Alemanha Suécia | Kroos salva alemães no prolongamento

A Alemanha chegou a estar fora do Mundial mas acabou por arrancar três pontos vitais no embate contra a Suécia. E conseguiu-o de forma dramática.

Após estar a perder desde a primeira parte, os campeões do Mundo partiram para cima do seu adversário, empataram, viram-se em inferioridade numérica e, quando já toda a gente pensava no empate, o incrível Toni Kroos fez o 2-1, no último minuto da compensação. Tudo por decidir na derradeira jornada.

Entrada autoritária da Alemanha. Após a derrota ante o México, era obrigatório os germânicos vencerem os suecos. A verdade é que por volta dos 20 minutos, a “mannschaft” registava impressionantes 88% de posse de bola, algo que apenas começou a cair por volta dos 25. E foi no processo de tentar controlar o jogo que os nórdicos marcaram.

Aos 32 minutos, Viktor Claesson lançou Ola Toivonen e este bateu Manuel Neuer para o 1-0, colocando-lhe a bola por cima. Os campeões do Mundo estavam em sérias dificuldades e assim foram para o descanso.

A Suécia já tinha recuperado a posse para os 25% aproveitando uma longa vantagem numérica por lesão de Rudy, mas era no controlo do jogo e na consistência defensiva que baseavam a sua vantagem. O melhor em campo na primeira metade era Mikael Lustig, sueco que registava um rating de 6.0.

A reacção alemã veio logo no arranque do segundo tempo. Aos 48 minutos, cruzamento da esquerda de Timo Werner, ninguém afastou, Mario Gómez tocou ligeiramente na bola, o suficiente para a fazer chegar a Marco Reus, e este atirou a contar para o 1-1. Estava lançada uma segunda parte de grande pressão alemã, em busca de um triunfo tão necessário às suas aspirações.

Essa procura pelo golo não estava a dar frutos, e pior ficou a Alemanha quando Jérôme Boateng viu o segundo amarelo e deixou a sua equipa com dez elementos. Ainda assim, a equipa não desistiu, continuou a dominar e a rematar – um dos disparos defendido por Robin Olsen de forma espantosa, outro devolvido pelo poste – e acabou por ser premiada.

No derradeiro minuto do tempo de compensação (95′), Toni Kroos fez o 2-1 para os germânicos, na sequência de um livre cobrado por Reus. Um resultado que deixa as duas equipas empatadas com três pontos e com tudo em aberto para a terceira jornada.

O melhor em campo só podia ser Kroos. O médio foi o coração, a alma, o mentor e o executor de todo o futebol da equipa, terminando com um GoalPoint Rating de 9.6, o segundo mais elevado deste Mundial até ao momento.

Para além do tento, Kroos fez quatro remates, dois passes para finalização, dois cruzamentos certos (em duas tentativas), acertou 113 dos 121 passes que realizou (93%) – incluindo a totalidade dos 17 longos que fez -, somou incríveis 144 acções com bola (o segundo teve 114), completou as três tentativas de drible e ainda recuperou a bola dez vezes. Incrível!

Resumo

 

PARTILHAR

RESPONDER

Nokia vai criar para a NASA a primeira rede móvel operacional na Lua

O grupo finlandês Nokia vai fabricar para a NASA aquela que será a primeira rede móvel móvel na Lua, como parte de um projeto de base humana permanente da agência espacial norte-americana, foi esta segunda-feira …

Sarkozy acusado de "associação criminosa". Investigação sobre ligações à Líbia continua

Nicolas Sarkozy, o antigo Presidente francês, está a ser acusado de "associação criminosa" como parte de uma investigação sobre o financiamento da sua campanha presidencial de 2007, particularmente acerca dos seus alegados vínculos com o …

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em três milénios

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em quase três milénios, aponta uma nova investigação da Universidade de Massachusetts em Amherst, nos Estados Unidos, e da Universidade de Quebec, no Canadá. As …

NASA apresenta rover "transformer" que vai explorar os penhascos íngremes de Marte

A NASA acaba de apresentar um rover de quatro rodas, denominado DuAxel, que se pode dividir em dois rovers de duas rodas separados. O robô foi projetado para, um dia, explorar alguns dos terrenos mais …

Veneno de vespa pode ter muito "potencial" na composição de antibióticos

Com o passar dos anos, a população começa a ficar mais resistente a certos medicamentos e estes deixam de fazer efeito. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu novas moléculas anti-microbianas a partir do veneno de …

"Ou és infetado ou morres de fome". Trabalhadores da Amazon nas Filipinas denunciam condições precárias

Trabalhadores contratados pela empresa de segurança Ring da Amazon que trabalham em call centers nas Filipinas denunciam condições de trabalho que dizem ser precárias, mostrando-se ainda mais preocupados com a situação por causa da pandemia …

"Momento muito duro". André Almeida sofreu rotura de ligamentos e arrisca paragem longa

O futebolista internacional português André Almeida sofreu uma entorse do joelho direito, que resultou numa “rotura do ligamento cruzado anterior e do ligamento lateral interno”, informou esta segunda-feira o Benfica. O lateral dos encarnados saiu aos …

Apoio à retoma. Empresas com perdas de 25% podem reduzir horário até 33% já esta terça-feira

Empregadores com quebra de faturação igual ou superior a 25% vão poder reduzir até 33% o horário dos trabalhadores, entre outubro e dezembro, segundo a alteração ao regime de retoma progressiva de empresas em crise. O …

Chega quer tornar voto obrigatório e sanções para quem não cumprir

O deputado único do Chega entregou uma nova proposta no âmbito do projeto de revisão constitucional do partido para tornar o voto obrigatório para todos os cidadãos que o possam exercer e sanções para quem …

A Alemanha quer tornar o teletrabalho um direito legal

O Governo alemão prepara-se para publicar um projeto de lei que dará aos trabalhadores do país o direito legar de trabalhar a partir de casa. A medida aplicar-se-á a todos as atividades laborais que possam …