Alemães aconselhados a armazenar comida e água pela primeira vez desde a Guerra Fria

Moritz Hager / World Economic Forum

Angela Merkel, chanceler alemã

O Governo alemão quer pedir aos cidadãos, pela primeira vez desde o fim da Guerra Fria, que se abasteçam de comida para 10 dias e de água para cinco dias para fazer face a um eventual ato terrorista ou a uma catástrofe.

Os cidadãos deverão “preparar-se apropriadamente para um desenvolvimento que possa ameaçar a nossa existência e não pode categoricamente ser excluído no futuro“, lê-se no relatório a que o jornal alemão Frankfurter Allgemeine, citado pela Reuters, teve acesso.

O abastecimento de comida e água, referido no documento elaborado pelo Ministério do Interior alemão, não era pedido aos cidadãos desde o fim da Guerra Fria.

De acordo com a Euronews, em vez de provocar uma corrida aos supermercados, a notícia gerou críticas e piadas nas redes sociais, onde surgiram várias comparações aos hamsters, que acumulam a maior quantidade de comida possível nas bochechas.

O relatório divulgado também menciona a necessidade de um sistema de alarme de confiança, uma melhor proteção estrutural de edifícios e mais capacidade no sistema de saúde.

Reintrodução do serviço militar obrigatório

O serviço militar obrigatório, na Alemanha, foi eliminado em 2011 – pondo fim a uma medida que se prolongava há 55 anos -, mas segundo a imprensa alemã o plano elaborado pelo Ministério do Interior sugere a reativação desse serviço.

O plano refere, também, o “apoio às forças de combate” por parte dos civis, no caso do país ser obrigado a defender as fronteiras nacionais.

A iniciativa inclui a obrigação de apoio – por parte da população civil – às Forças Armadas, o que pode incluir o uso de viaturas e cedência de combustível.

O Governo alemão tem ainda a intenção de proibir a utilização de burca e do nicabe que, segundo os Ministros do Interior conservadores, são uma barreira à integração e tornam as mulheres inferiores.

Esta é a mais polémica de uma série de medidas que têm o objetivo de lutar contra o terrorismo, depois de o país ter sofrido vários ataques que resultaram na morte de dezenas de pessoas.

Segundo o Independent, um porta-voz do Ministério do Interior informou que todas as medidas vão ser discutidas na quarta-feira.

BZR, ZAP

PARTILHAR

22 COMENTÁRIOS

    • Armazenar comida e água para 5 e 10 dias respetivamente… mas normalmente não se morre de sede bem antes de se morrer de fome? Acho melhor armazenarem cerveja também. Ah, e já agora não está um colapso financeiro previsto para o fim do verão? Já começa a tardar. De resto os bancos nacionais estão quase todos sabiamente postos a jeito para irem pro lixo. Basta um encontrãozito. Que vai ser de nós então?

  1. Essa teoria “Quem com ferros matou com ferros morrerá.” seria então aplicável praticamente a todos os países do mundo. Os Romanos deram pancada em meio mundo. Os Árabes, o mesmo. Portugueses e Espanhóis também têm um lindo passado. Os Ingleses e Franceses não poderão falar muito, espalhando morte e destruição na Europa e no resto do mundo. Os EUA e os Russos num passado mais recente da história da humanidade também têm seguramente muitas histórias para contar um pouco por todo o lado. Há até quem refira que Estaline matou mais gente do que o Hitler. Pelo caminho poderia referir-se o prolongamento do império romano do oriente (Bizantino), os Zulus, os Japoneses, os imensos genocídios ocorridos em muitos países africanos, a Indonésia enquanto ditadura, os países resultantes da ex-jugoslávia… Tenho mesmo muita dúvida se existe algum país com as mãos limpas. Duvido que em algum momento da história não tenham ido para além do humanamente aceitável.

    Os Alemães também tiveram a sua página negra da história mundial que por certo todos ou quase todos prefeririam que nunca tivesse ocorrido. Só se torna mais grave porque foi mais recente e está mais viva do que todas as outras barbáries citadas.

  2. Boa chamada de atenção amigo, é que há muita gente que não liga ou ignora totalmente os sinais. Vamos lá recordar.
    1- Stop é para parar.

    Vá precisamos de voluntários pra continuar isto, não vou estar aqui a escrever o código da estrada sozinho não é …

  3. Não me cheira a Terrorismo…Cheira-me a Russia…Crimeia…etc…
    Talvez uma chamada de atenção para a Russia se acalmar, têm vindo a público as enormes manobras da NATO, os reforços de meios e pessoal em países perto da fronteira Russa…
    E as contra-medidas Russas…que está a fazer o mesmo, aumentar as forças na zona.

