Afinal, talvez não tenham sido os Ocidentais a descobrir a Antártida

Um novo estudo sugere que os primeiros humanos a descobrir a Antártida não foram marinheiros ocidentais, mas sim Polinésios, que descobriram o continente há 1300 anos.

De acordo com a maioria dos livros de História, a Antártida foi descoberta em 1820, embora não seja claro quem foi o responsável por este feito. Pode ter sido um oficial da Marinha Imperial Russa, um oficial da Marinha Real Britânica ou um capitão norte-americano.

No entanto, conta o site Live Science, um novo estudo, publicado a 6 de junho na revista científica Journal of the Royal Society of New Zealand, sugere que qualquer um destes Ocidentais chegou atrasado, pois terá sido um explorador polinésio a chegar lá primeiro.



Os investigadores escreveram na sua pesquisa que histórias com 1300 anos de diferentes grupos Maori contam que o explorador polinésio Hui Te Rangiora (também conhecido como Ūi Te Rangiora) e a sua tripulação viajaram para as águas da Antártida a bordo do navio Te Ivi o Atea.

“Em algumas narrativas, Hui Te Rangiora e a sua tripulação continuaram para sul. Um longo caminho para sul. Ao fazê-lo, foram provavelmente os primeiros humanos a colocar os olhos nas águas da Antártida e talvez no continente”, pode ler-se no estudo.

Segundo o mesmo site, se esta data do início dos anos 600 estiver correta, os exploradores indígenas encontraram a Antártida antes mesmo de os Maori terem chegado à Nova Zelândia entre 1200 e 1300, observou a equipa. Naquela época, os seus ancestrais viviam na Polinésia.

Estes cientistas encontraram evidências que apoiam esta teoria ao olhar para o nome Maori “Te tai-uka-a-pia”. “Tai” refere-se a “mar”, “uka” significa “gelo” e “a-pia” significa “como o araruta”, uma forma de amido que se parece com neve quando raspada, de acordo com um relatório de 1899 do etnólogo S. Percy Smith.

Neste relatório, Smith escreveu como os Maori queriam ver os pontos notáveis que os viajantes a bordo do Te Ivi o Atea relataram ter visto e que, segundo a sua perspetiva, seria muito provavelmente a Antártida.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Tão certo quanto os fenícios terem chegado à América centenas de anos a. C. Isto é, não se sabe porque não há provas, apenas conjeturas. O mesmo serve para os vikings, apesar da propaganda escandinava. Em resumo, todos queriam ter sido portugueses mas só os portugueses o conseguiram.

RESPONDER

Equador retira nacionalidade ao fundador da Wikileaks, Julian Assange

O governo equatoriano revogou a decisão de 2018 devido a incongruências burocráticas. O advogado de Assange já disse que vai recorrer e que a decisão foi tomada sem o fundador da Wikileaks ser ouvido. O Equador …

Os primeiros resultados dos Censos: Portugal perdeu população pela primeira vez desde 1970

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou, esta quarta-feira, os primeiros resultados dos Censos 2021, cujas respostas por via digital ultrapassaram os 99%. Portugal tem hoje 10.347.892 residentes, menos 214.286 do que em 2011, segundos os …

Portugueses esperam quase até aos 40 para comprar casa

Um barómetro que avalia a preferência dos consumidores na hora de comprar um imóvel indica que a maioria dos portugueses só liquida o crédito à habitação após a reforma. O indicador destaca ainda que os portugueses …

Moedas fecha lista para a Câmara de Lisboa

O candidato à Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, já fechou a equipa que o vai acompanhar nas próximas autárquicas. O anúncio de que a lista de Carlos Moedas para a Câmara de Lisboa está fechada será …

Abaixo-assinado apelida Bolsonaro de genocida após 550.000 mortes no Brasil

Dezenas de personalidades e organizações da sociedade civil portuguesa subscreveram um abaixo-assinado de solidariedade internacional para com o Brasil, no qual apelidam o Presidente, Jair Bolsonaro, de "genocida" após mais de 550.000 mortes devido à …

Jovens com 18 ou mais anos já podem agendar a vacina contra a covid-19

O autoagendamento da vacina contra a covid-19 para pessoas com 18 ou mais anos ficou disponível, esta quarta-feira, no portal da Direção-Geral da Saúde (DGS). "O auto-agendamento para os utentes com idade igual ou superior a …

Juiz Carlos Alexandre aceita proposta de pagamento de caução de Joe Berardo

O juiz Carlos Alexandre aceitou, esta quarta-feira, a proposta e a forma de pagamento da caução de cinco milhões de euros apresentada pelo empresário madeirense no processo da Caixa Geral de Depósitos. A decisão favorável do …

Mais 13 mortes e 3452 casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou, esta quarta-feira, mais 13 mortes e 3452 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3452 novos …

MPT junta-se a PDR e pedem que Nós, Cidadãos! seja banido das autárquicas pelo TC

O MPT juntou-se ao PDR e ambos pedem que o Nós, Cidadãos! seja impedido de "apresentar candidaturas" às eleições autárquicas de setembro. Em junho, o PDR deu entrada com um pedido no Tribunal Constitucional (TC) para …

Relatório revela envolvimento da Igreja Católica em 100 casos de pedofilia na Polónia

Uma comissão estatal que analisou as denúncias de crimes de pedofilia registadas na Polónia entre 2017 e 2020 denunciou na terça-feira que quase um terço dos casos estudados, num total superior a 300 processos, envolvem …