Águas da Gronelândia contêm altos níveis de mercúrio. Pesca pode estar em risco

Um novo estudo mostra que as concentrações do mercúrio nos rios e fiordes ligados à camada de gelo da Gronelândia são comparáveis ​​aos rios na China industrial.

“Há níveis surpreendentemente altos de mercúrio nas águas de degelo que analisamos no sudoeste da Gronelândia”, disse Jon Hawking, da Florida State University, nos Estados Unidos.

Esta descoberta levanta questões sobre de que forma “o mercúrio pode entrar na cadeia alimentar”.

Inicialmente, os investigadores recolheram amostras de águas de três rios diferentes e dois fiordes próximos à camada de gelo, de modo a obter uma melhor compreensão da qualidade da água do degelo e tentar perceber de que forma os nutrientes presentes nessas águas podem afetar os ecossistemas costeiros.

Um dos elementos que mediram foi o mercúrio. Contudo, não esperavam encontrar concentrações tão altas na água.

O conteúdo típico de mercúrio dissolvido nos rios é o equivalente a uma quantidade do tamanho de um grão de sal numa piscina olímpica de água – cerca de 1-1 ng/L.

Já nos rios analisados na Gronelândia, os cientistas descobriram níveis de mercúrio dissolvido superiores a 150 ng/L – o que é muito mais alto do que num rio normal.

Como em qualquer descoberta incomum, os resultados trazem mais perguntas do que respostas. Os especialistas não têm a certeza se os níveis de mercúrio se vão dissipar para mais longe e se esse mercúrio está a entrar na cadeia alimentar aquática, onde muitas vezes se pode concentrar ainda mais.

“Naturalmente, temos uma ideia sobre o que está a levar a essas concentrações de mercúrio, mas as descobertas levantaram uma série de questões para as quais ainda não temos resposta”, adianta Rob Spencer, professor associado de ciência da Terra, do Oceano e da Atmosfera.

Hawking também realçou que é importante notar que esta fonte de mercúrio muito provavelmente vem da própria Terra, ao contrário da combustão de um combustível fóssil ou outra fonte industrial.

A sua origem pode fazer toda a diferença na hora de os cientistas e legisladores pensarem em métodos de monitorização da poluição por mercúrio.

“Todos os esforços para monitorizar o mercúrio vieram, até agora, da ideia de que as concentrações crescentes que vimos no sistema terrestre vêm principalmente da atividade direta, como a indústria”, frisou Hawkings, acrescentando que no caso do mercúrio este é “proveniente de ambientes climáticos sensíveis, como glaciares”.

De recordar que a pesca é a principal indústria da Gronelândia, sendo o país um grande exportador de camarão, linguado e bacalhau. O setor pode agora estar em risco, alerta o SciTechDaily.

O estudo foi publicado na revista Nature Geoscience a 24 de maio.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

É a maior contração desde 1995. INE revê queda do PIB para 8,4%

A queda foi pior do que se esperava: o Produto Interno Bruto (PIB) recuou 8,4% e não 7,6%, indicam os recentes dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). O Produto Interno Bruto (PIB) caiu 8,4% em …

EUA aprovam terceira dose da Pfizer para maiores de 65 anos e grupos de risco

A Food and Drugs Adminustration (FDA) anunciou, na noite de quarta-feira, ter dado luz verde à administração de uma terceira dose da vacina da Pfizer em alguns casos. O organismo que regula a comercialização de medicamentos …

Estabelecimentos de Santos vão encerrar mais cedo. Psicólogos alertam que fim de restrições pode levar a excessos

Redução do horário é a solução encontrada pelos empresários para dar resposta à recente onda de criminalidade que se tem registado na zona de Santos. Especialistas em psicologia apontam o levantar das medidas de restrição, …

885 novos casos e cinco mortes. Internamentos continuam em queda

Portugal registou 885 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal registou, nas últimas …

Número de professores de informática é insuficiente para responder à procura

Aquela que poderia ser uma notícia positiva tem, na realidade, um contexto negativo, já que evidencia uma falha estrutural do sistema de ensino português. De acordo com as informações veiculadas pela Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE), …

De olhos postos em Almada e com a aposta em Joana Mortágua, o Bloco volta a prometer passes a 20 euros

Em campanha em Almada com Joana Mortágua, a habitação e os passes sociais foram os temas em cima da mesa do Bloco de Esquerda. Depois de andar em campanha no Norte, o Bloco de Esquerda foi …

Brasil, EUA e Canadá. TAP prevê aumento de voos entre outubro e março

A TAP já está de olhos postos em novos voos para recuperar a sua operação no segundo semestre do ano e no inverno IATA – entre outubro e março. A empresa “espera progressos em termos de …

Vulcão, La Palma

Uma tragédia anunciada em Janeiro. Cinzas do vulcão de La Palma a caminho de Portugal

A lava do vulcão Cumbre Vieja continua a cobrir La Palma, nas Canárias, e já destruiu mais de 300 casas. Enquanto as cinzas vulcânicas se estão a deslocar para a Península Ibérica, surge a notícia …

Líder parlamentar do BE diz que Costa "transformou eleições numa caricatura"

O líder parlamentar do BE, Pedro Filipe Soares, afirmou na quarta-feira que António Costa transformou as eleições autárquicas de 26 de setembro numa “caricatura”, considerando que o primeiro-ministro “vai a todo o lado prometer tudo”. O …

Estalou o verniz entre a UEFA e a FIFA. Órgão Europeu critica Mundial a cada dois anos e admite boicote

A UEFA aponta vários riscos associados ao aumento da frequência do Mundial, como a perda de importância dos torneios femininos e juvenis, o impacto no calendário das outras competições e os efeitos na saúde dos …