/

Ahed Tamimi vai passar 8 meses na prisão por agredir militares israelitas

2

Abir Sultan / EPA

Ahed Nariman Tamimi, 17 anos, rosto da luta palestiniana

A adolescente palestiniana, referência contra a ocupação de Israel nos territórios da Palestina, “declarou-se culpada” da agressão a dois militares israelitas, após acordo com o Ministério Público para cumprir oito meses de prisão.

De acordo com a organização não-governamental Human Rights Watch (HRW), o acordo de Ahed Tamimi com o Ministério Público terá de ser ratificado pelo tribunal militar que está a julgar a jovem de 16 anos.

A adolescente palestiniana é uma das habitantes de Nabi Saleh, localidade a 20 quilómetros a nordeste de Ramallah, território da Cisjordânia ocupado por Israel, sob controlo militar.

Com oito anos, começou a participar em manifestações contra os colonatos israelitas e, três anos mais tarde, enfrentou os militares de Israel por causa da detenção do irmão, na altura com 12 anos.

No caso da agressão, um vídeo mostra Tamimi, que afirmou terem os militares israelitas disparado uma bala de borracha que atingiu um primo e o deixou temporariamente em coma, a discutir, ao lado da prima Nur, de 20 anos, com dois soldados.

“A nossa força está nestas pedras”, disse Tamimi, após confrontar os militares israelitas. A jovem foi acusada de agressão agravada a um militar israelita, de obstruir a sua ação, de perturbação da ordem pública e de incitamento à violência.

Tamimi já é conhecida como a “Malala da Palestina” ou a “Joana d’Arc palestiniana”. Várias organizações de defesa dos direitos humanos contestam o facto de as autoridades israelitas terem detido uma menor de idade. A jovem já teve cartazes nas paragens de autocarro londrinas a pedir a sua libertação e viu um documentário centrado na sua vida ser interdito em Singapura.

A jovem afirmou que o seu sonho era formar-se em Direito para conseguir ajudar os ativistas palestinianos e contribuir, assim, para a criação de um Estado para o seu povo.

ZAP // Lusa

2 Comments

  1. ….as autoridades israelitas em vez de palestinianas e
    terem preso em vez de quererem prender uma rapariga menor de idade.(penúltimo parágrafo)
    Atenção às gralhas!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.