    • Rússia?! AHAHAHAHAH não abras os olhos não.
      Vê lá quem financia o daesh… De onde vêm os toyotas, as armas… Segue o dinheiro. Da Rússia não é de certeza.

    • O que diz o Rui não está desprovido de sentido, bem pelo contrário.
      Neste momento assistimos à “palhaçada” do golpe de Estado na Turquia. Sou daqueles que acho que esse golpe “palaciano” mais não foi do que uma estratégia para aprofundar e consolidar no poder o Erdogan, um ditador autêntico, cujos ideais são, no plano religioso, islâmicos e, no plano político, claramente pró Russos. Não foi por acaso que a primeira deslocação oficial que fez logo após o “golpe de Estado” foi à Russia numa visita a Putin. A estratégia está montada e passa pelo dominio da Siria, eventualmente repartido com a Russia. Hoje mesmo já tivemos notícia da invasão das tropas Turcas em parte do território Sirio. Agora a questão que se coloca é, sabendo que a Turquia é membro e aliado de peso da NATO, que detém no seu território bases militares da NATO, incluindo material militar de ponta, aviões, sistemas de defesa anti-missil, etc, e que, estrategicamente, é um ponto crucial para “supervisão” do médio oriente, fazendo esta aproximação à Russia, o que é que isto poderá desencadear a nível até da estabilidade e paz na própria europa, com quem a Turquia tambem tem tido, por causa dos refugiados, algumas situações de tensão.
      Sinceramente, encaro esta situação muito a sério.

  4. Meteram o veneno em casa, agora até já começam a preparar planos para reter as pessoas fechadas caso ocorra um ataque o que quer dizer que tentam remediar o mal em vez de o curar, estamos sitiados nesta Europa “livre”.

  5. Não veem que isto não passa de uma jogada de bastidor dos lobbies da água e das salsichas e do atum em lata!

    ABRAM OS OLHOS!

    Acho estranho ninguém ter aparecido com mais uma teoria da cabala como esta aqui nos comentários. É com cada uma que aqui se vê dos militantes antieuropa que deixo aqui mais esta sugestão para a discussão. Será que os salsicheiros andaram a pressionar a Merkel? Ou será que a banca alemã precisa que se vendam mais salsichas e atum a crédito para aumentar a riqueza dos mais ricos? Na minha opinião isto é um esforço concertado da grande finança mundial para endividar ainda mais as famílias na compra de atum e salsichas a crédito e assim controlar estados e povos e oprimir tudo e todos.

  6. Fantástico! Um tema interessante mas no entanto completamente ironizado pela maioria. Existe por aqui alguém que saiba “ler nas entrelinhas” e que consiga fazer uma leitura atenta e uma reflexão também? Pronto….agora a que estraguei tudo, já estou a imaginar um tantos com a faca nos dentes a começar a escrever as maiores barbaridades sobre o meu comentário 🙂

    • Caro amigo,
      Sem duvida, os comentários feitos estão repletos de ironias e desvalorizam o teor da notícia.
      Sinceramente, acho a notícia preocupante. Geralmente, os governos ocultam informação alarmista aos cidadaos para evitar o pânico, o que é compreensível, e é exactamente por saber isso, que esta notícia me inquieta. Os focos de tensão no mundo são hoje evidentes, a falta de bom senso assola os governos, a ganância abunda e este mix pode ser explosivo a qualquer momento e à escala global.
      Um país que transmite uma informação destas aos seus cidadãos estará por certo na posse de informação suficientemente grave e consistente para o fazer. É legitimo assumir portanto, que haverá serios riscos de que algo muito grave e letal estará para acontecer. Esperemos que não!

  7. Nas entrelinhas posso ler: O governo alemão sabe de algo que está para vir e não quer “alarmar” mas … também não pode ficar calado. “Algo” vem mesmo aí e não é só para os alemães. É para todos inclusive nós que achamos que estamos neste paraíso/inferno á beira-mar plantado.

