Águas com sabores podem ser um veneno para os dentes

Com ou sem gás e com ou sem cor, as águas com sabor são uma escolha recorrente entre as pessoas que não apreciam a água no seu estado mais natural, mas acarretam sérios riscos para a saúde dos dentes.

Embora estas versões de água com sabores até possam conter alguns nutrientes adicionais, a verdade é que grande parte das que são comercializadas em grandes superfícies é feita com citrinos ou outras frutas ácidas, o que, apesar de dar um gosto agradável, causa uma erosão significativa dos dentes, uma vez que promove a dissolução gradual do esmalte.

O consumo regular destas bebidas, a longo prazo, “pode afectar a integridade estrutural dos dentes, tornando-os hipersensíveis à temperatura“, explica o médico Edmond R. Hewlett, membro da Associação Dentária Americana e professor da Escola Dentária da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, em declarações ao The Washington Post.

Além disso, o consumo destas águas também aumenta o risco de cáries, de acordo com Hewlett.

Para que este tipo de bebida não seja um verdadeiro ‘veneno’ para os dentes, há que ter especial atenção ao seu pH, sendo que tudo o que for abaixo de quatro é de evitar. Isto explica-se porque quanto menor for o pH da bebida, maior é o risco que comporta para os dentes. O ideal é que a água esteja entre os 6 e os 8 de pH, destaca a publicação.

Hewlett explica no mesmo jornal que o consumo esporádico destas águas com sabor não é problemático. “É o consumo regular e frequente que pode ser perigoso para os seus dentes”, alerta o médico.

“O problema é quando as pessoas bebem estas águas ao invés de água simples como a sua principal hidratação. A melhor bebida que se pode beber é água fluoretada simples“, recomenda o médico.

Outra recomendação de Hewlett é que, sempre que se opte por bebidas com sabor, se procure minimizar ao mínimo possível o contacto com os dentes.

“Muitas pessoas têm o hábito de segurar ou bochechar a água carbonatada na boca. Isto pode exacerbar o problema”, sustenta, realçando que o melhor é beber a água de uma vez.

E evite lavar os dentes logo de seguida, uma vez que este procedimento “pode acelerar a perda do esmalte”, conclui o médico.

PARTILHAR

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …