Afinal, a dentição dos neandertais não é tão distinta quanto pensávamos

Os dentes do Homo antecessor – que habitou na Espanha e é considerado o  hominídeo mais antigo da Europa – eram muitos semelhantes aos dentes dos neandertais, revelou um novo estudo, reforçando a estreita relação entre ambas as espécies humanas.

Até então, tal como nota a agência Sinc, o padrão identificado nos dentes encontrados na serra de Atapuerca, na província espanhola de Burgos, especialmente no sítio arqueológico de Sima de los Huesos, era considerado como o traço distintivo entre o Homo antecessor e o Homo neanderthalensis.

Agora, uma nova investigação, levada a cabo por uma equipa especialista em antropologia dental do Centro Nacional de Investigação sobre a Evolução Humana, sugere que estas espécies podem não ter uma dentição assim tão diferenciada.

A equipa, que publicou as conclusões da investigação no fim de novembro passado na revista Science, fez um estudo comparativo com as amostras dentárias de várias espécies humanas. E, pela primeira vez, comparou amostras do depósito do Sima de los Huesos com amostras dentárias do complexo neandertal de Krapina, na Crocácia, bem como com outras diferentes populações humanas atuais.

O estudo, que se debruçou nos dentes caninos, sugere que as populações do Pleistoceno de Atapuerca já apresentavam o padrão considerado tipicamente neandertal nos seus  volumes de esmalte e dentina.

“Os dentes de Sima de los Huesos têm grandes dimensões de dentina na sua coroa e raiz, e apresentam um esmalte fino. Este padrão histológico tem sido tradicionalmente considerado como uma característica distintiva dos neandertais, e tornou possível diferenciá-los de outros grupos, bem como dos seres humanos modernos “, explicou a autora principal da publicação, Cecilia García Campos.

Além disso, os resultados deste estudo podem apoiar a hipótese que sugere o aparecimento precoce desta característica dentária tão distintiva, observada já há 800.000 anos no Homo antecessor, mantendo-se em grupos posteriores durante o período do Pleistoceno Médio.

García Campos

Análise comparativa dos dentes fósseis

Linhagem evolutiva dos neandertais

Os fósseis encontrados no complexo espanhol foram inicialmente classificados como Homo heidelbergensis, a espécie que povoou a Europa antes de neandertais, cujo nome vem de uma mandíbula encontrada na cidade de Heidelberg, na Alemanha.

Contudo, um estudo outro estudo liderado por Juan Luis Arsuaga, do Centro UCM-ISCIII de Evolução e Comportamento Humano, publicado em 2014 na Science, questionou esta atribuição, sugerindo tirar os habitantes de Sima deste táxon, tendo em conta as semelhanças evidentes que apresenta como o Homo neanderthalensis.

Posteriormente, dois outros estudos genéticos sobre Sima de los Huesos, publicados na Nature em 2014 e 2016, foram ao encontro da publicação de Arsuaga, reforçando a ideia que estes hominídeos pertenceram à linhagem evolutiva dos neandertais.

“Os resultados de histologia dental dos indivíduos da Sima de los Huesos apoiam a estreita relação que deve existir entre os hominídeos do Pleistoceno Médio de Atapuerca com os subsequentes grupo neandertais que habitavam a Europa”, concluiu Cecilia García Campos, citada pela agência Sinc.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Afinal, "cura milagrosa" para o cancro pode matar

O jornal britânico The Guardian denuncia o esquema do autoproclamado "Genesis II Church of Health and Healing" - que na verdade não é nem uma igreja nem uma instituição de saúde. Este sábado terá lugar em …

Há uma cidade na Venezuela que é "invisível"

Guanta está lá, embora não seja fácil vê-la. Vistas a partir de El Morro, do outro lado da baía, as suas luzes piscam sob uma nuvem baixa. É uma nuvem diferente das outras, mais espessa, mais …

Há novas regras para subir ao Everest. E é preciso apresentar currículo

O Nepal acaba de anunciar novas regras para escalar o Evereste. Com 8848 metros de altitude, é a montanha mais alta do mundo e verdadeira obsessão para alguns alpinistas, colecionadores de cumes, e cujo número …

"Não há comida, nem dinheiro". Bolsonaro reduz horário do exército

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, disse esta sexta-feira que todo o país "está sem dinheiro", o que levará o Exército a trabalhar em horário reduzido, acrescentando que há falta de comida para os recrutas. "O Exército …

“Vacinada contra o socialismo”, Zita Seabra troca PSD pelo Iniciativa Liberal

A ex-dirigente comunista Zita Seabra, que até há poucos meses era militante do PSD, deixou os sociais-democratas para os trocar pela recém-criada Iniciativa Liberal. Zita Seabra disse ao Expresso que acredita que “os caminhos para refazer …

O bom gigante que quis voltar agora não quer sair

O Sporting ainda está a preparar o plantel para a época que acaba de arrancar, e a cada vez mais provável permanência de Bruno Fernandes obriga a SAD a vender alguns dos seus ativos. Bas …

"Lá vai o 'experto' dos pneumáticos". Ana Gomes volta a provocar Luís Filipe Vieira

A ex-eurodeputada socialista, Ana Gomes, utilizou um artigo publicado na revista económica norte-americana Forbes para voltar ao tema do financiamento de clubes de futebol. Nas redes sociais, Ana Gomes provocou o "experto dos pneumáticos" com a …

Fenprof acusa Governo de eleitoralismo com antecipação de colocação de docentes

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) acusou o Ministério da Educação de ter mais interesse nas eleições do que nas escolas e nos professores, comentando desta forma a antecipação da divulgação das listas de colocação …

Guimarães vê perigo em pedreiras e fecha estrada. Ministério do Ambiente não

A freguesia de Airão Santa Maria tem uma estrada encerrada entre duas pedreiras desde março. A Câmara Municipal de Guimarães entendeu que estava em causa a segurança da população e mandou cortar o caminho com …

Água do mar está mais fria no Algarve do que no Minho (e já se sabe porquê)

Nas regiões mais a sul do país, em especial na costa ocidental mas mesmo em algumas zonas do Algarve, a água do mar está mais fria do que no norte do país. A culpa, escreve o …