Alemanha “não opera como a locomotiva da Europa, mas sim como um travão”, diz primeiro-ministro italiano

Presidenza della Repubblica / Wikimedia

Giuseppe Conte, primeiro-ministro de Itália

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, criticou a forma como alguns países da União Europeia (UE), como a Alemanha e a Holanda, estão a reagir à necessidade de resposta comunitária à crise criada pela pandemia de Covid-19.

Em entrevista ao Suddeutsche Zeitung, citada pela Rádio Renascença, Conte defendeu a emissão de títulos de dívida comum, os “coronabonds”, como a melhor solução para a retoma da economia na UE e como apoio para os países mais necessitados. A Alemanha recusa esta medida.

“A Alemanha tem uma balanço comercial superior ao exigido pelas regras da UE e com este excedente não opera como a locomotiva da Europa, mas sim como um travão da Europa. A UE precisa de utilizar todo o seu poder de fogo, especificamente através da emissão de títulos de dívida comum”, indicou.

Relativamente ao apoio de 500 milhões de euros, aprovado pelo Eurogrupo, canalizado através do Mecanismo Europeu de Estabilidade, Conte apontou os “sacríficios inaceitáveis que foram pedidos aos gregos, na última crise financeira, para obterem créditos”.

A posição da Holanda, que “com o seu ‘dumpling’ fiscal atrai milhares de multinacionais, que para lá transferem as próprias sedes, e obtém fluxo massivo de receitas tributárias, roubadas a outros parceiros da União”, foi também apontada por Conte, que frisou que o país beneficia dos parceiros comunitários, mas retrai-se quando têm que retribuir.

“É indiscutível: deixaram a Itália sozinha. A desconfiança dos italianos da UE nasce no facto de nos termos sentido abandonados por países que tiram grandes vantagens de estar na União”, apontou ainda.

Por sua vez, a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, reconheceu que “muitos não agiram a tempo quando Itália mais precisou, no início”. Um gesto apreciado pelo chefe de Governo italiano que espera a Europa acabe por “dar uma resposta”. “Estamos a viver o maior choque desde a II Guerra Mundial”, disse.

A Itália é dos países mais afetados pela Covid-19, registando o maior número de óbitos até à data: 23.660 mortos. É também o terceiro com mais casos (178.972).

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cães conseguem detetar covid-19, mas não estão a ser usados. "Podiam salvar tantas vidas"

Um cão pode cheirar um pano que antes esteve no pulso ou no pescoço de alguém e identificar imediatamente se a pessoa contraiu o vírus até cinco dias antes do aparecimento de qualquer sintoma. Parece …

Noruega com poucos casos de infeções nas escolas. Medidas podem ser aliviadas

A Noruega mantém as escolas com o segundo nível das medidas para combate à pandemia. Contudo, pondera aliviá-las caso se confirme que as crianças não têm um papel acrescido na transmissão do vírus. As autoridades de …

Ex-SCUT com descontos para passageiros frequentes e transporte de passageiros

Os passageiros particulares frequentes e os veículos de transporte de passageiros vão ter descontos na passagem pelas portagens das antigas SCUT a partir de 1 de janeiro, anunciou esta quinta-feira o Governo. De acordo com a …

Situação "muito grave" leva a uma nova corrida ao papel higiénico na Alemanha

A Alemanha atingiu esta quinta-feira um novo máximo diário, com mais de 11 mil casos em apenas 24 horas. A nova vaga de infeções está a levar os alemães a um novo açambarcamento de papel …

Taça: todos os "grandes" defrontam equipas do terceiro escalão

FC Porto, Benfica e Sporting vão jogar em casa de formações do Campeonato de Portugal. Sporting de Braga estará na Trofa. Decorreu nesta quinta-feira o sorteio da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, a …

DGS vai comprar mais de 100.000 frascos de Remdesivir até março de 2021

A Direção-Geral da Saúde vai adquirir entre este mês e março de 2021 mais de 100.000 frascos do medicamento antiviral remdesivir, com a designação comercial Veklury, para tratamento de doentes com covid-19. A decisão foi tomada …

Utilizadores do PayPal vão poder usar criptomoeda para pagar a mais de 26 milhões de comerciantes

O PayPal anunciou que vai investir no mercado das criptomoedas, lançando um novo serviço que permitirá aos utilizadores da plataforma nos Estados Unidos comprar, guardar e vender moeda digital, já a partir de 2021. De acordo …

Escavações revelam sepulcro do final da Idade do Bronze em Oliveira de Frades

Escavações arqueológicas realizadas recentemente revelaram a existência de um sepulcro do final da Idade do Bronze na Cumeeira, junto à zona industrial de Oliveira de Frades, anunciou esta quinta-feira a autarquia. "Este sítio arqueológico era já …

Farmacêutica Purdue aceita declarar-se culpada em processo sobre analgésico opiáceo

A farmacêutica Purdue concordou em declarar-se culpada pela promoção agressiva do analgésico opiáceo OxyContin. O acordo foi anunciado pelo ministério da Justiça norte-americano e está avaliado em cerca de 8,3 mil milhões de dólares. A farmacêutica …

Norte pode ultrapassar os 2.000 casos diários esta semana e os 4.000 na próxima

As novas infeções pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 podem ultrapassar esta semana a "barreira dos dois mil casos" na região Norte, alertaram especialistas esta quinta-feira, afirmando que o atual índice de transmissibilidade (o designado RT) "permite …