Alemanha “espiou sistematicamente” países aliados (inlcuindo Portugal)

Armin Linnartz / wikimedia

Angela Merkel e o seu gesto característico com as mãos

Angela Merkel e o seu gesto característico com as mãos

Os serviços secretos alemães “espiaram sistematicamente” países aliados e várias organizações de todo o mundo, noticiou o semanário alemão Der Spiegel.

“O BND (serviços de informações exteriores alemães) espiou sistematicamente ‘amigos’ em todo o mundo, incluindo os Ministérios do Interior dos Estados Unidos, Polónia, Áustria, Dinamarca e Croácia”, afirmou o semanário na edição de sábado, sem apresentar fontes.

Nos últimos meses, o Der Spiegel e outros ‘media’ alemães tinham divulgado que o BND espiou países aliados por iniciativa própria e a pedido do homólogo norte-americano NSA, a agência de segurança dos Estados Unidos.

De acordo com o Der Spiegel, os serviços alemães espiaram, além da delegação norte-americana na União Europeia em Bruxelas e na ONU em Nova Iorque, ou ainda o Ministério das Finanças norte-americano, várias embaixadas estrangeiras na Alemanha, como a dos EUA, França, Reino Unido, Suécia, Portugal, Grécia, Espanha, Itália, Áustria, Suíça e Vaticano.

O BND recorreu a “seletores” (palavras chave, nomes, números de telefone ou de fax) das delegações, explicou o semanário.

As representações diplomáticas não são abrangidas pelo artigo 10 da lei fundamental alemã, que protege os cidadãos alemães de atos de espionagem, acrescentou.

Organizações não-governamentais, como a Oxfam ou o Comité Internacional da Cruz Vermelha, em Genebra, também foram visados pelas atividades do BND, adiantou.

Os serviços secretos alemães tinham já sido acusados de terem colocado sob escuta telefónica, a pedido da NSA, responsáveis do Ministério dos Negócios Estrangeiros francês, da presidência francesa e da Comissão Europeia.

No outono de 2013, informações sobre escutas de um telemóvel da chanceler alemã, Angela Merkel, feitas pelos serviços secretos norte-americanos, estiveram na origem de fortes tensões entre Berlim e Washington.

Espiar amigos não é correto“, afirmou na altura Merkel.

A chancelaria alemã está encarregada de controlar as atividades dos serviços secretos.

No final de outubro, o Governo alemão prometeu reforçar o controlo dos serviços secretos e da cooperação entre o BND e a NSA.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Merkel admite: Greta Thunberg teve influência nas novas medidas alemãs pelo ambiente

A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou nesta sexta-feira que o seu governo decidiu ser mais ambicioso nas medidas contra as alterações climáticas como resposta à mobilização e marchas pelo ambiente de crianças e adolescentes inspirados …

Google paga prémios até centenas de milhares de euros para descobrir bugs

A Google aumentou o valor dos prémios que oferece a quem descobrir bugs nos seus produtos e serviços. Alguns dos prémios podem mesmo chegar aos milhares de euros. Ganhar dinheiro ao descobrir bugs é algo desconhecido …

Identificado suspeito do incêndio no estúdio de animação no Japão. Queixa-se de plágio

Esta quinta-feira, um incêndio no estúdio de animação KyoAni provocou 33 mortos e 35 feridos. Confirmadas as suspeitas de que o desastre resultara de fogo posto e que o autor usara gasolina para propagar as …

Nunca ninguém mandou tanto tempo como Benjamin Netanyahu

Benjamin Netanyahu foi o primeiro chefe de Governo de Israel a nascer no país — em Telavive, a 21 de outubro de 1949, um ano após a criação do Estado.  Foi também o primeiro-ministro mais …

Vulcão Etna acordou e entrou de novo em erupção

O Etna voltou a acordar lançando lava de uma das crateras localizadas na área desértica do topo do vulcão siciliano, de acordo com o Instituto Nacional Italiano de Geofísica e Vulcanologia (INGV). A atividade é intermitente …

Agência Europeia para a Segurança da Aviação alerta para limitações dos Airbus 321neo

A Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) publicou na passada quarta-feira um estudo sobre um problema nos Airbus 321neo que pode dar origem a uma “redução do controle do avião”. O documento alerta todas as …

Carlos Vinícius por 17 milhões no Benfica. É o terceiro reforço mais caro das águias

O Benfica anunciou hoje como reforço o avançado brasileiro Carlos Vinícius, que assina por cinco temporadas, com o clube "encarnado" a pagar 17 milhões de euros ao Nápoles pela transferência. Os encarnados confirmaram a contratação do …

"Acharam que era empregado de mesa". Deputado Hélder Amaral denuncia racismo no Parlamento Europeu

O deputado do CDS-PP Hélder Amaral revela que foi vítima de racismo no Parlamento Europeu. O único deputado afro-descendente com assento parlamentar refere que "acharam que era empregado de mesa". Esta revelação foi feita por Hélder …

Há mais cinco dias para pagar o IVA (e mais mudanças noutros impostos)

Os deputados aprovaram esta sexta-feira, a proposta do Governo que altera diversos códigos fiscais, entre os quais mais cinco dias para o pagamento do IVA e eliminação de garantia para dívidas mais baixas de …

Deputado vai ser testemunha no caso do incêndio de Monchique. Mas não conhece o arguido

O deputado social democrata Cristóvão Norte vai testemunhar em defesa do suspeito do crime de incêndio, que deflagrou em Monchique em 2018, mas não conhece o arguido nem a sua advogada. O deputado foi um dos …