Afinal, o Tigre-da-Tasmânia pode não estar extinto

Westell, William Percival, 1874-1937

Exemplar jovem de um tigre-da-Tasmânia em 1910.

Exemplar jovem de um tigre-da-Tasmânia em 1910.

Após vários “avistamentos” do famoso Tigre-da-Tasmânia, que se acredita estar extinto há mais de 80 anos, uma equipa de cientistas australianos quer desfazer as dúvidas e vai à caça deste marsupial carnívoro com “armadilhas de câmaras” de alta tecnologia.

Estes investigadores da Universidade James Cook (JCU), na Austrália, anunciaram ao mundo uma expedição científica em busca do Tigre-da-Tasmânia ou Lobo-da-Tasmânia, como é também conhecido este animal marsupial que se acredita estar extinto desde os anos de 1930.

A extinção destes predadores com cabeça de lobo e corpo riscado como os tigres é atribuída aos colonos europeus que ajudaram a povoar a Austrália. O último espécimen conhecido, baptizado como Benjamin, terá morrido num Zoo, na ilha da Tasmânia, em 1936.

Mas as últimas imagens confirmadas de um Tigre-da-Tasmânia são de um vídeo filmado em 1933, num Jardim Zoológico australiano.

Nos últimos anos, vários australianos têm garantido ter visto Tigres-da-Tasmânia e os cientistas da JCU estão a dar credibilidade a alguns desses relatos, acreditando que estes marsupiais carnívoros podem ter sobrevivido numa pequena área selvagem isolada.

Assim, vão concentrar a sua pesquisa na Península de Cape York, no norte do estado australiano de Queensland, distribuindo mais de 50 “armadilhas de câmara” de alta tecnologia, para tentar captar um Tigre-da-Tasmânia.

O professor Bill Laurance, um dos investigadores envolvidos na pesquisa, refere, num comunicado divulgado pela JCU, que há, pelo menos, duas pessoas que apontaram “descrições plausíveis e detalhadas“.

“Um destes observadores foi um trabalhador de longa duração do Serviço Nacional de Parques de Queensland e o outro acampava frequentemente no norte de Queensland”, aponta Laurance.

O guarda florestal australiano Patrick Shears refere ao jornal britânico The Telegraph que há também, “avistamentos” em zonas habitadas por aborígenes que chamam a estes animais “o ‘tigre do luar'”, por alegadamente, só ter sido visto de noite.

Shears, que terá também visto um destes possíveis Tigres-da-Tasmânia, garante que são animais “curiosos”. “Se não te mexeres e não fizeres barulho, eles aproximam-se até uma distância razoável, para te observar e depois, vão-se embora a trote”, salienta.

Em 2016, foi divulgado um vídeo na Internet com um destes potenciais “avistamentos”, num jardim australiano, mas onde as imagens não permitem desfazer as dúvidas.

Os investigadores da JCU esperam agora, de uma vez por todas, esclarecer se afinal, os Tigres-da-Tasmânia estão ou não extintos.

A pesquisa de campo na zona de Queensland vai arrancar neste mês de Abril e os cientistas estão a tratar o assunto com “estrita confidencialidade”, conforme atesta a JCU, frisando que não pretende divulgar os locais onde vão andar “à caça” dos animais. Isto para proteger o seu potencial habitat, bem como o de outras espécies da zona.

Susana Valente SV, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Paços de Ferreira 0-5 Benfica | Seferovic “parte tudo” na Capital do Móvel

Na noite deste sábado, o Benfica somou o sétimo triunfo consecutivo no campeonato, ao golear o Paços de Ferreira por 5-0, num embate relativo à 26.ª jornada do campeonato. A equipa de Jorge Jesus, que acabou …

Após terramotos e deslizamentos, a "cidade moribunda" de Itália ainda resiste no topo de uma montanha

Chamar-se a si mesmo de "Cidade Moribunda" pode não parecer a melhor forma de atrair turistas, mas Civita, em Itália, aprendeu a viver com o facto de estar a morrer. Há vários séculos, a cidade …

"Alexa, estou com calor." Já é possível controlar o ar condicionado de um Lamborghini apenas com a voz

A Amazon está a dar um grande passo na indústria automóvel ao integrar a Alexa no Huracán EVO da Lamborghini, não apenas para fazer perguntas, mas dando ao assistente virtual a capacidade de controlar as …

Nova tecnologia pode enviar luz solar para o subsolo

Investigadores da Universidade Tecnológica de Nanyang, na Singapura, inventaram um novo dispositivo que pode ajudar o país a iluminar a sua crescente infraestrutura subterrânea. A Singapura é um dos países que tem apostado cada vez mais …

Livro lança "caça ao tesouro" a urna de ouro oferecida por Inglaterra a França antes da Entente Cordiale

Um novo enigma literário está prestes a chegar às estantes de livros com uma recompensa incomum. Pistas em "The Golden Treasure of the Entente Cordiale" podem levar leitores no Reino Unido e França a um …

Para evitar casos de burnout, LinkedIn deu uma semana de férias aos quase 16 mil funcionários

O LinkedIn decidiu dar uma semana de férias (remunerada), que começou esta segunda-feira, a todos os seus funcionários espalhados pelo mundo. O objetivo? Desconectar, recarregar baterias e prevenir casos de burnout.  "Queríamos ter a certeza de …

Pequenos nadadores-robô curam-se a si próprios (e em movimento)

Uma equipa de investigadores da American Chemical Society desenvolveu pequenos robôs nadadores que conseguem curar-se a si mesmos magneticamente. O tecido vivo pode curar-se autonomamente de muitos ferimentos, mas fornecer habilidades semelhantes a sistemas artificiais, como …

Tondela 0-2 FC Porto | Missão cumprida com serviços mínimos

Missão cumprida. O FC Porto fez poupanças no jogo com o Tondela, mas levou os três pontos para casa, graças a um triunfo por 2-0. Os “dragões” foram claramente superiores no primeiro tempo, marcaram por Toni …

Portugal pode atingir linha vermelha dos 120 novos casos por 100 mil habitantes em dois meses

Portugal pode atingir uma taxa de incidência de de 120 casos por 100 mil habitantes daqui a dois ou mais meses se se mantiver o atual ritmo de crescimento deste indicador. Esta é a conclusão de …

Akon ainda não construiu a "Wakanda da vida real", mas o Uganda já lhe está a dar terrenos para a segunda

O artista de R&B Akon ainda não concretizou a sua visão ambiciosa de uma cidade “futurística” alimentada por uma criptomoeda chamada “Akoin” e construída num terreno que lhe foi dado pelo governo senegalês. Contudo, o …