Afinal, a dentição dos neandertais não é tão distinta quanto pensávamos

Os dentes do Homo antecessor – que habitou na Espanha e é considerado o  hominídeo mais antigo da Europa – eram muitos semelhantes aos dentes dos neandertais, revelou um novo estudo, reforçando a estreita relação entre ambas as espécies humanas.

Até então, tal como nota a agência Sinc, o padrão identificado nos dentes encontrados na serra de Atapuerca, na província espanhola de Burgos, especialmente no sítio arqueológico de Sima de los Huesos, era considerado como o traço distintivo entre o Homo antecessor e o Homo neanderthalensis.

Agora, uma nova investigação, levada a cabo por uma equipa especialista em antropologia dental do Centro Nacional de Investigação sobre a Evolução Humana, sugere que estas espécies podem não ter uma dentição assim tão diferenciada.

A equipa, que publicou as conclusões da investigação no fim de novembro passado na revista Science, fez um estudo comparativo com as amostras dentárias de várias espécies humanas. E, pela primeira vez, comparou amostras do depósito do Sima de los Huesos com amostras dentárias do complexo neandertal de Krapina, na Crocácia, bem como com outras diferentes populações humanas atuais.

O estudo, que se debruçou nos dentes caninos, sugere que as populações do Pleistoceno de Atapuerca já apresentavam o padrão considerado tipicamente neandertal nos seus  volumes de esmalte e dentina.

“Os dentes de Sima de los Huesos têm grandes dimensões de dentina na sua coroa e raiz, e apresentam um esmalte fino. Este padrão histológico tem sido tradicionalmente considerado como uma característica distintiva dos neandertais, e tornou possível diferenciá-los de outros grupos, bem como dos seres humanos modernos “, explicou a autora principal da publicação, Cecilia García Campos.

Além disso, os resultados deste estudo podem apoiar a hipótese que sugere o aparecimento precoce desta característica dentária tão distintiva, observada já há 800.000 anos no Homo antecessor, mantendo-se em grupos posteriores durante o período do Pleistoceno Médio.

García Campos

Análise comparativa dos dentes fósseis

Linhagem evolutiva dos neandertais

Os fósseis encontrados no complexo espanhol foram inicialmente classificados como Homo heidelbergensis, a espécie que povoou a Europa antes de neandertais, cujo nome vem de uma mandíbula encontrada na cidade de Heidelberg, na Alemanha.

Contudo, um estudo outro estudo liderado por Juan Luis Arsuaga, do Centro UCM-ISCIII de Evolução e Comportamento Humano, publicado em 2014 na Science, questionou esta atribuição, sugerindo tirar os habitantes de Sima deste táxon, tendo em conta as semelhanças evidentes que apresenta como o Homo neanderthalensis.

Posteriormente, dois outros estudos genéticos sobre Sima de los Huesos, publicados na Nature em 2014 e 2016, foram ao encontro da publicação de Arsuaga, reforçando a ideia que estes hominídeos pertenceram à linhagem evolutiva dos neandertais.

“Os resultados de histologia dental dos indivíduos da Sima de los Huesos apoiam a estreita relação que deve existir entre os hominídeos do Pleistoceno Médio de Atapuerca com os subsequentes grupo neandertais que habitavam a Europa”, concluiu Cecilia García Campos, citada pela agência Sinc.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Crânio de mulher decapitada encontrado em caverna no norte de Itália

O crânio de uma mulher, que viveu na Idade da Pedra, fez uma viagem inesperada e acabou no fundo de uma caverna íngreme de Itália. Os arqueólogos acreditam que o acidente tenha ocorrido há cerca …

Inspeção da IGAS admite "responsabilidade deontológica" de médicos em Reguengos

A inspeção ordenada pelo Ministério da Saúde ao surto de covid-19 no lar de Reguengos de Monsaraz admite "responsabilidade deontológica" dos médicos que recusaram visitar a instituição no seguimento de instruções da Ordem dos Médicos …

Desconfinar creches e 1.º ciclo em março é possível, mas com "botão de pânico"

O epidemiologista Manuel Carmo Gomes considera que é possível a partir de meados deste mês abrir creches e primeiro ciclo. Contudo, tem de se estar "sempre pronto para parar". O plano de descofinamento será anunciado pelo …

UEFA suspende árbitro do PSG-Basaksehir (mas afasta conduta racista)

Sebastian Coltescu foi suspenso pela UEFA até ao final da atual temporada, devido a "comportamento impróprio" no jogo entre o PSG e o Basaksehir, mas o  organismo afastou qualquer ação racista do romeno. "Foi decidido suspender …

O maior lagarto do mundo tem uma peculiar história de reprodução

O dragão de Komodo (Varanus komodoensis), o maior lagarto à face da Terra, tem uma estranha história de reprodução, de acordo com uma nova investigação científica levada a cabo pela Universidade Nacional da Austrália. De …

Portal Goal aponta Diego Costa ao Benfica (e até avança valores)

O portal desportivo Goal apontou esta segunda-feira Diego Costa, ex Atlético de Madrid e atualmente sem clube, ao Benfica. De acordo com a mesma fonte, o clube da Luz oferece ao jogador um salário de …

Um mandato com "vários mandatos" dentro. A segunda dinastia de Marcelo começa hoje

Esta terça-feira, Marcelo Rebelo de Sousa toma posse para um segundo mandato como Presidente da República. Por volta das 10h30, na Assembleia da República, Marcelo Rebelo de Sousa vai voltar a pousar a mão direita na …

Groundforce em risco de insolvência. Governo ainda sem soluções

O Governo ainda não tem soluções para resolver o problema dos trabalhadores da Groundforce, indicou o ministro das Infraestruturas e da Habitação numa reunião, esta segunda-feira, com os representantes dos colaboradores. "O ministro informou-nos que não …

Peritos propõem plano para desconfinar lentamente ao longo de um mês e meio

Esta segunda-feira, na reunião no Infarmed, os especialistas apresentaram a sua proposta de plano de desconfinamento. A decisão final do Governo só será conhecida na quinta-feira. De acordo com o Expresso, a proposta de plano de …

Parlamento Europeu levanta imunidade a Carles Puigdemont

O Parlamento Europeu levantou, esta terça-feira, a imunidade parlamentar de que gozavam três eurodeputados independentistas da Catalunha, entre eles o antigo presidente da região, fugidos da justiça espanhola após a tentativa de independência de 2017. O …