Já pode ajudar a NASA a batizar o manequim que vai até à Lua

(dr) NASA

O “Moonikin” que vai a bordo da Orion, na missão lunar Artemis I

A agência espacial norte-americana está a pedir ajuda para batizar o “Moonikin”, o manequim que vai a bordo da nave Orion, durante a missão lunar Artemis I, ainda este ano.

Quando a nave espacial Orion, da NASA, descolar na sua missão lunar Artemis I, que está programada para acontecer em novembro, o lugar do comandante não vai vazio. Tal como conta a CNN, este irá ser ocupado por um manequim (equipado com dois sensores de radiação e um fato espacial de primeira geração) para mostrar aquilo que poderão sentir os astronautas durante a missão espacial Artemis II.

Porém, apesar de ter um objetivo bem definido, este manequim ainda não tem nome. É por isso que a agência espacial norte-americana está a desafiar as pessoas a ajudarem-na com esta tarefa.

Desde esta quarta-feira, e até 28 de junho, a NASA está a pedir, através das suas redes sociais, para que os internautas votem entre oito nomes: Ace, Campos, Delos, Duhart, Montgomery, Rigel, Shackleton e Wargo.

“Convidar o público a participar nos concursos de nomes e outros desafios é importante para trazer as pessoas para esta jornada e inspirar a próxima geração de exploradores”, disse Kathryn Hambleton, porta-voz da NASA, citada pela estação televisiva.

“Estamos ansiosos para saber o nome selecionado para o ‘Moonikin’ e encorajamos as pessoas a acompanhar-nos enquanto trabalhamos em direção a uma presença duradoura na Lua e à volta dela e nos preparamos para a primeira missão a Marte”, acrescentou.

Segundo a CNN, os engenheiros da NASA vão comparar os dados de voo do Artemis I com testes anteriores realizados em terra com o mesmo manequim e com humanos para se prepararem para a Artemis II.

“É fundamental obtermos dados do manequim da Artemis I para garantir que todos os sistemas recém-projetados, juntamente com um sistema de amortecimento de energia no qual os assentos são montados, se integram e dão a proteção que os membros da tripulação irão precisar na preparação para a nossa primeira missão tripulada Artemis II”, disse Jason Hutt, líder da Orion Crew Systems Integration, em comunicado.

Este manequim vai poder ter a companhia de Helga e Zohar, duas figuras sem cabeça nem membros que irão sentadas nos dois assentos inferiores da Orion. Ambas fazem parte de um estudo que tem como objetivo quantificar a radiação espacial que os astronautas poderão experienciar dentro da nave espacial durante missões à Lua.

Além disso, também servem para avaliar um colete protetor de radiação, chamado AstroRad, que pode reduzir essa exposição, de acordo com a NASA.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ensinar crianças a dizer palavrões? Uma cientista acha que é boa ideia

A auto-intitulada "cientista dos palavrões" acredita que ensinar as crianças a usá-los de forma eficiente ajuda os mais novos a perceber como este palavreado afecta outras pessoas. Já se sabia que dizer palavrões é um sinal …

Fósseis misteriosos podem ser uma das provas mais antigas de vida animal na Terra

Elizabeth Turner, cientista numa universidade do Canadá, poderá ter encontrado a prova mais antiga de vida animal na Terra. Uma cientista encontrou possíveis sinais de vida animal multicelular em restos de recifes microbianos de há 890 …

E se o mundo entrasse em colapso? Cientistas descobrem qual o país onde há maior probabilidade de sobreviver

Caso a civilização entre em colapso - uma possível consequência das alterações climáticas - os cientistas já descobriram qual o lugar do mundo onde há maior probabilidade de sobreviver: é na Nova Zelândia. Numa pesquisa, dois …

"Dança quem está na roda", responde Marcelo sobre ausência de Bolsonaro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse este sábado que "dança quem está na roda" quando questionado pelos jornalistas sobre a ausência do homólogo brasileiro, Jair Bolsonaro, da cerimónia de reinauguração do Museu …

Todos os anos, esta cidade italiana entrega sal ao Papa em mãos

O Sal de Cervia, também conhecido como "sal do Papa", é-lhe entregue todos os anos em mãos. A tradição sofreu algumas interrupções até ter sido recuperada pelo Bispo Mario Marini, que serviu no Pontificado de …

A colisão secreta entre navios soviéticos e britânicos podia ter tido um desfecho drástico

Colisão aconteceu durante um dos períodos mais quentes da Guerra Fria e foi camuflado pela marinha britânica, que tratou de fazer regressar a sua embarcação à base de Devonport durante a noite para evitar dar …

Esta garrafa de tequila demorou seis anos para ser desenvolvida (e contém ouro)

A Clase Azul Spirits é uma empresa que comercializa tequila e está a preparar uma edição limitada para homenagear o legado artesanal do México - de onde a bebida é originária. A 2 de agosto, a …

Covid-19. Milhares de franceses protestam contra passe sanitário

Milhares de pessoas concentraram-se este sábado em Paris para protestar contra o passe sanitário — certificado de vacinação contra a covid-19 que passa a ser obrigatório para entrar em vários locais —, tendo a polícia …

"Toque de Midas" científico. Químicos transformam água purificada em metal dourado

Esta nova descoberta ajuda a entender o estado de transição da água e pode vir a ser importante no estudo de planetas como Neptuno ou Urano. Numa experiência alucinante, cientistas conseguiram transformar água purificada num metal …

Dispositivo movido a energia solar vai transformar água salgada em potável no Quénia

Transformar água do mar em água potável é um processo muito caro e poluente, mas o Climate Fund Manager e a Solar Water Solutions querem mudar isso. A nova solução revolucionária tem uma pegada de …