Afinal, Trump nega acordo com democratas sobre “imigração ilegal”

1

O presidente norte-americano negou o alegado acordo com dois congressistas do Partido Democrata no sentido da preservação do sistema de proteção a jovens imigrantes ilegais (DACA).

Através de uma série de mensagens difundidas no Twitter, Donald Trump refere-se diretamente aos democratas Chuck Schumer e a Nancy Pelosy e nega conversações sobre imigração alegadamente realizadas na Casa Branca, durante um jantar, esta quarta-feira à noite.

Schumer e Pelosy disseram que tinham alcançado um acordo no sentido da recuperação do programa destinado a imigrantes (DACA) em troca de “melhorias” em aspetos relacionados com segurança fronteiriça destinada a evitar a entrada de “imigração ilegal” nos EUA.

“Não foi feito qualquer acordo sobre o DACA ontem à noite”, escreveu o chefe de Estado na mensagem difundida pela rede social. “O reforço da segurança na fronteira [com o México] tem de ser consensual. O assunto vai ser sujeito a votação”, acrescentou.

Os líderes democratas do Congresso dos EUA anunciaram ter chegado a um acordo com o Presidente norte-americano para proteger da deportação milhares de jovens imigrantes indocumentados, conhecidos como ‘dreamers’ (‘sonhadores’).

Em comunicado, os líderes democratas das duas câmaras afirmaram ter ainda acordado negociar um pacote orçamental para financiar a segurança fronteiriça que seja “aceitável para ambas as partes”, pelo que exclui qualquer verba para a construção do muro com o México.

// Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.