Já pode ajudar a NASA a batizar o manequim que vai até à Lua

(dr) NASA

O “Moonikin” que vai a bordo da Orion, na missão lunar Artemis I

A agência espacial norte-americana está a pedir ajuda para batizar o “Moonikin”, o manequim que vai a bordo da nave Orion, durante a missão lunar Artemis I, ainda este ano.

Quando a nave espacial Orion, da NASA, descolar na sua missão lunar Artemis I, que está programada para acontecer em novembro, o lugar do comandante não vai vazio. Tal como conta a CNN, este irá ser ocupado por um manequim (equipado com dois sensores de radiação e um fato espacial de primeira geração) para mostrar aquilo que poderão sentir os astronautas durante a missão espacial Artemis II.

Porém, apesar de ter um objetivo bem definido, este manequim ainda não tem nome. É por isso que a agência espacial norte-americana está a desafiar as pessoas a ajudarem-na com esta tarefa.

Desde esta quarta-feira, e até 28 de junho, a NASA está a pedir, através das suas redes sociais, para que os internautas votem entre oito nomes: Ace, Campos, Delos, Duhart, Montgomery, Rigel, Shackleton e Wargo.

“Convidar o público a participar nos concursos de nomes e outros desafios é importante para trazer as pessoas para esta jornada e inspirar a próxima geração de exploradores”, disse Kathryn Hambleton, porta-voz da NASA, citada pela estação televisiva.

“Estamos ansiosos para saber o nome selecionado para o ‘Moonikin’ e encorajamos as pessoas a acompanhar-nos enquanto trabalhamos em direção a uma presença duradoura na Lua e à volta dela e nos preparamos para a primeira missão a Marte”, acrescentou.

Segundo a CNN, os engenheiros da NASA vão comparar os dados de voo do Artemis I com testes anteriores realizados em terra com o mesmo manequim e com humanos para se prepararem para a Artemis II.

“É fundamental obtermos dados do manequim da Artemis I para garantir que todos os sistemas recém-projetados, juntamente com um sistema de amortecimento de energia no qual os assentos são montados, se integram e dão a proteção que os membros da tripulação irão precisar na preparação para a nossa primeira missão tripulada Artemis II”, disse Jason Hutt, líder da Orion Crew Systems Integration, em comunicado.

Este manequim vai poder ter a companhia de Helga e Zohar, duas figuras sem cabeça nem membros que irão sentadas nos dois assentos inferiores da Orion. Ambas fazem parte de um estudo que tem como objetivo quantificar a radiação espacial que os astronautas poderão experienciar dentro da nave espacial durante missões à Lua.

Além disso, também servem para avaliar um colete protetor de radiação, chamado AstroRad, que pode reduzir essa exposição, de acordo com a NASA.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ordem dos Médicos apela a rápida revisão da norma sobre vacinação dos jovens

O bastonário da Ordem dos Médicos considerou esta segunda-feira que a decisão da Direção-Geral da Saúde sobre a vacinação dos jovens cria desigualdades e contribui para entropia no processo de vacinação, apelando a uma "rápida …

Repressão em Hong Kong. Cantor e ativista detido por "conduta corrupta"

O ativista pró-democracia e cantor Anthony Wong foi detido esta segunda-feira em Hong Kong, sob acusações de violar a lei ao atuar num comício, há três anos. O órgão anticorrupção de Hong Kong disse que, no …

Empresa de vestuário Dielmar sucumbiu à covid-19 e pediu insolvência

A empresa de vestuário Dielmar, com sede em Alcains, Castelo Branco, e cerca de 300 trabalhadores, pediu a insolvência ao fim de 56 anos de atividade, uma decisão que a administração atribui aos efeitos da …

Viajantes de UE e EUA vacinados isentos de quarentena em Inglaterra

Os viajantes oriundos da União Europeia e dos Estados Unidos com vacinação completa contra a covid-19 deixaram esta segunda-feira de ter de cumprir quarentena ao entrar em Inglaterra, Escócia e País de Gales. A medida entrou …

Israel ameaça "enviar uma mensagem" ao Irão após ataque contra petroleiro

O Governo de Israel ameaçou "enviar uma mensagem ao Irão" em resposta ao ataque contra um petroleiro de uma empresa israelita, na quinta-feira, na costa de Omã, no qual morreram um segurança britânico e um …

Primazia masculina nas autárquicas. Partidos cumprem lei da paridade "porque são obrigados"

O estudo "Eleitos locais em Portugal: os perfis e a questão de género", do CIES, ISCTE-IUL, analisou a questão de género nas eleições autárquicas de 1974 a 2017. O Diário de Notícias, que cita o estudo …

UE aplica sanções contra primeira-dama do Nicarágua

A União Europeia (UE) aplicou sanções esta segunda-feira à primeira-dama e vice-Presidente da Nicarágua, Rosario Murillo, e a sete outras autoridades por violações dos direitos humanos e por minarem a democracia, durante uma ofensiva contra …

Exames nacionais. Média da maioria das provas desce (e Matemática cai quase 3 valores)

As médias nos exames nacionais desceram a 20 disciplinas, num ano em que o grau de dificuldade das provas aumentou ligeiramente. Português manteve-se igual — média de 12 valores — e só Física e Química …

Presidente tunisino denuncia migração ilegal de jovens e justifica detenção de deputados

O Presidente da Tunísia disse, este domingo, que muitos jovens desesperados são pagos para abandonar ilegalmente o país em direção à Europa, num dia em que foram reveladas detenções de deputados críticos após o golpe …

Número de nascimentos no primeiro semestre de 2021 foi o mais baixo de há mais de 30 anos

Cerca de 37.700 bebés nasceram em Portugal no primeiro semestre, uma redução de mais de 4.400 relativamente ao período homólogo e que representa o valor mais baixo nos últimos 30 anos, segundo dados do Instituto …