Afinal, a dentição dos neandertais não é tão distinta quanto pensávamos

Os dentes do Homo antecessor – que habitou na Espanha e é considerado o  hominídeo mais antigo da Europa – eram muitos semelhantes aos dentes dos neandertais, revelou um novo estudo, reforçando a estreita relação entre ambas as espécies humanas.

Até então, tal como nota a agência Sinc, o padrão identificado nos dentes encontrados na serra de Atapuerca, na província espanhola de Burgos, especialmente no sítio arqueológico de Sima de los Huesos, era considerado como o traço distintivo entre o Homo antecessor e o Homo neanderthalensis.

Agora, uma nova investigação, levada a cabo por uma equipa especialista em antropologia dental do Centro Nacional de Investigação sobre a Evolução Humana, sugere que estas espécies podem não ter uma dentição assim tão diferenciada.

A equipa, que publicou as conclusões da investigação no fim de novembro passado na revista Science, fez um estudo comparativo com as amostras dentárias de várias espécies humanas. E, pela primeira vez, comparou amostras do depósito do Sima de los Huesos com amostras dentárias do complexo neandertal de Krapina, na Crocácia, bem como com outras diferentes populações humanas atuais.

O estudo, que se debruçou nos dentes caninos, sugere que as populações do Pleistoceno de Atapuerca já apresentavam o padrão considerado tipicamente neandertal nos seus  volumes de esmalte e dentina.

“Os dentes de Sima de los Huesos têm grandes dimensões de dentina na sua coroa e raiz, e apresentam um esmalte fino. Este padrão histológico tem sido tradicionalmente considerado como uma característica distintiva dos neandertais, e tornou possível diferenciá-los de outros grupos, bem como dos seres humanos modernos “, explicou a autora principal da publicação, Cecilia García Campos.

Além disso, os resultados deste estudo podem apoiar a hipótese que sugere o aparecimento precoce desta característica dentária tão distintiva, observada já há 800.000 anos no Homo antecessor, mantendo-se em grupos posteriores durante o período do Pleistoceno Médio.

García Campos

Análise comparativa dos dentes fósseis

Linhagem evolutiva dos neandertais

Os fósseis encontrados no complexo espanhol foram inicialmente classificados como Homo heidelbergensis, a espécie que povoou a Europa antes de neandertais, cujo nome vem de uma mandíbula encontrada na cidade de Heidelberg, na Alemanha.

Contudo, um estudo outro estudo liderado por Juan Luis Arsuaga, do Centro UCM-ISCIII de Evolução e Comportamento Humano, publicado em 2014 na Science, questionou esta atribuição, sugerindo tirar os habitantes de Sima deste táxon, tendo em conta as semelhanças evidentes que apresenta como o Homo neanderthalensis.

Posteriormente, dois outros estudos genéticos sobre Sima de los Huesos, publicados na Nature em 2014 e 2016, foram ao encontro da publicação de Arsuaga, reforçando a ideia que estes hominídeos pertenceram à linhagem evolutiva dos neandertais.

“Os resultados de histologia dental dos indivíduos da Sima de los Huesos apoiam a estreita relação que deve existir entre os hominídeos do Pleistoceno Médio de Atapuerca com os subsequentes grupo neandertais que habitavam a Europa”, concluiu Cecilia García Campos, citada pela agência Sinc.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Evento raro". Nasceu uma baleia-branca no maior aquário do mundo (e o momento foi gravado)

Whisper, uma baleia-branca de 20 anos, deu à luz uma cria saudável em 17 de maio após uma gravidez de 15 meses, marcando a chegada do mais novo cetáceo do Georgia Aquarium, numa altura em …

Telemóveis são uma ferramenta poderosa contra a desigualdade de género em África

Ao dar às mulheres acesso a informação que, de outra forma, era quase impossível de obter, os telemóveis estão a salvar e a transformar vidas. De acordo com o site IFLScience, o estudo responsável por esta …

Desde março, morreram mais de 100 elefantes no Botsuana. Ninguém sabe porquê

As autoridades do Botsuana estão a investigar a morte de 110 elefantes na região do Delta do Okavango desde março, anunciou esta semana o Ministério do Meio Ambiente, Conservação de Recursos Naturais e Turismo daquele …

Um robô aprendeu a fazer uma omelete. E ficou melhor do que o esperado

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, treinou um robô a preparar uma omelete. Para os investigadores, avaliar se um robô cozinhou uma refeição com sucesso é uma fonte interessante de …

Covid-19 já matou mais no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães da II Guerra

A pandemia de covid-19 já matou mais pessoas no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães durante a II Guerra Mundial. O novo coronavírus oriundo da China já matou cerca de 50.000 pessoas em território …

Estudo mostra que os cães querem mesmo resgatar os seus donos do perigo

Um novo estudo mostra que os nossos amigos de quatro patas querem realmente salvar-nos em momentos de aflição, mas desde que saibam como o fazer. De acordo com o site Science Alert, os investigadores reuniram 60 cães …

Derek Chauvin foi detido, mas os precedentes mostram que o polícia pode sair impune

Derek Chauvin, o polícia responsável pela morte de George Floyd, foi detido e aguarda a sua primeira audiência. No entanto, há precedentes que sugerem que o agente pode sair impune. Derek Chauvin tem a sua primeira …

Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal. No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu …

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …