Alemanha e Polónia proíbem entrada de motards russos

Yuri Kochetkov / EPA

O motard russo Alexander Zaldostanov, também conhecido como "O Cirurgião"

O motard russo Alexander Zaldostanov, também conhecido como “O Cirurgião”

A Alemanha juntou-se hoje à Polónia e proibiu também a entrada de um grupo de motociclistas russos que pretendiam partir de Moscovo até Berlim para assinalar a vitória do exército soviético sobre as forças nazis em 1945.

Os vistos de entrada do grupo, composto por cerca de 15 motociclistas do grupo ‘Lobos da Noite‘, foram anulados por terem sido obtidos de acordo com falsos pressupostos, disse o Governo de Berlim, que tem o direito de proibir a entrada a todos aqueles que considere serem uma ameaça para a segurança das suas fronteiras.

De acordo com uma declaração dos ministérios do Interior e dos Negócios Estrangeiros enviada à agência Bloomberg, a viagem “não contribui para o objetivo de melhorar as relações entre a Alemanha e a Rússia“.

É importante, acrescenta o comunicado, “que o aniversário seja comemorado com dignidade“.

Numa reação a estes desenvolvimentos, o líder do grupo afirmou ao site do canal televisivo NTV que os ‘Lobos da Noite’ mantêm a intenção de fazer a viagem de mota entre Moscovo e Berlim, apesar da proibição de entrarem na Polónia e na Alemanha.

“Vamos como tínhamos planeado. Se abandonarmos a nossa viagem, devíamos abandonar também tudo, o 09 de maio, as nossas campas, a nossa história e o nosso passado, devíamos arrumar tudo, bater palmas e rezar ao dólar”, disse Aleksandr Zaldostanov, conhecido como ‘O cirurgião’.

A viagem tem sido criticada por muitos analistas, principalmente da Europa de Leste, que consideram que a iniciativa, destinada a homenagear a vitória das tropas russas sobre as forças nazis, é uma provocação alimentada pelo Presidente da Rússia, próximo do líder dos ‘motards’.

A intenção deste grupo de motociclistas, que fazm parte dos ‘Lobos da Noite’, o primeiro motoclube russo, criado em 1989 em Moscovo, é repetir o percurso que as forças russas fizeram para derrotar a Alemanha nazi, passando pela Bielorússia, Polónia, República Checa, Eslováquia, Áustria, e terminando em Berlim, onde planeiam chegar a 9 de maio.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Quem duvida que já estamos a viver sob a pata do nazi/fascismo nesta decrépita europa sob a pata dos mercadores de morte nazi/sionistas americanos?

RESPONDER

Mais 3.960 casos e 24 mortes. É o pior dia desde o início da pandemia

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 3.960 casos positivos e 24 mortes por covid-19. Os dados foram divulgados no mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este foi o pior dia desde o …

Reconhecimento para cuidadores informais vai ser mais fácil e rápido

O pedido de estatuto de cuidador informal fica, a partir de hoje, mais fácil, deixando de ser necessário apresentar atestado médico e permitindo que documentos que impliquem atos médicos possam ser apresentados posteriormente. De acordo com …

OE2021 ainda não foi votado, mas já se espera um aumento da despesa em mais de 300 milhões

Entre a entrega da proposta e a votação, o Governo voltou a negociar com os partidos, mostrando abertura para medidas na especialidade que deverão custar pelo menos mais 300 milhões de euros. O Orçamento do Estado …

Portugal é dos 10 países com melhores políticas de integração de migrantes

Portugal está no grupo dos dez países com melhores políticas de integração de migrantes, segundo uma avaliação de 52 estados que destaca o combate à discriminação ou a reunificação familiar como pontos fortes. Segundo o Índice …

Lukashenko classifica grevistas e manifestantes como terroristas. Mais de 600 pessoas foram detidas

O Presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, comparou com terrorismo a atitude de manifestantes e grevistas que participaram na greve nacional convocada pela oposição e nos protestos de cidadãos para exigir a sua renúncia. "Estamos a começar …

"Não acredito que cumpra as nossas leis". Trump diz que voto por correspondência é "inapropriado"

O Presidente dos Estados Unidos (EUA) disse que é "inapropriado" os estados levarem vários dias a contar os votos por correspondência, defendendo que o vencedor deve ser declarado na noite das eleições. "Seria muito, muito apropriado …

Reservas de sangue O+ e A+ com níveis críticos. Federação apela à dádiva

A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) alertou, esta terça-feira, que as reservas nacionais estão com níveis críticos dos tipos O+ e A+, apelando aos portugueses para darem sangue. Em comunicado, a FEPODABES refere …

Madeira quer visitantes infetados a ajudar nas despesas da estadia. "É aquilo que é justo"

O presidente do Governo madeirense anunciou esta terça-feira que decorrem diligências para encontrar mais uma unidade hoteleira para acolher doentes com covid-19, defendendo que os visitantes infetados devem ajudar a custear as despesas da sua …

Filhos de pais separados não podem circular entre concelhos no fim-de-semana

Os filhos de pais separados não poderão deslocar-se entre concelhos para efetuar trocas de residência entre os progenitores entre 30 de outubro a 3 de novembro, o próximo fim-de-semana que abrange o Dia de Todos …

Receita fiscal cai 2.822,7 milhões arrastada pela quebra do IVA e IRC

A receita fiscal do subsetor Estado registou uma redução de 2.822,7 milhões de euros até setembro, recuando 8,3% face ao mesmo período de 2019, refletindo os efeitos da pandemia, segundo a Síntese de Execução Orçamental. “No …