Agilidade das abelhas inspira voo de drones em espaços apertados

Sridhar Ravi / UNSW

Sridhar Ravi, autor principal do estudo

Investigadores da Universidade de New South Wales, na Austrália, inspiraram-se nas características das abelhas para criar um drone capaz de voar através de espaços estreitos.

Certos animais possuem características e capacidades que servem de fonte de inspiração para os investigadores de robótica. De particular interesse para os cientistas são os insetos voadores, como as abelhas, e a forma como conseguem voar em espaços apertados.

Uma equipa de investigadores da Universidade de New South Wales, na Austrália, imaginou então como poderia transpor essas mesmas características para robôs voadores.



O artigo publicado na APA PsycNet foca-se na autoconsciência das abelhas enquanto se movem no ar, sendo capazes de mudar e adaptar a sua postura para voar em espaços apertados, com uma consciência suprema do formato e tamanho do seu corpo.

“Pesquisas anteriores indicaram que processos complexos, como a perceção do próprio tamanho, eram impulsionados cognitivamente e apenas estavam presentes em animais com cérebros grandes”, disse Sridhar Ravi, principal autor do estudo.

“No entanto, o nosso estudo indica que pequenos insetos, com um cérebro ainda menor, conseguem compreender o tamanho do corpo e usar essa informação enquanto voam num ambiente complexo”, acrescentou o cientista.

Além disso, os investigadores explicaram que esta foi a primeira vez que este comportamento foi observado em voadores invertebrados e que a descoberta foi feita através do estudo de abelhas treinadas para voar através de um túnel e por aberturas de larguras variadas, incluindo espaços muito menores do que sua envergadura.

Através de lateral peering, as abelhas são capazes de construir um mapa mental do sítio por onde querem passar e mudar a orientação do corpo para o atravessar – tal como um humano gira os ombros para passar por uma porta estreita.

“Os insetos são modelos fantásticos para robôs porque têm cérebros extremamente pequenos e, ainda assim, são capazes de realizar tarefas excessivamente complexas”, disse Ravi.

“Ao longo de milhares de anos, a natureza codificou insetos com alguns atributos incríveis. O nosso desafio é perceber como podemos aplicar essas características a futuros sistemas robóticos, melhorando o seu desempenho”, concluiu.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Suíça 3 - 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para …

Presidente eleito do Irão promete governo "revolucionário e anticorrupção"

O Presidente eleito do Irão, o clérigo ultraconservador Ebrahim Raissi, prometeu hoje formar um governo "trabalhador, revolucionário e anticorrupção", aludindo ao estrito cumprimento dos princípios do sistema teocrático do país. Num comunicado, Raissi apresentou-se como “um …

Na Coreia do Norte, um pacote de café pode chegar aos 80 euros

Residentes norte-coreanos dizem que uma pequena embalagem de chá preto ou um pacote de café podem chegar aos 60 e 80 euros, respetivamente. Esta semana, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, reconheceu que o …

Mais de 2200 armas entregues à PSP em menos de quatro meses

Mais de 2200 armas de fogo, a maioria das quais espingardas, foram entregues de forma voluntária à PSP, entre 24 de Fevereiro e 15 de Junho, anunciou este domingo aquela força policial. Em comunicado, a PSP …

O Arco do Triunfo vai ser embrulhado em tecido azul e corda vermelha durante 16 dias

O projeto foi pensado por Christo Vladimirov Javacheff e Jeanne-Claude no início dos anos 60, mas nunca se realizou. Agora, o monumento será embrulhado em azul e vermelho entre 18 de setembro e 3 de …

Netanyahu irá deixar residência oficial do primeiro-ministro a 10 de julho

O ex-primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu irá deixar a residência oficial em Jerusalém a 10 de julho, depois de um acordo alcançado com o sucessor, Naftali Benet, que lhe dera um prazo de duas semanas …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Venha o tubarão

Portugal desilude e complica o apuramento. Segue-se a França. Itália, Bélgica e Países Baixos nos oitavos-de-final. O Campeonato da Europa visto da Linha de Fundo. Na corda bamba Portugal – Alemanha (2-4) “A vida é como uma corda 
De …

Praga de milhões de ratos está a aterrorizar a Austrália

O fim da seca de três anos e dos consequentes incêndios florestais permitiu à Austrália respirar de alívio. Em contrapartida, criaram-se as condições perfeitas para a pior praga de ratos da última década. "As pessoas estão …

Banca com nova vaga de saída de trabalhadores e admite despedimentos

Os grandes bancos vão reduzir milhares de trabalhadores este ano, um processo que vem acontecendo desde a última crise mas que em 2021 deverá atingir um novo pico, tendo mesmo BCP e Santander Totta admitido …

Cuba está a criar o seu próprio smartphone (e conta com a ajuda da Huawei)

O Governo cubano está a trabalhar na produção de um novo smartphone, que terá um sistema operativo original e conta com a ajuda da empresa chinesa Huawei. De acordo com a revista Vice, o projeto é …