Afinal, os ursos polares podem sobreviver ao degelo

Jon Aars / Norwegian Polar Institute

Há estudos que vaticinam que os ursos polares vão desaparecer do planeta daqui a 50 anos, extintos pela fome, por causa do degelo no Ártico, mas uma nova investigação dá esperança à espécie graças a uma nova dieta alimentar.

As focas são o prato preferido dos ursos polares, cuja sobrevivência tem sido posta em causa por causa do degelo que está a terminar com alguns dos seus territórios privilegiados de caça.

No entanto, uma equipa de investigadores apurou que estes grandes carnívoros já estão a mudar a sua alimentação, nomeadamente virando-se para as renas e para os gansos de neve. Embora não estejam especialmente adaptados para a caça em terra, esta mudança pode, afinal, garantir-lhes a vitória contra a extinção.

“Os ursos polares são oportunistas e está documentado que consomem vários tipos e combinações de alimentos com base em terra nos registos mais antigos da história natural”, refere o investigador Robert Rockwell, do Museu Americano de História Natural, à Europa Press.

Robert Rockwell estuda a ecologia do Ártico na Baía Hudson há quase 50 anos e assina, juntamente com Linda Gormezano, também do Museu Americano de História Natural, um estudo publicado em junho na revista PLoS ONE que inclui novos dados que dão sinais de que os ursos polares podem sobreviver ao degelo.

A análise dos dois investigadores baseia-se em cálculos com a energia calórica fornecida por alimentos terrestres e as contas indicam que as estadias prolongadas dos ursos em terra podem não ser, afinal, tão negativas para o seu futuro e para a sua sobrevivência, como se pensava.

“Análises às fezes dos ursos polares e observações em primeira mão mostraram-nos que os ursos polares sub-adultos, grupos familiares, e inclusivé alguns adultos já estão a comer plantas e os animais durante o período livre de gelo”, nota Robert Rockwell citado pelo Europa Press.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Crianças e adolescentes são quem mais consome açúcar em Portugal

Um estudo do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), que teve por base o Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física, concluiu que as crianças e os adolescentes são quem mais consome …

A Rússia já sabe como apareceu a fissura na nave Soyuz (mas não revela)

A Corporação Espacial Estatal da Rússia, Roscosmos, já sabe qual é a origem da fissura encontrada há um ano na nave Soyuz MS-09, acoplada à Estação Espacial internacional. Mas não revelará mais informações. "O buraco foi …

SIVRAC, a bicicleta elétrica que se dobra em apenas um segundo

Com um quadro em forma de "X" e dobrável num estalar de dedos, a nova SIVRAC promete ser uma solução prática para quem viaja, por exemplo, de bicicleta para o trabalho. A bicicleta é um …

Porto 2-1 Young Boys | Dragão de duas faces com estreia feliz

O FC Porto entrou na Liga Europa com o pé direito, ao vencer o Young Boys por 2-1, no Estádio do Dragão. Uma primeira parte de enorme qualidade, na qual os suíços só por uma …

Dois turistas foram apanhados a nadar nus em Veneza. Vão pagar 3 mil euros cada um

Os homens checos estavam em Itália para apoiar a sua equipa de futebol - o Slavia de Praga que jogou contra o Inter em Milão -. Os dois visitantes, em Veneza, decidiram dar um mergulho. Um …

Voar sobre as águas do Sena. Paris testa "bolha do mar", um barco-táxi amigo do ambiente

Paris está a testar um novo meio de transporte mais amigo do ambiente: um barco-táxi ecológico que desliza nas águas do rio Sena. Esta semana, o sea bubble (bolha do mar) está em testes no rio …

Há uma "Matilde" na Bélgica que também precisa do medicamento mais caro do mundo

Mais de 950 mil belgas responderam ao apelo de um casal, que precisava de reunir 1,9 milhões de euros para comprar o medicamento mais caro do mundo para a filha. Pia, de nove meses, sofre de …

System of a Down confirmados no festival VOA, no Estádio Nacional

Os System of a Down são a primeira grande confirmação do VOA - Heavy Rock Festival, que em 2020 se realiza a 2 e 3 de julho no Estádio Nacional. De acordo com a Blitz, este …

PSV 3-2 Sporting | “Leão” vendeu cara uma derrota injusta

O Sporting iniciou a sua participação na fase de grupos da Liga Europa com uma derrota amarga na Holanda, na visita ao PSV, por 3-2. Seis minutos fatais na primeira parte deixaram os “leões” em desvantagem …

Políticos da Coreia do Sul estão a rapar o cabelo (e já se sabe porquê)

Políticos da oposição na Coreia do Sul estão a rapar o cabelo em protesto contra a nomeação de um ministro da Justiça cuja família está a ser investigada por suspeita de irregularidade. O vice-presidente do parlamento, …