/

Afinal, pode não ter sido o Homem a levar o rinoceronte-lanoso à extinção

Uma nova investigação sugere que a extinção do pré-histórico rinocerante-lanoso não esteve relacionada com a caça excessiva praticada pelos primeiros humanos do mundo, tendo antes sido causada pelas mudanças climáticas.

Apesar de muitas investigações apontarem a atividade humana como a responsável pela extinção de algumas espécies pré-históricas, como o mamute-lanoso, o rinoceronte-lanoso e o leão-das-cavernas, um novo estudo aponta agora para o fator ambiental.

A nova investigação, cujos resultados foram publicados na revista científica especializada Current Biology, sugere que a extinção do rinoceronte-lanoso (Coelodonta antiquitatis) está relacionada com as mudanças climáticas.

Ao sequenciar o ADN antigo de 14 destes mega-herbívoros, os cientistas descobriram que a população de rinocerontes-lanosos permaneceu estável e diversa até alguns milhares antes de estes espécimes deixarem da Sibéria, quando as temperaturas terão aumentado muito para as espécies adaptadas ao frio.

“Inicialmente, pensava-se que os humanos apareceram no nordeste da Sibéria há 14.000 ou 15.000 anos, quando o rinoceronte-lanoso foi extinto (…) Mas, recentemente, houve várias descobertas de locais muito mais antigos ocupados por humanos, o mais famoso destes lugares tem cerca de 30.000 anos”, disse a autora principal do estudo, Love Dalén, da Universidade de Estocolmo, na Suécia, citada pela agência Europa Press.

Isto significa que o declínio desta espécie pré-histórica na região não coincide com o aparecimento dos primeiros humanos na zona: “De facto, vemos algo que se parece um pouco com um aumento no tamanho da população durante este período”, disse Dalén.

Os cientistas defendem que a extinção da espécie esteve relacionada com o aumento das temperaturas durante um curto período de tempo, conhecido como Bølling-Allerød, que ocorreu um pouco antes da última Era do Gelo.

“Deixamos a ideia de que os humanos assumem o controlo de tudo assim que entram num ambiente e, em vez disso, tentamos esclarecer o papel do clima nas extinções da mega-fauna (…) Embora não possamos descartar totalmente o envolvimento humano, sugerimos que a extinção do rinoceronte-lanoso esteve relacionada com o clima“.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.