A Alemanha manifestou-se pelos Direitos Humanos. A FIFA não a vai punir

Tobias Schwarz / EPA / POOL

A FIFA anunciou esta sexta-feira que não vai punir a seleção alemã por se ter manifestado a favor dos Direitos Humanos, no início da sua primeira partida de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2022, organizada no Catar, país que é alvo do protesto.

“A FIFA acredita na liberdade de expressão e no poder do futebol para trazer mudanças positivas”, adiantou a organização, em comunicado enviado AFP.

Antes do jogo, que a Islândia venceu por 3-0, os jogadores da seleção alemã apresentaram uma mensagem a favor dos Direitos Humanos.

No momento dos hinos nacionais, os jogadores alemães exibiram uma camisola preta com onze enormes letras brancas, a formar as palavras “HUMAN RIGHTS“, Direitos Humanos em inglês.

A ação acontece pouco depois de o diário britânico The Guardian ter revelado que cerca de 6.500 trabalhadores, a maioria dos quais migrantes da Índia e do subcontinente indiano, morreram no Catar desde que foram contratados em 2010 para organizar o torneio. Este número é contestado pelo emirado árabe.

Na quarta-feira, jogadores noruegueses realizaram uma ação semelhante, antes de entrar em campo em Gibraltar, vestindo camisolas com a frase “Direitos Humanos dentro e fora do campo”.

Após o jogo com a Alemanha, o médio Leon Goretzka explicou o gesto dos jogadores alemães. “Queríamos mostrar claramente à opinião (pública) que não estamos alheios a isso”, disse ele.

Nós próprios desenhámos as letras nas nossas camisolas. Alcançámos um público muito numeroso, e este tipo de expressão é formidável para enviar sinais a favor dos valores que defendemos”, explicou Goretzka.

Noruega prepara novo protesto

O gesto da seleção germânica foi elogiado esta sexta-feira pelo porta-voz do governo alemão, Steffen Seiffert, que o considerou uma “boa ação”.

“É bom relembrar novamente os valores de nossa democracia liberal, num momento em que a democracia não está necessariamente em ascensão em todo o mundo”, acrescentou.

Em conferência de imprensa realizada esta sexta-feira, também o técnico norueguês Staale Solbakken deu os parabéns à seleção alemã.

“É bom que a ‘Mannschaft’ nos tenha seguido. É uma grandes equipa. Não sei quantas pessoas viram a Alemanha jogar o seu primeiro jogo de qualificação para o Campeonato do Mundo, mas seguramente uns 10 a 12 milhões. Isso tem um efeito“, afirmou Solbakken.

O técnico norueguês adiantou ainda que a sua seleção está a planear uma nova ação deste tipo contra a Turquia, que se realiza este sábado.

A FIFA, que tradicionalmente proíbe declarações políticas nos jogos que organiza, decidiu desta vez não sancionar a Noruega e a Alemanha — o que parece indiciar uma mudança de postura da organização que rege o futebol mundial.

AFP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Sonho que se tornou pesadelo". Fernando Santos admite mudanças no onze

O selecionador Fernando Santos disse hoje que Portugal vai carimbar a passagem aos ‘oitavos’ de final do Euro2020 e admite fazer mudanças na equipa para o encontro da derradeira jornada do Grupo F, com a …

Cientistas descobriram dois novos tipos de células cerebrais em ratos

Cientistas descobriram dois novos tipos de células gliais, um tipo de células do sistema nervoso central que dá suporte ao cérebro, em ratos. De acordo com o site EurekAlert!, investigadores da Universidade de Basileia, na Suíça, …

As bactérias intestinais podem influenciar a gravidade de um AVC

Uma equipa de investigadores da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, descobriu uma nova associação cérebro-intestino que está a surpreender a comunidade científica. Os resultados do estudo mostram como um metabólito produzido por bactérias intestinais pode amplificar …

O icónico Tamagotchi está de volta, mas desta vez em forma de smartwatch

No ano em que se celebram os 25 anos do Tamagotchi, surge uma nova versão do icónico brinquedo. O Smart é um Tamagotchi na forma de um relógio inteligente, para se usar no pulso. O …

Rã com olhos vermelhos descoberta no Equador. Chama-se Led Zeppelin

Os seus olhos vermelhos cativaram os investigadores, que decidiram batizar de Led Zeppelin uma nova espécie de rã terrestre descoberta no Equador. A Pristimantis ledzeppelin foi descoberta pelos equatorianos David Brito e Carolina Reyes, cientistas do …

Itália 1 - 0 País de Gales | “Azzurri” vencem mas galeses apuram-se

Imparável! Com o apuramento para os “oitavos” já no bolso, a Itália entrou em campo com nada mais, nada menos do que oito mexidas em relação à equipa que tinha iniciado o último jogo, frente …

Casa de banho do século XII encontrada em bar de tapas em Sevilha

Recentemente, um grupo de trabalhadores encontrou uma casa de banho do século XII dentro de um bar de tapas espanhol. A descoberta está a ajudar a perceber como era a vida em Sevilha na época. No …

Suíça 3 - 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para …

Presidente eleito do Irão promete governo "revolucionário e anticorrupção"

O Presidente eleito do Irão, o clérigo ultraconservador Ebrahim Raissi, prometeu hoje formar um governo "trabalhador, revolucionário e anticorrupção", aludindo ao estrito cumprimento dos princípios do sistema teocrático do país. Num comunicado, Raissi apresentou-se como “um …

Na Coreia do Norte, um pacote de café pode chegar aos 80 euros

Residentes norte-coreanos dizem que uma pequena embalagem de chá preto ou um pacote de café podem chegar aos 60 e 80 euros, respetivamente. Esta semana, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, reconheceu que o …