Afinal, o Tigre-da-Tasmânia pode não estar extinto

Westell, William Percival, 1874-1937

Exemplar jovem de um tigre-da-Tasmânia em 1910.

Exemplar jovem de um tigre-da-Tasmânia em 1910.

Após vários “avistamentos” do famoso Tigre-da-Tasmânia, que se acredita estar extinto há mais de 80 anos, uma equipa de cientistas australianos quer desfazer as dúvidas e vai à caça deste marsupial carnívoro com “armadilhas de câmaras” de alta tecnologia.

Estes investigadores da Universidade James Cook (JCU), na Austrália, anunciaram ao mundo uma expedição científica em busca do Tigre-da-Tasmânia ou Lobo-da-Tasmânia, como é também conhecido este animal marsupial que se acredita estar extinto desde os anos de 1930.

A extinção destes predadores com cabeça de lobo e corpo riscado como os tigres é atribuída aos colonos europeus que ajudaram a povoar a Austrália. O último espécimen conhecido, baptizado como Benjamin, terá morrido num Zoo, na ilha da Tasmânia, em 1936.

Mas as últimas imagens confirmadas de um Tigre-da-Tasmânia são de um vídeo filmado em 1933, num Jardim Zoológico australiano.

Nos últimos anos, vários australianos têm garantido ter visto Tigres-da-Tasmânia e os cientistas da JCU estão a dar credibilidade a alguns desses relatos, acreditando que estes marsupiais carnívoros podem ter sobrevivido numa pequena área selvagem isolada.

Assim, vão concentrar a sua pesquisa na Península de Cape York, no norte do estado australiano de Queensland, distribuindo mais de 50 “armadilhas de câmara” de alta tecnologia, para tentar captar um Tigre-da-Tasmânia.

O professor Bill Laurance, um dos investigadores envolvidos na pesquisa, refere, num comunicado divulgado pela JCU, que há, pelo menos, duas pessoas que apontaram “descrições plausíveis e detalhadas“.

“Um destes observadores foi um trabalhador de longa duração do Serviço Nacional de Parques de Queensland e o outro acampava frequentemente no norte de Queensland”, aponta Laurance.

O guarda florestal australiano Patrick Shears refere ao jornal britânico The Telegraph que há também, “avistamentos” em zonas habitadas por aborígenes que chamam a estes animais “o ‘tigre do luar'”, por alegadamente, só ter sido visto de noite.

Shears, que terá também visto um destes possíveis Tigres-da-Tasmânia, garante que são animais “curiosos”. “Se não te mexeres e não fizeres barulho, eles aproximam-se até uma distância razoável, para te observar e depois, vão-se embora a trote”, salienta.

Em 2016, foi divulgado um vídeo na Internet com um destes potenciais “avistamentos”, num jardim australiano, mas onde as imagens não permitem desfazer as dúvidas.

Os investigadores da JCU esperam agora, de uma vez por todas, esclarecer se afinal, os Tigres-da-Tasmânia estão ou não extintos.

A pesquisa de campo na zona de Queensland vai arrancar neste mês de Abril e os cientistas estão a tratar o assunto com “estrita confidencialidade”, conforme atesta a JCU, frisando que não pretende divulgar os locais onde vão andar “à caça” dos animais. Isto para proteger o seu potencial habitat, bem como o de outras espécies da zona.

SV, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Corpo de Maria Velho da Costa ficou 11 dias na morgue. Filho critica MP e fala em "massacre psicológico"

Os restos mortais da escritora Maria Velho da Costa, que faleceu a 23 de Maio, ficaram no Instituto de Medicina Legal, em Lisboa, durante 11 dias, sem que a família tivesse conhecimento de que já …

"Vocês são uns ingratos". Vieira arrasa equipa após empate com o Tondela

Luís Filipe Vieira foi ao balneário falar com os jogadores após o empate com o Tondela. O presidente benfiquista mostrou-se irritado e acusou os futebolistas de ingratidão. Depois do empate do SL Benfica com o CD …

Costa tirou o tapete ao seu "super-ministro" (que é cada vez mais candidato a líder do PS)

Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, já foi um peso-pesado do Governo de António Costa, mas o primeiro-ministro desautorizou-o na discussão sobre o futuro da TAP, num claro sinal de que a "lua-de-mel" entre os …

Há dois candidatos na calha para suceder a Centeno. Siza Vieira fora da corrida

Pedro Siza Vieira era apontado como o favorito a suceder a Mário Centeno na pasta das Finanças, mas recusou essa possibilidade. Nelson de Souza e João Leão são agora os dois principais candidatos. Com a saída …

Ventura chega-se à "família Bolsonaro" e vai trabalhar com a extrema-direita europeia

O Chega de André Ventura tem mantido contactos internacionais, nomeadamente nos EUA e no Brasil, no sentido de estabelecer ligações que consolidem a sua força política. Terá mantido reuniões com elementos "próximos da família Bolsonaro" …

Surtos em Lisboa levam a que cirurgias e consultas não urgentes voltem a ser suspensas

O governo suspendeu novamente a atividade não urgente nos hospitais de Lisboa, Amadora, Sintra, Loures e Odivelas, devido à concentração de casos de covid-19, disse hoje à agência Lusa fonte do Ministério da Saúde. “As orientações …

Benfica e Aves têm acordos secretos "à margem da lei" para transferência de jogadores

SL Benfica e Desportivo das Aves mantêm acordos "secretos" e "à margem da lei" para a transferência de jogadores, segundo a manchete do jornal Público deste sábado. A Vila das Aves é um destino frequente para …

Sócrates troca subvenção vitalícia de 2 mil euros por salário chorudo como consultor

O ex-primeiro-ministro José Sócrates voltou ao mercado de trabalho em Março deste ano, para trabalhar como consultar numa empresa privada. Perdeu, assim, o direito à subvenção vitalícia de 2372 euros brutos, uma vez que estará …

Suspeito de rapto de Maddie investigado por desaparecimento de criança no Algarve

O novo suspeito no caso do desaparecimento de Madeleine McCann está a ser investigado pelo desaparecimento de uma criança alemã no Algarve, em 1996. Christian B., está detido na Alemanha por abuso sexual de menores, entre …

Trabalhadores em lay-off podem perder dois a três salários em 2020

Feitas as contas com base nas linhas gerais do Programa de Estabilização Económica e Social, os trabalhadores em lay-off podem perder dois a três salários em 2020. O lay-off simplificado veio trazer uma solução rápida para …