Afinal, talvez não tenham sido os Ocidentais a descobrir a Antártida

Um novo estudo sugere que os primeiros humanos a descobrir a Antártida não foram marinheiros ocidentais, mas sim Polinésios, que descobriram o continente há 1300 anos.

De acordo com a maioria dos livros de História, a Antártida foi descoberta em 1820, embora não seja claro quem foi o responsável por este feito. Pode ter sido um oficial da Marinha Imperial Russa, um oficial da Marinha Real Britânica ou um capitão norte-americano.

No entanto, conta o site Live Science, um novo estudo, publicado a 6 de junho na revista científica Journal of the Royal Society of New Zealand, sugere que qualquer um destes Ocidentais chegou atrasado, pois terá sido um explorador polinésio a chegar lá primeiro.

Os investigadores escreveram na sua pesquisa que histórias com 1300 anos de diferentes grupos Maori contam que o explorador polinésio Hui Te Rangiora (também conhecido como Ūi Te Rangiora) e a sua tripulação viajaram para as águas da Antártida a bordo do navio Te Ivi o Atea.

“Em algumas narrativas, Hui Te Rangiora e a sua tripulação continuaram para sul. Um longo caminho para sul. Ao fazê-lo, foram provavelmente os primeiros humanos a colocar os olhos nas águas da Antártida e talvez no continente”, pode ler-se no estudo.

Segundo o mesmo site, se esta data do início dos anos 600 estiver correta, os exploradores indígenas encontraram a Antártida antes mesmo de os Maori terem chegado à Nova Zelândia entre 1200 e 1300, observou a equipa. Naquela época, os seus ancestrais viviam na Polinésia.

Estes cientistas encontraram evidências que apoiam esta teoria ao olhar para o nome Maori “Te tai-uka-a-pia”. “Tai” refere-se a “mar”, “uka” significa “gelo” e “a-pia” significa “como o araruta”, uma forma de amido que se parece com neve quando raspada, de acordo com um relatório de 1899 do etnólogo S. Percy Smith.

Neste relatório, Smith escreveu como os Maori queriam ver os pontos notáveis que os viajantes a bordo do Te Ivi o Atea relataram ter visto e que, segundo a sua perspetiva, seria muito provavelmente a Antártida.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Tão certo quanto os fenícios terem chegado à América centenas de anos a. C. Isto é, não se sabe porque não há provas, apenas conjeturas. O mesmo serve para os vikings, apesar da propaganda escandinava. Em resumo, todos queriam ter sido portugueses mas só os portugueses o conseguiram.

RESPONDER

UEFA: Paços de Ferreira e Santa Clara ganham com tranquilidade

Equipas portuguesas perto de continuarem na nova Liga Conferência Europa. Pacenses conseguiram mesmo uma goleada. O play-off de acesso à fase de grupos da Liga Conferência Europa deverá ter duas equipas portuguesas. Na primeira "mão" da …

China usa drones e bananas para levar elefantes de volta para casa

Na China, uma manada de elefantes selvagens afastou-se do seu habitat há mais de um ano. Nos últimos meses, uma equipa especial está a tentar fazê-los regressar a casa. Primeiro, pede-se à população que fique em …

A primeira banda de rock de Gaza quer dar voz à dor causada pela guerra

A primeira banda de rock formada em Gaza, na Palestina, quer dar voz à dor causada pelo conflito com Israel. Um contabilista, dois advogados, um agrónomo e um funcionário humanitário suíço. Segundo a agência Reuters, são …

"Fiquei infetado mas não preciso da vacina": atleta olímpico explica a sua postura

Bryson DeChambeau iria participar nos Jogos Olímpicos mas um teste positivo à covid-19 afastou-o de Tóquio. Mesmo assim, recusa tomar a vacina e explica porquê. Bryson DeChambeau iria representar os EUA nos Jogos Olímpicos de Tóquio, …

Hologramas "teleportam" competição olímpica de badminton

Uma empresa japonesa recorreu a tecnologia holográfica para transmitir os jogos de badminton disputados nos Jogos Olímpicos. As partidas foram "teleportadas" para um espaço a 35 quilómetros de onde estavam a decorrer, em tempo real. "Esta …

Aumentam os rumores sobre o estado de saúde de Kim Jong-un

Os rumores sobre o estado de saúde de Kim Jong-un estão de volta, depois de o líder norte-coreano ter aparecido em público com uma mancha escura na parte de trás da cabeça e, posteriormente, com …

Alemão de 84 anos multado por possuir arsenal de armas da Segunda Guerra Mundial

Na terça-feira, um tribunal alemão condenou um homem de 84 anos por porte ilegal de armas. O idoso possuía um arsenal pessoal que incluía um tanque, um canhão antiaéreo e vários outros itens de equipamento …

Nicarágua. Ex-rainha de beleza detida (e libertada) após candidatar-se às eleições

As autoridades de Nicarágua detiveram na quarta-feira, libertando de seguida, a ex-rainha de beleza Berenice Quezada, dois dias após esta se ter registado como candidata nas eleições de 7 de novembro. Segundo a coligação Citizens for …

DGS autoriza competições da FPF com 33% de público

Os jogos das competições organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) podem ter uma ocupação de 33% dos recintos desportivos, segundo um parecer técnico da Direção-Geral da Saúde (DGS) a que a agência Lusa teve …

Novas "caixas" transformam eletricidade e areia em painéis solares

A Terrabox é uma espécie "fábrica de células solares" que só necessita de areia e eletricidade. Se for um sucesso, a tecnologia vai à Lua e a Marte. A Maana Electric, uma empresa sediada no Luxemburgo, …