Alemanha e Polónia proíbem entrada de motards russos

Yuri Kochetkov / EPA

O motard russo Alexander Zaldostanov, também conhecido como "O Cirurgião"

O motard russo Alexander Zaldostanov, também conhecido como “O Cirurgião”

A Alemanha juntou-se hoje à Polónia e proibiu também a entrada de um grupo de motociclistas russos que pretendiam partir de Moscovo até Berlim para assinalar a vitória do exército soviético sobre as forças nazis em 1945.

Os vistos de entrada do grupo, composto por cerca de 15 motociclistas do grupo ‘Lobos da Noite‘, foram anulados por terem sido obtidos de acordo com falsos pressupostos, disse o Governo de Berlim, que tem o direito de proibir a entrada a todos aqueles que considere serem uma ameaça para a segurança das suas fronteiras.

De acordo com uma declaração dos ministérios do Interior e dos Negócios Estrangeiros enviada à agência Bloomberg, a viagem “não contribui para o objetivo de melhorar as relações entre a Alemanha e a Rússia“.

É importante, acrescenta o comunicado, “que o aniversário seja comemorado com dignidade“.

Numa reação a estes desenvolvimentos, o líder do grupo afirmou ao site do canal televisivo NTV que os ‘Lobos da Noite’ mantêm a intenção de fazer a viagem de mota entre Moscovo e Berlim, apesar da proibição de entrarem na Polónia e na Alemanha.

“Vamos como tínhamos planeado. Se abandonarmos a nossa viagem, devíamos abandonar também tudo, o 09 de maio, as nossas campas, a nossa história e o nosso passado, devíamos arrumar tudo, bater palmas e rezar ao dólar”, disse Aleksandr Zaldostanov, conhecido como ‘O cirurgião’.

A viagem tem sido criticada por muitos analistas, principalmente da Europa de Leste, que consideram que a iniciativa, destinada a homenagear a vitória das tropas russas sobre as forças nazis, é uma provocação alimentada pelo Presidente da Rússia, próximo do líder dos ‘motards’.

A intenção deste grupo de motociclistas, que fazm parte dos ‘Lobos da Noite’, o primeiro motoclube russo, criado em 1989 em Moscovo, é repetir o percurso que as forças russas fizeram para derrotar a Alemanha nazi, passando pela Bielorússia, Polónia, República Checa, Eslováquia, Áustria, e terminando em Berlim, onde planeiam chegar a 9 de maio.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Quem duvida que já estamos a viver sob a pata do nazi/fascismo nesta decrépita europa sob a pata dos mercadores de morte nazi/sionistas americanos?

RESPONDER

Renováveis baixaram fatura da luz em 2,4 mil milhões na última década

A produção de eletricidade a partir de fontes renováveis permitiu ao sistema elétrico português acumular uma poupança de 2,4 mil milhões de euros ao longo dos últimos 10 anos. Esta é a principal conclusão de um …

Constitucional chumba barrigas de aluguer pela segunda vez

O Tribunal Constitucional chumbou, esta quarta-feira, pela segunda vez, o diploma do Parlamento sobre gestação de substituição, depois de um chumbo no ano passado. O BE apresentou uma proposta em que se previa "que a gestante …

Furacão Humberto ganha força a caminho das Bermudas

O furacão Humberto aumentou de intensidade nas últimas horas e atingiu a categoria 3 a caminho das Bermudas, informou o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC) nesta quarta-feira. O terceiro furacão da temporada no Atlântico, …

Brasil é o país lusófono com mais refugiados. Já Portugal tem as maiores remessas dos emigrantes

Um relatório das Nações Unidas (ONU) revelou que o Brasil é o país lusófono que acolhe mais refugiados, Portugal é o que recebe mais remessas dos emigrantes e Moçambique teve o maior aumento de estrangeiros …

Ryanair deixa de voar entre Porto e Lisboa em outubro (mas fica com base mais reduzida em Faro)

A transportadora aérea irlandesa Ryanair vai deixar de voar entre Porto e Lisboa a partir de 25 de outubro devido a “razões comerciais”. A confirmação foi dada pela empresa ao Jornal de Notícias. Em abril, a …

Frente-a-frente entre Costa e Rio teve menos 633 mil espectadores do que o debate entre Costa e Passos em 2015

O frente-a-frente entre António Costa e Rui Rio, os líderes dos dois maiores partidos, teve menos audiência do que o confronto de há quatro anos, entre António Costa e Pedro Passos Coelho. Cerca de de …

EDP condenada a multa de 48 milhões por abuso de posição dominante na produção de energia

A Autoridade da Concorrência (AdC) condenou a EDP por abuso de posição dominante. A coima de 48 milhões de euros foi aplicada à EDP Produção por manipular a oferta de serviços de sistema que regula …

Há sete anos que a média de secundário dos colocados no Ensino Superior não era tão alta

Há sete anos que a média de secundário dos colocados no ensino superior não era tão alta. Relativamente aos alunos de cursos científico-humanísticos, a média dos colocados tem vindo a aumentar desde 2015, tendo atingido …

Futebolistas internacionais russos Kokorin e Mamayev saíram da prisão

Pavel Mamayev e Alexander Kokorin foram detidos depois de atacarem dois homens, um responsável do governo, num estacionamento de um hotel, e um outro num café. Deixam a prisão por "bom comportamento". Os futebolistas internacionais russos …

Praga de baratas fecha refeitório do hospital Amadora-Sintra

Uma praga de baratas está a afetar o Hospital Amadora-Sintra, provocando sérios transtornos às centenas de trabalhadores desta unidade de saúde. O caso foi denunciado ao Correio da Manhã por funcionários e confirmado pelo hospital. A …