Afinal, a dentição dos neandertais não é tão distinta quanto pensávamos

Os dentes do Homo antecessor – que habitou na Espanha e é considerado o  hominídeo mais antigo da Europa – eram muitos semelhantes aos dentes dos neandertais, revelou um novo estudo, reforçando a estreita relação entre ambas as espécies humanas.

Até então, tal como nota a agência Sinc, o padrão identificado nos dentes encontrados na serra de Atapuerca, na província espanhola de Burgos, especialmente no sítio arqueológico de Sima de los Huesos, era considerado como o traço distintivo entre o Homo antecessor e o Homo neanderthalensis.

Agora, uma nova investigação, levada a cabo por uma equipa especialista em antropologia dental do Centro Nacional de Investigação sobre a Evolução Humana, sugere que estas espécies podem não ter uma dentição assim tão diferenciada.

A equipa, que publicou as conclusões da investigação no fim de novembro passado na revista Science, fez um estudo comparativo com as amostras dentárias de várias espécies humanas. E, pela primeira vez, comparou amostras do depósito do Sima de los Huesos com amostras dentárias do complexo neandertal de Krapina, na Crocácia, bem como com outras diferentes populações humanas atuais.

O estudo, que se debruçou nos dentes caninos, sugere que as populações do Pleistoceno de Atapuerca já apresentavam o padrão considerado tipicamente neandertal nos seus  volumes de esmalte e dentina.

“Os dentes de Sima de los Huesos têm grandes dimensões de dentina na sua coroa e raiz, e apresentam um esmalte fino. Este padrão histológico tem sido tradicionalmente considerado como uma característica distintiva dos neandertais, e tornou possível diferenciá-los de outros grupos, bem como dos seres humanos modernos “, explicou a autora principal da publicação, Cecilia García Campos.

Além disso, os resultados deste estudo podem apoiar a hipótese que sugere o aparecimento precoce desta característica dentária tão distintiva, observada já há 800.000 anos no Homo antecessor, mantendo-se em grupos posteriores durante o período do Pleistoceno Médio.

García Campos

Análise comparativa dos dentes fósseis

Linhagem evolutiva dos neandertais

Os fósseis encontrados no complexo espanhol foram inicialmente classificados como Homo heidelbergensis, a espécie que povoou a Europa antes de neandertais, cujo nome vem de uma mandíbula encontrada na cidade de Heidelberg, na Alemanha.

Contudo, um estudo outro estudo liderado por Juan Luis Arsuaga, do Centro UCM-ISCIII de Evolução e Comportamento Humano, publicado em 2014 na Science, questionou esta atribuição, sugerindo tirar os habitantes de Sima deste táxon, tendo em conta as semelhanças evidentes que apresenta como o Homo neanderthalensis.

Posteriormente, dois outros estudos genéticos sobre Sima de los Huesos, publicados na Nature em 2014 e 2016, foram ao encontro da publicação de Arsuaga, reforçando a ideia que estes hominídeos pertenceram à linhagem evolutiva dos neandertais.

“Os resultados de histologia dental dos indivíduos da Sima de los Huesos apoiam a estreita relação que deve existir entre os hominídeos do Pleistoceno Médio de Atapuerca com os subsequentes grupo neandertais que habitavam a Europa”, concluiu Cecilia García Campos, citada pela agência Sinc.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Hubble capta uma galáxia que tem 12 clones no céu

O telescópio espacial Hubble captou uma galáxia que parece ter sido duplicada várias vezes, aparecendo em regiões distantes do Universo. A galáxia, apelidada de Sunburst Arc, fica a a quase 11 mil milhões de anos-luz da …

Exoplanetas, explosões de estrelas e mais de mil objetos desconhecidos. Vídeo da NASA mostra "a beleza da paisagem cósmica"

https://vimeo.com/371950351 A NASA revelou esta terça-feira um panorama em vídeo do céu austral (hemisfério celestial sul), construído graças a 208 imagens captadas pelo caçador de planetas TESS (Exoplanets in Transit) durante um ano. Em comunicado, a …

John Cleese esgota três coliseus em 48 horas

John Cleese vai estar no Coliseu de Lisboa com “Last Time To See Me Before I Die” durante três dias. O humorista britânico esgotou as três datas em apenas 48 horas. Durante esta madrugada (10), a …

Descoberta no Egito múmia de grande animal semelhante a um leão

O Ministério das Antiguidades egípcio anunciou esta segunda-feira que uma equipa de arqueólogos desenterrou uma múmia de um grande animal incomum, semelhante a um leão ou uma leoa. “É um animal muito estranho, como um gato …

Ex-agentes da DEA revelam detalhes da vida de Escobar na prisão que o próprio construiu

Dois dos agentes do DEA, que durante mais de um ano participaram na operação de captura de Pablo Escobar, revelaram alguns detalhes sobre a vida do narcotraficante e ex-líder do cartel de Medellín na prisão La …

Num jardim zoológico da Austrália, há concertos ao vivo (para entreter os elefantes)

https://vimeo.com/372400002 O jardim zoológico de Melbourne está a desenvolver um programa mundial de músicos para tocar para a sua multigeracional manada de elefantes asiáticos em perigo de extinção para que melhore a ligação entre os seis …

Montijo: ANA pede mais tempo para analisar medidas de mitigação ambiental

A ANA – Aeroportos de Portugal pediu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) uma prorrogação do prazo para analisar as medidas de mitigação propostas pela entidade na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) do futuro aeroporto …

Sérgio Conceição ultrapassa número de jogos de José Mourinho

No jogo deste domingo, que o FC Porto acabou por vencer o Boavista com um golo solitário de Alex Telles, Sérgio Conceição cumpriu o seu 128.º jogo como treinador dos dragões - mais uma partida …

Governo australiano acusado de censurar livro sobre história de Timor-Leste

O Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano está alegadamente a tentar censurar partes do primeiro de dois volumes da história de operações militares em Timor-Leste, o dedicado à Força Internacional para Timor-Leste (Interfet), segundo revelou a imprensa …

Norte-americanos acordaram com mensagens de texto estranhas nos seus telemóveis

Na passada quinta-feira, uma grande parte da população norte-americana recebeu mensagens estranhas e inexplicáveis, muitas das quais desconfortáveis e até preocupantes. Stephanie Bovee, uma norte-americana de 28 anos de Portland, no oeste dos Estados Unidos, acordou …