Afinal, pode não ter sido o Homem a levar o rinoceronte-lanoso à extinção

Uma nova investigação sugere que a extinção do pré-histórico rinocerante-lanoso não esteve relacionada com a caça excessiva praticada pelos primeiros humanos do mundo, tendo antes sido causada pelas mudanças climáticas.

Apesar de muitas investigações apontarem a atividade humana como a responsável pela extinção de algumas espécies pré-históricas, como o mamute-lanoso, o rinoceronte-lanoso e o leão-das-cavernas, um novo estudo aponta agora para o fator ambiental.

A nova investigação, cujos resultados foram publicados na revista científica especializada Current Biology, sugere que a extinção do rinoceronte-lanoso (Coelodonta antiquitatis) está relacionada com as mudanças climáticas.

Ao sequenciar o ADN antigo de 14 destes mega-herbívoros, os cientistas descobriram que a população de rinocerontes-lanosos permaneceu estável e diversa até alguns milhares antes de estes espécimes deixarem da Sibéria, quando as temperaturas terão aumentado muito para as espécies adaptadas ao frio.

“Inicialmente, pensava-se que os humanos apareceram no nordeste da Sibéria há 14.000 ou 15.000 anos, quando o rinoceronte-lanoso foi extinto (…) Mas, recentemente, houve várias descobertas de locais muito mais antigos ocupados por humanos, o mais famoso destes lugares tem cerca de 30.000 anos”, disse a autora principal do estudo, Love Dalén, da Universidade de Estocolmo, na Suécia, citada pela agência Europa Press.

Isto significa que o declínio desta espécie pré-histórica na região não coincide com o aparecimento dos primeiros humanos na zona: “De facto, vemos algo que se parece um pouco com um aumento no tamanho da população durante este período”, disse Dalén.

Os cientistas defendem que a extinção da espécie esteve relacionada com o aumento das temperaturas durante um curto período de tempo, conhecido como Bølling-Allerød, que ocorreu um pouco antes da última Era do Gelo.

“Deixamos a ideia de que os humanos assumem o controlo de tudo assim que entram num ambiente e, em vez disso, tentamos esclarecer o papel do clima nas extinções da mega-fauna (…) Embora não possamos descartar totalmente o envolvimento humano, sugerimos que a extinção do rinoceronte-lanoso esteve relacionada com o clima“.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O asteróide que dizimou os dinossauros veio de um lugar inesperado

O asteróide que extinguiu os dinossauros provavelmente veio da metade externa do cinturão de asteróides principal, uma região que se pensava produzir poucos asteróides.  Investigadores do Southwest Research Institute, no Texas, Estados Unidos, mostraram que os …

Há três anos, uma tempestade de poeira em Marte desencadeou a primavera no polo sul

Em 2018, Marte foi palco de uma fortíssima tempestade de areia que destruiu um vórtice de ar frio em torno do polo sul do planeta, desencadeando uma primavera precoce. Já no hemisfério norte, a tempestade …

Vídeo mostra salmões feridos devido ao sobreaquecimento das águas

O vídeo foi gravado por um grupo de conservação ambiental depois de uma onda de calor no Noroeste Pacífico que fez as temperaturas da água atingirem os 21 graus Celsius. De acordo com o jornal The …

Uma prenda de aniversário. Israelita doou um dos seus rins a um menino palestiniano

Uma israelita quis doar um rim a um estranho. Estranho esse que acabou por ser uma criança, de apenas três anos, que vive na Faixa de Gaza, na Palestina. De acordo com a agência Associated Press, …

Novo método permite eliminar a bioincrustação marinha eficazmente

Um projeto inovador demonstrou como os revestimentos de superfície eletricamente carregados podem eliminar a bioincrustação marinha ou o crescimento de organismos marinhos, melhorando a operação e manutenção de embarcações navais. A bioincrustação marinha é um fenómeno …

Aglomerado de safiras estrela encontrado no Sri Lanka pode ser o maior do mundo

Um aglomerado de safiras estrela do mundo foi encontrado num quintal no Sri Lanka. A pedra é azul, pesa 510 quilos e estima-se que valha cerca de 84 milhões de euros. A pedra foi encontrada …

Médico sírio acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade

Um médico sírio foi acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade por supostamente torturar e matar pessoas em hospitais militares no seu país de origem, informaram os promotores na quarta-feira. O Ministério Público Federal de …

Justiça climática. Vamos todos sofrer com as alterações climáticas, mas não de forma igual

A recente onda de calor na América do Norte é mais um exemplo de que apesar de ser um problema global, as alterações climáticas não vão afectar todos igualmente e podem exacerbar injustiças sociais e …

Os exemplos que Portugal deve seguir (e evitar) nas últimas etapas da pandemia

No plano apresentado pela equipa de Raquel Duarte comparam-se as estratégias opostas adotadas por Israel e Reino Unido, com a segunda a merecer nota negativa por parte dos investigadores. Os dados foram lançados na reunião que …

Jogos da Taça da Liga de sábado adiados para domingo para poderem ter público

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) anunciou, esta quinta-feira, que os jogos da Taça da Liga agendados para sábado vão ser adiados para domingo, para que possam ter público nas bancadas. "A Liga, …