Alargamento da ADSE pode chegar a mais de cem mil novos beneficiários

Prefeitura Rio Bonito RJ

Num cenário “realista”, a revisão das condições de acesso ao regime de saúde público poderão levar a um aumento de 118 mil no número de beneficiários.

O alargamento da ADSE aos trabalhadores do Estado ou de empresas públicas com contrato individual de trabalho e a pessoas que já trabalham na administração pública mas que estão fora deste sistema poderia levar à entrada de 118 mil novos beneficiários.

Este é o “cenário realista” apresentado num estudo sobre as condições de adesão de novos beneficiários ao subsistema de saúde dos funcionários públicos, avança o DN.

A proposta de alteração ao decreto-lei que regula os benefícios da ADSE, e que alargará o universo de potenciais beneficiários, já conheceu várias versões sem, no entanto, reunir o consenso do Conselho Geral e de Supervisão.

Em novembro, o Conselho Geral e de Supervisão sugeriu ao conselho diretivo que, numa primeira fase, permita a inscrição aos trabalhadores com contrato individual de trabalho, nomeadamente dos hospitais, aos que anularam a inscrição na ADSE e aos que não o fizeram dentro do prazo.

Segundo o jornal, a análise deste dossiê será agora retomada e o tema será abordado na reunião do Conselho Geral e de Supervisão esta quinta-feira, que tem como tema central a revisão da tabela de preços das consultas médicas, de clínica geral e de especialidade.

O estudo precisa que somando a este universo os contratos a prazo e os trabalhadores de empresas públicas e do setor social o número seria elevado para 174 mil novos beneficiários – e para 118,7 mil num cenário considerado “realista” pelo estudo a que o DN teve acesso.

A proposta de alteração contempla ainda o alargamento da ADSE aos cônjuges e aos filhos até aos 30 anos dos atuais beneficiários, mas os membros do CGS querem ter acesso a informação mais detalhada sobre o impacto financeiro desta medida.

No entanto, todos os impactos e custos consequentes deste alargamento terão ainda de ser estudados e fundamentados. Segundo o DN, Eugénio Rosa, representante da Frente Comum, não é contra o alargamento, mas sublinha a necessidade de este respeitar a matriz da ADSE e de ser avaliado o seu impacto na sustentabilidade do sistema.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A NASA pode já ter encontrado o misterioso Planeta X

O misterioso Planeta X, um planeta gigante desconhecido nos confins do Sistema Solar e que mexe com as órbitas de algumas das rochas do Cinturão de Kuiper, pode já ter sido visto pela NASA. Acredita-se que …

Episódio de “Os Simpsons” com Michael Jackson retirado do Disney+

No seguimento da controvérsia em torno de Michael Jackson depois do documentário Leaving Neverland, o episódio de Os Simpsons com a presença do cantor foi deixado de fora do catálogo do Disney+, a nova plataforma …

Lítio pode reverter malefícios de radiação no cérebro

Cientistas concluíram numa experiência com ratos que o lítio pode reverter os malefícios da radiação no cérebro, podendo o seu uso ser promissor para tratar crianças que foram sujeitas a radioterapia e desenvolveram posteriormente défices …

Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas nos clientes

https://vimeo.com/373176205 Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas para enganar, iludir ou persuadir os clientes. A tendência é que o recurso a estas práticas aumente nos próximos anos. Um estudo apresentado na semana …

Eurovisão procura voluntários para trabalhar 18 dias seguidos sem vencimento

A procura de voluntários para o Festival Eurovisão de 2020 está a gerar polémica. A organização quer disponibilidade total durante 18 dias, não oferecendo qualquer vencimento, nem pagando despesas de viagem ou estadia. O Festival Eurovisão …

Portugal 6 vs 0 Lituânia | Ronaldo e Cia destroem lituanos

Portugal goleou a Lituânia esta quinta-feira no Estádio Algarve, por 6-0, e está a uma vitória de garantir o apuramento para o Euro 2020, decisão que está marcada para o próximo domingo, quando a seleção …

Um “caixão” nuclear da Guerra Fria pode estar prestes a colapsar

Durante a Guerra Fria, os EUA lançaram 67 bombas atómicas nas Ilhas Marshall, no oceano Pacífico. No fim nos anos 70, os detritos expostos à radiação nas seis ilhas foram transportados para um poço gigante …

App usada para ler dados biométricos de europeus no Reino Unido pode ser pirateada

A aplicação digital criada pelo governo britânico para recolher dados biométricos dos europeus candidatos ao estatuto de residente no Reino Unido, obrigatório depois do Brexit e pedido por 210 mil portugueses, pode ser pirateada, alertou …

Bruxelas abre processo de infração contra Reino Unido por não nomear comissário europeu

A Comissão Europeia anunciou esta quinta-feira a abertura de um procedimento de infração contra o Reino Unido por este Estado-membro, que está em processo de saída da União Europeia (UE), não ter nomeado um comissário. “Enquanto …

Urgência pediátrica do Garcia de Orta encerra à noite a partir de segunda-feira

O serviço de urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, em Almada, vai fechar à noite a partir de segunda-feira, disse a ministra da Saúde, que prolongou o horário de duas unidades de saúde para …