Alemanha perdeu o rasto a quase 9 mil crianças refugiadas

Sven Hoppe / EPA

-

Quase nove mil crianças refugiadas estão oficialmente desaparecidas na Alemanha, de acordo os novos dados divulgados pela polícia.

As autoridades alemãs revelaram esta segunda-feira que perderam o rasto a 8.991 crianças refugiadas que chegaram sozinhas ao país, escreve o The Telegraph.

De acordo com o relatório da Bundeskriminalamt (BKA), agência federal de investigação alemã, cerca de 867 crianças desse grupo tem 13 anos de idade ou menos.

As organizações de defesa dos direitos da criança estão preocupadas com esta situação, com receio de que estas crianças tenham sido desviadas por grupos de tráfico de pessoas.

Um desses casos é a organização não governamental Save the Children, depois do seu relatório que mostra que muitos destes menores estão a ser vítimas de trabalho forçado e de prostituição em Itália.

“As crianças não acompanhadas estão a fugir dos conflitos e a fazer viagens perigosas para alcançarem a segurança na Europa e depois caem nas falhas do sistema europeu“, afirmou um porta-voz da ONG, citada pelo jornal britânico.

A organização refere que foram encontradas meninas da Nigéria e da Roménia, algumas com apenas 13 anos, que foram forçadas a prostituir-se, depois de lhes ter sido prometido empregos como cabeleireiras ou babysitters.

No mesmo relatório, a Save the Children também destaca a existência de rapazes que foram sujeitos a trabalhos forçados ou ao tráfico de drogas para conseguirem pagar as suas dívidas.

Exemplo disso são crianças, de nacionalidade egípcia, que foram forçadas a trabalhar 12 horas por dia, sete dias por semana, em Roma, onde lavavam carros por dois euros à hora.

Para já, a BKA afirma que ainda não sabe se todas estas crianças caíram nas mãos erradas, desculpando-se com o facto de, muitas vezes, abandonarem os centros de refugiados para ir ao encontro de familiares.

Já no início deste ano, o governo alemão tinha reconhecido não saber do paradeiro de 143 mil refugiados, sendo que, desse número, 13% tinham chegado ao país em 2015.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Que notícia mais estranha!!!! Num país como a Alemanha, tão certinha como é que perderam o rasto a + de 8.000 crianças?? Mais grave ainda, cerca de 900 crianças têm 13 anos ou menos o que não lhes dá autonomia para saírem por aí desacompanhadas à procura de familiares ou o que seja. É muita criança “perdida” num país que se alardeia como um país perfeito onde essas coisas não existem.
    Já as mais velhas poderiam escapulir-se mas uma tão grande quantidade (cerca de 8000) não chamaria a atenção das autoridades. Porque essas também estariam, necessariamente supervisionadas.
    Sendo que se as crianças chegaram sozinhas, sem familiares, elas obrigatoriamente estariam ao cuidado de instituições do estado. Será que crianças alemãs em orfanatos estarão também a ser “perdidas” na mesma proporção? E de quem é a culpa?
    E, já agora, como é que crianças dessas idades atravessaram montanhas e vales, desertos e o mar sem estarem acompanhados por adultos responsáveis por eles? Será que não foram forçados ainda lá no país de origem a acompanhar adultos que deles necessitariam para se fazerem passar por famílias? É que, aos olhos de ocidentais ingénuos passariam por famílias verdadeiras, muito conveniente para terroristas do Estado Islâmico a serem infiltrados na Europa.
    Será que sou eu a única a achar estranha toda esta situação de, de repente, milhões de pessoas saírem do seu país e aventurarem-se mundo fora?
    Ou já está fora de moda os habitantes de um país lutarem pelo seu território e contra as arbitrariedades de facções que não respeitam o seu povo, ou invasores?
    Se acontecesse em Portugal uma situação desse tipo será que todos nós iríamos fugir para Espanha? Eu quero acreditar que íamos ficar e lutar pelo que é nosso. Ou não? Porque na nossa História os nossos antepassados ficaram e lutaram.
    Será que o homem moderno não é ligado a essas coisas de resistência e prefere a covardia ou SERÁ QUE ESTAMOS NUMA SITUAÇÃO SIMILAR À HISTÓRIA DO CAVALO DE TRÓIA?
    Mais fácil atacar do interior (como um vírus que entra disfarçado no organismo e começa a atacar este de dentro para fora).

RESPONDER

Reforma eleitoral promovida por Joe Biden travada no Senado dos EUA

A reforma eleitoral promovida pelo presidente norte-americano Joe Biden, considerada a maior das últimas décadas, foi travada no Senado dos Estados Unidos pela oposição do partido republicano. Em votação na câmara alta do Congresso na tarde …

PJ detém cinco pessoas acusadas de raptarem criança de 13 anos para a obrigar a casar

A Polícia Judiciária deteve, na terça-feira de madrugada, três homens e duas mulheres suspeitos de terem raptado uma criança de 13 anos para a obrigar a casar com um rapaz da mesma idade. Os cinco detidos …

Portugal vs França Em Direto. Onze provável da seleção com Renato e Moutinho de início

A seleção de Portugal joga esta quarta-feira o tudo por tudo contra a França, num encontro que pode significar o apuramento para os Oitavos de Final do Euro 2020 ou o regresso a casa mais …

Ana Paula Vitorino já tem luz verde para liderar AMT

A Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP) aprovou a escolha da ex-ministra do Mar e atual deputada Ana Paula Vitorino para a presidência da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), …

"Pensão na Hora". Dez mil portugueses pediram reforma aprovada em 24 horas

A Segurança Social já recebeu dez mil pedidos de reforma através do "Pensão na Hora", mas só 14% foram deferidos automaticamente 24 horas depois. A ferramenta digital "Pensão na Hora" está disponível há cerca de quatro …

Depois da nega de Costa, associações da Cultura foram recebidas por Marcelo

O Presidente da República reuniu-se, esta terça-feira, com representantes das associações e promotores de espetáculos, que expressaram as dificuldades que o setor atravessa, como a obrigatoriedade de testagem para a realização de eventos. "Estivemos em Belém …

Portugal regista três mortes e o maior número de casos desde fevereiro

Portugal registou nas últimas 24 horas três mortes associadas à covid-19, 1.497 novos casos de infeções confirmadas - o maior número desde 24 de fevereiro - e uma diminuição nos internamentos em enfermaria e cuidados …

PAN quer proibir animais de companhia acorrentados e em varandas

O PAN quer proibir os donos de animais de companhia de os acorrentarem permanentemente ou os colocarem em varandas por largos períodos de tempo, através de um projeto de lei entregue hoje na Assembleia da …

IGAI abre processo ao protesto do Movimento Zero. Manifestante fez a saudação fascista

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) anunciou, esta terça-feira, que abriu um processo administrativo à manifestação dos elementos das forças de segurança que pertencem ao Movimento Zero, tendo pedido informações à Polícia de Segurança Pública …

Iniciativa Liberal garante que sardinhada de S. João é um “jantar como outro qualquer”

O evento foi divulgado ontem no Facebook mas acabou por ser retirado ao fim da tarde da página do partido para não gerar “más interpretações”. Ao contrário do “Arraial Liberal”, que se realizou em Lisboa, …