PS promete ajustes para que procuradores e juízes ganhem o mesmo

Manuel de Almeida / Lusa

A Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem

O PS deixou a promessa de alterar o estatuto do Ministério Público para garantir que procuradores ganhem tanto quanto juízes. O sindicato espera para ver e mantém greve.

Para esta quarta-feira está agendada uma greve dos procuradores com duração de três dias, que tem como objetivo protestar contra a proposta do PS para alterar o estatuto da classe. O socialista Jorge Lacão veio garantir o paralelismo de vencimentos entre procuradores e juízes, mas o sindicato espera para ver.

O Sindicato de Procuradores do Ministério Público mantém a greve, alegando que o texto apenas menciona o paralelismo das carreiras, sem detalhar especificamente as remunerações.

Com a votação do novo estatuto esta quarta-feira, Lucília Gago, a procuradora-geral da República não se mostrou flexível e disse que não aceita outra solução para além da equiparação de vencimentos dos magistrados com os juízes.

Jorge Lacão, em declarações ao jornal Público, diz esperar que esta quarta-feira já estejam “prontas as alterações relativas à matéria remuneratória” e que estas “irão deixar claro que o paralelismo relativamente aos juízes se mantém”.

“As condições remuneratórias dos magistrados do Ministério Público terão equivalência àquelas que foram aprovadas para os magistrados judiciais e isso vai ficar claro“, reforçou o deputado socialista.

Ainda no dia 30 de maio foi aprovada uma medida que prevê que os juízes ganhem mais do que o primeiro-ministro. Em contrapartida, ficam impedidos de auferir vencimentos superiores a 90% do salário do Presidente da República.

O Bloco de Esquerda criticou a “situação excecional” das remunerações dos juízes que foi aprovada na comissão parlamentar, mas o PS defendeu que o novo estatuto apenas acaba com um corte que existia no topo da carreira.

Caso o paralelismo de rendimentos seja garantido na proposta de quarta-feira, PCP e CDS/PP, que votaram a favor no dia 30 de maio, deverão também aprovar a nova medida para os procuradores. António Filipe, do PCP, disse que “votará favoravelmente tudo o que corresponder a essas as reivindicações”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Coreia do Norte importou milhões de dólares em bens de luxo apesar da proibição da ONU

A Coreia do Norte não pode importar bens de luxo. Mas um relatório da C4ADS - organização sem fins lucrativos que analisa conflitos e transações mundiais - concluiu que o país importou pelo menos 191 …

Texto base do inquérito à CGD aprovado. Indícios de gestão danosa ficam de fora

O Parlamento aprovou esta quarta-feira por unanimidade o projeto base do relatório da II comissão parlamentar de inquérito à recapitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD) e atos de gestão, noticia o jornal Eco. Tal como …

Alemanha aprova multas até 2.500 euros para pais que não vacinem filhos contra sarampo

A decisão aprovada, esta quarta-feira, estabelece que as multas poderão chegar aos 2.500 euros e também determina a exclusão de crianças não vacinadas do direito às creches. O conselho de ministros da Alemanha aprovou, esta quarta-feira, multas …

Demissão no PS Guarda após chumbo da lista liderada pela candidata de Costa

O presidente da Federação Socialista da Guarda, Pedro Fonseca, anunciou que vai demitir-se do cargo depois de a lista de candidatos às eleições legislativas, liderada por Ana Mendes Godinho, que foi apontada por António Costa, …

EDP não quer construir barragem do Fridão porque "é um péssimo negócio", diz Matos Fernandes

O ministro do Ambiente e Transição Energética reiterou esta terça-feira que o Governo não vai devolver dinheiro à EDP, que estava destinado à construção da barragem de Fridão, referindo que foi a empresa a desistir …

Estado vai ajudar restaurantes e hotéis a pagarem cinzeiros

Os estabelecimentos comerciais que ficam obrigados a disponibilizarem cinzeiros para cumprir a Lei das Beatas que foi aprovada, podem candidatar-se a fundos públicos para financiarem a colocação destes objectos. A Lei das Beatas, que prevê multas …

Meninas paquistanesas unidas pelo crânio foram separadas com sucesso em Londres

Duas meninas paquistanesas, que nasceram unidas pela cabeça num caso raro de siamesas, foram separadas com sucesso num hospital de Londres e já tiveram alta. Nascidas em janeiro de 2017, na cidade de Charsadda, no centro …

Ex-jogadores do Atlético de Madrid suspeitos de fraude fiscal

Os ex-futebolistas do Atlético de Madrid Juanma López e Mariano Aguilar estão a ser investigados por suspeita de terem defraudado o fisco em mais de cinco milhões de euros, revelou a justiça espanhola. Juanma López, de …

Açores considerados "hope spot" para a conservação dos oceanos

O arquipélago dos Açores foi classificado como "hope spot" (local de esperança) de proteção dos oceanos pela Mission Blue Foundation Sylvia Earle Alliance, um reconhecimento que pretende fazer da conservação da região uma prioridade. O reconhecimento …

Aprovado projeto contra sacos e cuvetes de plástico para pão, fruta e legumes

A comissão parlamentar de Ambiente aprovou, esta terça-feira, um projeto de lei dos Verdes para proibir a distribuição de sacos de plástico ultraleves e cuvetes de plástico para pão, frutas e legumes no comércio. O projeto …