Afinal, os espermatozóides não nadam como enguias. São mais como “lontras brincalhonas”

Um novo estudo levado a cabo por cientistas de Bristol, no Reino Unido, e do México concluiu que os espermatozóides humanos não nadam como se pensava até então: as células reprodutoras masculinas não se movimentam como enguias, sendo mais parecidas com “lontras brincalhonas”.

A nova investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista Science Advances, expande aquela que é a versão mais comummente aceite sobre a forma como as células reprodutoras masculinas humanas se movimentam.

Os cientistas sugerem agora que a cauda dos espermatozóides se move muito rapidamente em três dimensões, e não de um lado para o outro em duas dimensões, como se pensava até então, tal como escreve a agência espanhola Europa Press.

Mais de 300 anos depois de o holandês Antonie van Leeuwenhoek (1632-1723) usar um dos primeiros microscópios para descrever os espermatozóides humanos como corpos com uma “cauda que, ao nadar, chicoteia com um movimento de serpente, como uma enguia na água”, os cientistas dizem agora que se trata de uma ilusão de ótica.

Recorrendo à microscopia 3D e a modelos matemáticos modernos, Hermes Gadelha, da Universidade de Bristol, e Gabriel Corkidi e Alberto Darszon, da Universidade Nacional Autónoma do México, reconstruiram o “verdadeiro” movimento da cauda desta célula reprodutora masculina em três dimensões.

O estudo defende que a cauda dos espermatozóides é realmente desajeitada, movendo-se apenas de um lado, unilateralmente. Contudo, e apesar desta constatação significar à partida que a célula se movesse em círculos, os espermatozóides encontraram uma forma de se adaptar e nada para a frente, permitindo a fecundação.

“Os espermatozóides ‘perceberam’ que, se rolassem enquanto nadavam, assim como fazem as lontras brincalhonas (…) a sua alimentação unilateral se normalizaria e conseguiriam assim nadar em frente”, explicou Gadelha, líder do Laboratório de Polímeros do Bristol Engineering Mathematics e especialista em matemática de fertilidade.

Ilusão de ótica fruto da tecnologia

Mas Leeuwenhoek não estava totalmente errado, tendo em conta a tecnologia da época.

“A rotação rápida e altamente sincronizada do espermatozóide causa uma ilusão de ótica quando vista de cima através de microscópios 2D: a cauda parece ser simétrica de um lado para o outro, como enguias na água, tal como descreveu o holandês no século XVII.

“A nossa descoberta mostra que os espermatozóides desenvolveram uma técnica de natação para compensar o seu desequilíbrio e, ao fazê-lo, resolveram inteligentemente um puzzle matemático em escala microscópica, criando simetria a partir de uma assimetria”, concluiu ainda o especialista.

Darszon destaca ainda que o novo estudo “revolucionara a compreensão da motilidade espermática e o seu impacto na fertelização natural”.

“Pouco se sabe sobre o ambiente intrincado no interior do trato reprodutivo feminino e como é que a natação dos espermatozóides colide com a fertilização. Estas novas ferramentas abrem os nossos horizontes para as incríveis capacidades do esperma”.

 

 

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberto antídoto contra agentes nervosos tipo Sarin e Novichok

Uma equipa do Laboratório Nacional Lawrence Livermore (LLNL), nos Estados Unidos, desenvolveu um antídoto que neutraliza a exposição ao envenenamento por agente nervoso. O estudo, que foi publicado na revista Scientific Reports, foi o resultado de …

Marte sobreviveu a super-erupções (que libertaram "oceanos" de poeira e gases tóxicos)

A região de Arabia Terra, situada no norte de Marte, já foi palco de erupções suficientemente potentes para libertar "oceanos" de poeira e gases tóxicos no ar.  A NASA confirmou, recentemente, que uma região do norte …

Vulcão, La Palma

O Cumbre Vieja também tem negacionistas. "É tudo orquestrado"

Nos últimos dias, as redes sociais têm-se tornado o palco dos "negacionistas dos vulcões" que defendem que, por trás da erupção do Cumbre Vieja, há mão humana. Nas redes sociais já há negacionistas do vulcão Cumbre …

Selecção da Lituânia falhou os Mundiais porque...chegou atrasada

Per Strand venceu, António Morgado ficou em sexto, mas os ciclistas da Lituânia acabaram por marcar a prova de estrada de juniores, nos Mundiais em Flandres. Per Strand Hagenes é o novo campeão mundial júnior de …

Gil Vicente 1-2 Porto | Dragão canta de galo com dois golaços

Foi sofrer até ao fim. Sérgio Conceição tinha alertado que não seria fácil bater o Gil Vicente e foi isso que ocorreu na noite desta sexta-feira em Barcelos. O FC Porto apenas a um minuto dos …

Na II Guerra Mundial, um erro "humilhante" destruiu dois imponentes navios de guerra da Marinha Real

No dia 10 de dezembro de 1941, os japoneses afundaram os imponentes Prince of Wales e Repulse. A culpa foi do almirante Thomas Phillips que, na sequência de um "erro humilhante", acabou também por falecer. Winston …

O robô Atlas, da Boston Dynamics, faz parkour (e até dá um mortal para trás)

O Atlas é, sobretudo, um projeto de investigação: um robô que ajuda os engenheiros da Boston Dynamics a trabalhar em melhores sistemas de controlo e perceção. O parkour é um verdadeiro desafio para os seres humanos, …

Na Tailândia, um "cemitério" de táxis foi transformado numa horta sobre rodas

Desde pimentos a pepinos, beringelas e até mangericão. Num parque de estacionamento ao ar livre em Banguecoque, os táxis abandonados transformam-se em hortas para alimentar os trabalhadores. A pandemia de covid-19 obrigou os táxis de Banguecoque …

Morreu o "último nazi" canadiano, aos 97 anos

Um ucraniano que serviu como tradutor no regime nazi morreu na quinta-feira na sua casa, em Ontário, no Canadá, encerrando uma luta de décadas para deportá-lo e acusá-lo de cúmplice no assassinato de dezenas de …

No Sri Lanka, elefantes traficados foram resgatados. Mas voltaram às pessoas que os compraram ilegalmente

Um tribunal do Sri Lanka devolveu elefantes resgatados a pessoas influentes que foram acusadas de os terem comprado ilegalmente. Durante alguns anos, elefantes selvagens permaneceram na corda bamba de uma intensa batalha de custódia judicial entre …