Agregador de sondagens dá vitória ao PS com 37%. PSD sobe e BE despede-se do terceiro lugar

2

José Coelho / Lusa

O secretário-geral do Partido Socialista (PS), António Costa

O secretário-geral do PS, António Costa

O agregador de sondagens da Rádio Renascença mostra que o PSD sobe nas intenções de voto, mas o PS continua à frente.

O Partido Socialista (PS) desceu mais de dois pontos percentuais nas sondagens, mas continua à frente, com 37%.

Já as intenções de voto no PSD continuam a subir e superam os resultados conseguidos nas últimas legislativas.

Os resultados são estimados por um modelo estatístico da Rádio Renascença que agrega as várias sondagens publicadas desde as últimas legislativas.

Assim sendo, se as eleições se realizassem hoje, o PS venceria com 37% das intenções de voto e oito pontos percentuais de avanço sobre o PSD, que soma 28,6%.

Já o Bloco de Esquerda diria adeus ao terceiro lugar, conseguindo apenas 6,3% das intenções de voto e sendo ultrapassado pelo Chega, que soma 6,9%.

Seguem-se a CDU (5,3%), o Iniciativa Liberal (4,7%), o PAN (2,7%), o CDS-PP (1%) e o Livre (0,5%).

O modelo indica ainda que a intenção de voto no PSD, CDS e IL juntos (34,6%) não é suficiente para igualar o PS (37%). Tal só seria possível se o Chega de André Ventura fosse adicionado.

A Renascença publicou esta segunda-feira a sondagem das sondagens, num trabalho realizado com o apoio de Luís Aguiar-Conraria, investigador e professor da escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho.

Este trabalho procura agregar todas as sondagens dos últimos dois anos para chegar à melhor estimativa dos resultados previstos para 30 de janeiro de 2022.

Este fim de semana, uma sondagem da Aximage para o Jornal de Notícias, o Diário de Notícias e a TSF colocava o PS e o PSD em empate técnico nas intenções de voto dos eleitores.

Uma outra, realizada pela Pitagórica para a CNN Portugal e para a TVI, revelava que o PS venceria as eleições com 37% dos votos, ao passo que o PSD conseguiria 31,7%.

ZAP //

2 Comments

  1. Se Ps tem 37%, vai ter que fazer uma nova gerinçonça…com BE e CDU? Será? O que será que eles, Be e CDU vão pedir desta vez para serem governo…….

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.