Agência espacial japonesa mais que quadruplica o seu orçamento anual

(dr) JAXA

Módulo japonês Kounotori 6

O orçamento anual da Agência Espacial Japonesa (JAXA) para 2021 mais que quadruplicou comparativamente com o valor alocado este ano, passando de 120 para 500 milhões de dólares.

Os valores são apresentados esta semana pelo portal de Ciência IFL Science, que dá conta que o sucesso da Haybausa2, a missão não tripulada que recolheu amostras do asteróide Ryugu e as devolveu à Terra, está entre os principais destaques de 2020 da agência.

Os cientistas, que tiveram acesso às amostras no início de dezembro, confessaram que ficaram surpreendidos com a quantidade e qualidade das amostras recolhidas.



Quando realmente abrimos [a cápsula], fiquei sem palavras. Foi mais do que esperávamos e eram tantas coisas que fiquei realmente impressionado. Não eram apenas partículas finas como pó, mas havia também muitas amostras com vários milímetros de diâmetro”, disse Hirotaka Sawada, cientista da JAXA, ao jornal britânico The Guardian.

Os cientistas esperam que as amostras recolhidas lhes permitam investigar e melhor entender a origem do Sistema Solar. A sonda Hayabusa2 prosseguiu a sua viagem após enviar as amostras, rumando a outro asteróide, batizado de 1998KY26.

Em outubro, o Japão assinou um entendimento – o Artemis Accords – juntamente com Austrália, Canadá, Itália, Japão, Luxeburgo, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido e Estados Unidos para o regresso do Homem à Lua como parte do Programa Artemis da agência espacial norte-americana (NASA).

Espera-se que a agência espacial japonesa desempenhe um papel importante no programa, especialmente numa das missões tripuladas. Contudo, para já, só foi anunciado o envolvimento de uma equipa norte-americana.

Recorrendo à rede social Twitter, o administrador da NASA, Jim Bridenstine, saudou o forte reforço no orçamento da JAXA, frisando a colaboração contínua entre as duas agências.

Sara Silva Alves, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Políticos e especialistas querem legalizar canábis (com impostos para prevenir o consumo)

Um grupo de 65 personalidades, entre especialistas médicos e ex-ministros, apela à legalização da canábis, considerando que é a melhor forma de prevenir o consumo desta droga, nomeadamente através dos impostos aplicados ao sector. Esta carta …

Mais 1062 casos e seis mortes por covid-19. Internamentos continuam em queda

Há actualmente 497 doentes internados, menos 30 pessoas do que no último balanço. Mais seis pessoas morreram de covid-19 nas últimas 24 horas. Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais seis mortes e mais 1062 casos …

Crescimento sustentado da economia dá margem ao Governo nas negociações para OE

Governo tem a seu favor uma evolução positiva das receitas fiscais, o que lhe deverá permitir metas mais ambiciosas de redução do défice ou, em alternativa, assumir mais medidas com impacto negativo no orçamento. O crescimento …

Portugal contratou mais professores, mas salários baixaram

Em ano de pandemia, um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) mostra as diferenças que existem nas carreiras dos professores na Europa e em Portugal. O reforço do número de professores no …

Afinal, a crise no transporte marítimo mundial não vai estragar o Natal - pelo menos em Portugal

O transporte de mercadorias está a desacelerar na Ásia e o aumento dos custos está a causar uma onda preocupação na distribuição. Porém, o problema não se deverá fazer sentir na época de Natal. A falta …

Líder do Estado Islâmico no Grande Saara morto por forças francesas

O Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou esta madrugada que o líder do grupo terrorista "Estado Islâmico no Grande Saara" (EIGS), Adnan Abu Walid Sahraoui, foi "neutralizado" por forças militares francesas. "Trata-se de um novo grande sucesso …

Portugal vai ser o país europeu com mais escalões de IRS

Com o desdobramento do terceiro e do sexto escalão de IRS, Portugal será, a par do Luxemburgo, o país europeu com mais níveis na tabela de taxas de imposto. As mexidas nos escalões de IRS já …

Fisco enviou 50 mil notificações de IUC indevidas e vai anulá-las

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) identificou o envio de cerca de 50 mil notificações indevidas para pagamento do IUC, que serão anuladas. A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) identificou o envio de cerca de 50 …

A dança das cadeiras de Boris está a ser interpretada como uma preparação das próximas eleições

A remodelação governamental que Boris Johnson levou a cabo esta quarta-feira está a ser lida como uma preparação para as próximas eleições, ainda que o calendário político não exija uma ida às urnas antes de …

MP deteta omissões nos diplomas sobre o controlo das bases de dados do SEF

O Conselho Superior do Ministério Público detetou falhas e omissões nos diplomas sobre o controlo das bases de dados do SEF e a transferência das competências administrativas. O Diário de Notícias escreve, esta quarta-feira, que o …