PS promete ajustes para que procuradores e juízes ganhem o mesmo

Manuel de Almeida / Lusa

A Ministra da Justiça, Francisca Van Dunem

O PS deixou a promessa de alterar o estatuto do Ministério Público para garantir que procuradores ganhem tanto quanto juízes. O sindicato espera para ver e mantém greve.

Para esta quarta-feira está agendada uma greve dos procuradores com duração de três dias, que tem como objetivo protestar contra a proposta do PS para alterar o estatuto da classe. O socialista Jorge Lacão veio garantir o paralelismo de vencimentos entre procuradores e juízes, mas o sindicato espera para ver.

O Sindicato de Procuradores do Ministério Público mantém a greve, alegando que o texto apenas menciona o paralelismo das carreiras, sem detalhar especificamente as remunerações.

Com a votação do novo estatuto esta quarta-feira, Lucília Gago, a procuradora-geral da República não se mostrou flexível e disse que não aceita outra solução para além da equiparação de vencimentos dos magistrados com os juízes.

Jorge Lacão, em declarações ao jornal Público, diz esperar que esta quarta-feira já estejam “prontas as alterações relativas à matéria remuneratória” e que estas “irão deixar claro que o paralelismo relativamente aos juízes se mantém”.

“As condições remuneratórias dos magistrados do Ministério Público terão equivalência àquelas que foram aprovadas para os magistrados judiciais e isso vai ficar claro“, reforçou o deputado socialista.

Ainda no dia 30 de maio foi aprovada uma medida que prevê que os juízes ganhem mais do que o primeiro-ministro. Em contrapartida, ficam impedidos de auferir vencimentos superiores a 90% do salário do Presidente da República.

O Bloco de Esquerda criticou a “situação excecional” das remunerações dos juízes que foi aprovada na comissão parlamentar, mas o PS defendeu que o novo estatuto apenas acaba com um corte que existia no topo da carreira.

Caso o paralelismo de rendimentos seja garantido na proposta de quarta-feira, PCP e CDS/PP, que votaram a favor no dia 30 de maio, deverão também aprovar a nova medida para os procuradores. António Filipe, do PCP, disse que “votará favoravelmente tudo o que corresponder a essas as reivindicações”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Lava que se farta". Justiça dá razão a Ana Gomes no processo movido por Isabel dos Santos

A ex-eurodeputada Ana Gomes venceu um dos processos que foi movido contra ela por Isabel dos Santos. Em causa estão publicações no Twitter, onde a diplomata acusava a empresária angolana de estar a usar Portugal …

Secretário da Cultura brasileiro vai ser demitido depois de se inspirar em discurso nazi de Goebbels

Roberto Alvim, secretário da Cultura brasileiro, fez um discurso esta quinta-feira copiando um discurso muito conhecido do ministro da propaganda de Adolf Hitler, Joseph Goebbels. O secretário da Cultura do Brasil, Roberto Alvim, divulgou um vídeo …

Presidente da Guatemala anuncia corte de relações com Venezuela

O novo Presidente da Guatemala, Alejandro Giammattei, anunciou na quinta-feira que ordenou o corte de relações com a Venezuela e o encerramento da embaixada neste país. Alejandro Giammattei, médico e ex-diretor do Sistema Penitenciário da Guatemala, …

Bolsonaro vai manter secretário acusado de irregularidades no Governo

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, defendeu hoje o titular da Secretaria Especial da Comunicação Social (Secom, órgão da Presidência), Fabio Wajngarten, acusado de alegadas irregularidades em contratos, garantindo que o manterá no cargo. “Pelo que eu …

FC Porto empresta Waris ao Estrasburgo com opção de compra obrigatória

O avançado ganês foi emprestado pelo FC Porto ao Estrasburgo até ao final da temporada, num negócio que inclui uma cláusula de opção de compra obrigatória. No final do empréstimo, o Estrasburgo fica obrigado a contratar …

Miguel Guimarães reeleito bastonário da Ordem dos Médicos

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, foi eleito esta quinta-feira para um segundo mandato, com 93% dos votos. De acordo com os resultados provisórios avançados pela Ordem, estando contados 16.723 votos, Miguel Guimarães foi …

Governante sugere "chazinhos e bolos" para acabar com agressões nas salas de espera dos hospitais

"Salas de espera com bom aspecto, com televisão, revistas" e com "chazinhos e bolos" podem ajudar a reduzir o "clima de tensão" que se vive em alguns hospitais, contribuindo para acabar com as agressões a …

Detidos cinco suspeitos da morte de jovem cabo-verdiano em Bragança

A Polícia Judiciária anunciou, esta sexta-feira, que foram detidos cinco homens, suspeitos de estarem envolvidos na morte do estudante cabo-verdiano, em Bragança. A Polícia Judiciária (PJ) anunciou, em comunicado, que procedeu, esta quinta-feira, a "buscas domiciliárias, …

Cláudio Monteiro renuncia a cargo de juiz do Tribunal Constitucional

O juiz renunciou ao mandato do Tribunal Constitucional por ter sido, entretanto, nomeado Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal. O juiz Cláudio Monteiro renunciou, esta quinta-feira, ao mandato de juiz do Tribunal Constitucional (TC), de acordo com …

Proposta do BE sobre IVA da energia vai ser rejeitada pelo Governo, revela PS

Uma proposta do Bloco de Esquerda (BE) para reduzir o IVA sobre a eletricidade e o gás natural, sem impacto no Orçamento de Estado para 2020, vai ser rejeitada pelo Governo, por não corresponder à sua …