas de emigrantes crescem 12,5% até julho

As remessas dos emigrantes portugueses voltaram a disparar. Crescem nos primeiros sete meses deste ano em 12,5% e já valem mais de 2,3 mil milhões de euros. A manter-se este ritmo, caminham para superar largamente …

Parecer da PGR sobre empresas de familiares de políticos dá razão a António Costa

O primeiro-ministro decidiu esta sexta-feira homologar o parecer do Conselho Consultivo da Procuradoria Geral da República (PGR) sobre incompatibilidades e impedimentos de políticos, no qual se recusam interpretações estritamente literais - e até inconstitucionais - …

Cuba considera "injustificada" a decisão dos Estados Unidos de expulsar diplomatas

O Governo de Cuba considerou "injustificada" a expulsão dos dois diplomatas, acusados pelos Estados Unidos de "atividades que comprometem a segurança nacional". O Governo de Cuba considerou esta quinta-feira "injustificada" a expulsão de dois dos seus …

Fisco perde recurso e vai ter de devolver parte de imposto sobre carro usado importado

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) perdeu o recurso que tinha interposto no Supremo Tribunal Administrativo (STA) e vai mesmo ter de devolver a um contribuinte parte do Imposto sobre Veículos (ISV) cobrado na importação …

MP e PJ investigam contratos do filho do ex-secretário de Estado da Proteção Civil

O Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) está a investigar os dois contratos assinados entre o filho do ex-secretário de Estado da Proteção Civil e a Universidade do Porto em 2018 e em …