  8. OS SINAIS DOS TEMPOS cada vez mais a DECLARAREM_SE até os.as GRANDES ja se estão a PRECAVER iuiiuui pois pois…..
    Esperem ou melhor dizendo vamos ESPERAR pela ou pelas PANCADAS!!!!?????:::…..
    Mas o PLANETA não vai ACABAR e ser DESTRUIDO–as que vai haver muito SOFRIMENTO RANGER DE DENTES OLHO POR OLHO DENTE POR DENTE–PELA ESPADA SE MATARA–por ELA SE MORRERA—etcetceetc…..
    O RASTILHO ja ARDE o FIM APROXIMA-SE ……
    OU TODO O PLANETA se JUNTARA E REZARA a PEDIR ao/a ONI /OMNI ou ELE.A se encarregara de ABRIR O LIVRO DA VIDA –e ai O JULGAMENTO -MEU TEU VOSSO VOSSOS dee todo o NOSSO PLANETA UNIVERSO:S GALAXIAS etcetcetc ……
    SE IRA DECIDIR o DESTINO DESTE __PLANETA e não–SO…
    AMEN SR A PODEROSO:A do COSMOS FAÇA-se segundo a VOSSA DECISÃO ::….
    AUDAI-NOS a todos.as nos TERRESTRES e aos.as mais necessitados.as em 1º LUGAR e em SEGUIDA a todo o SER HUMANO _PEDOAI-LHES–QUE _EU_ELES ELAS -mulheres –homens jovens idosos.as crianças ACOLHEI_NOS ni VOSSO REINO que não é DESTE MUNDO.. E que venha os NOVOS CEUS E A NOVA TERRA__MAS que se faça a sua VONTADE E não a NOSSA–PERDOAI_LHES que não SABEM o que FAZEM e nem o que ESTÃO A FAZER………
    AMEN
    A,G,P.

  9. POIS pois, eu de acordo com todos os comentarios, e vou fazer o mesmoiiiii sem vontade de rir –vou começar a aferrolhar aiai voou vouuiuii no — EURONEWS–ja estão constantemente a anunciar que a ALEMANHA ja pede ao povo para JUNTAR COMIDA E AGUA etetc uiuiui maumauu-isto esta mesmo mau õ.õ ^.^…..
    .AI JESUSA DEUSCRISTO CRISTO DEUS JESUSA VALEI_NOS……
    a.g.p.

RESPONDER

Ventura diz que Marcelo quer flexibilização das restrições no Natal

O líder e deputado único do Chega, André Ventura, afirmou esta quinta-feira que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, manifestou a vontade de que haja alguma flexibilização das restrições à circulação no Natal. Após …

Governo do Brasil aponta início da vacinação entre janeiro e fevereiro

O ministro da Saúde do Brasil, Eduardo Pazuello, disse que o país vai começar a receber 15 milhões de doses de vacinas para a covid-19 entre janeiro e fevereiro de 2021, com mais cem milhões …

Solução para Novo Banco pode não passar por um OE retificativo, diz João Leão

O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, disse que a alternativa à anulação da transferência de 476 milhões de euros para o Novo Banco não tem "necessariamente que passar" por um orçamento retificativo …

Plano de vacinação arranca em janeiro com três fases. 950 mil pessoas no primeiro grupo prioritário

Pessoas com mais de 50 anos com uma patologia frequente nos casos graves de covid-19, residentes e/ou internados em lares e profissionais de saúde integram o primeiro grupo prioritário para a administração da vacina de …

Segunda vaga de moratórias autorizada pela Autoridade Bancária Europeia

A Autoridade Bancária Europeia (EBA) autorizou a reabertura de moratórias de crédito, com efeitos a partir de 01 de outubro até 31 de março de 2021, dois meses após ter suspendido novas adesões. Num comunicado publicado …

Turquia alvo de críticas duras em reunião da NATO e em risco de sanções

A Turquia esteve esta quarta-feira sob um fogo de críticas na reunião virtual dos Ministros dos Negócios Estrangeiros (MNE) da NATO e, com a deceção manifestada pelos Estados Unidos, deve preparar-se para sanções económicas americanas …

O que Neymar mais quer é voltar a jogar com Messi. Só se vier a custo zero, diz o Barça

O internacional brasileiro Neymar, que alinha pelo PSG, confessou esta quarta-feira que o mais deseja é voltar a jogar com o astro argentino Lionel Messi, com quem partilhou balneário entre 2013 e 2017 no Barcelona. …

Ministro da Administração Interna e procuradora-geral da República vão ser ouvidos no Parlamento

Eduardo Cabrita será ouvido sobre o caso do cidadão ucraniano assassinado nas instalações do SEF e Lucília Gago sobre a "recente diretiva sobre os poderes hierárquicos" na magistratura do Ministério Público. A comissão de Assuntos Constitucionais …

Portugal regista mais 79 mortos e 3.772 novos casos de covid-19

Portugal contabiliza esta quinta-feira mais 79 mortos relacionados com o novo coronavírus, que provoca a covid-19, e 3.772 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da …

França investiga 76 mesquitas por suspeita de radicalização islâmica

A França vai investigar nos próximos dias 76 mesquitas por suspeitas de radicalização islâmica, anunciou esta quarta-feira o ministro do Interior do país, Gerald Darmanin. Trata-se de 16 templos na região de Paris e 60 no …