Afinal, os espermatozóides não nadam como enguias. São mais como “lontras brincalhonas”

Um novo estudo levado a cabo por cientistas de Bristol, no Reino Unido, e do México concluiu que os espermatozóides humanos não nadam como se pensava até então: as células reprodutoras masculinas não se movimentam como enguias, sendo mais parecidas com “lontras brincalhonas”.

A nova investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista Science Advances, expande aquela que é a versão mais comummente aceite sobre a forma como as células reprodutoras masculinas humanas se movimentam.

Os cientistas sugerem agora que a cauda dos espermatozóides se move muito rapidamente em três dimensões, e não de um lado para o outro em duas dimensões, como se pensava até então, tal como escreve a agência espanhola Europa Press.

Mais de 300 anos depois de o holandês Antonie van Leeuwenhoek (1632-1723) usar um dos primeiros microscópios para descrever os espermatozóides humanos como corpos com uma “cauda que, ao nadar, chicoteia com um movimento de serpente, como uma enguia na água”, os cientistas dizem agora que se trata de uma ilusão de ótica.

Recorrendo à microscopia 3D e a modelos matemáticos modernos, Hermes Gadelha, da Universidade de Bristol, e Gabriel Corkidi e Alberto Darszon, da Universidade Nacional Autónoma do México, reconstruiram o “verdadeiro” movimento da cauda desta célula reprodutora masculina em três dimensões.

O estudo defende que a cauda dos espermatozóides é realmente desajeitada, movendo-se apenas de um lado, unilateralmente. Contudo, e apesar desta constatação significar à partida que a célula se movesse em círculos, os espermatozóides encontraram uma forma de se adaptar e nada para a frente, permitindo a fecundação.

“Os espermatozóides ‘perceberam’ que, se rolassem enquanto nadavam, assim como fazem as lontras brincalhonas (…) a sua alimentação unilateral se normalizaria e conseguiriam assim nadar em frente”, explicou Gadelha, líder do Laboratório de Polímeros do Bristol Engineering Mathematics e especialista em matemática de fertilidade.

Ilusão de ótica fruto da tecnologia

Mas Leeuwenhoek não estava totalmente errado, tendo em conta a tecnologia da época.

“A rotação rápida e altamente sincronizada do espermatozóide causa uma ilusão de ótica quando vista de cima através de microscópios 2D: a cauda parece ser simétrica de um lado para o outro, como enguias na água, tal como descreveu o holandês no século XVII.

“A nossa descoberta mostra que os espermatozóides desenvolveram uma técnica de natação para compensar o seu desequilíbrio e, ao fazê-lo, resolveram inteligentemente um puzzle matemático em escala microscópica, criando simetria a partir de uma assimetria”, concluiu ainda o especialista.

Darszon destaca ainda que o novo estudo “revolucionara a compreensão da motilidade espermática e o seu impacto na fertelização natural”.

“Pouco se sabe sobre o ambiente intrincado no interior do trato reprodutivo feminino e como é que a natação dos espermatozóides colide com a fertilização. Estas novas ferramentas abrem os nossos horizontes para as incríveis capacidades do esperma”.

 

 

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Reportado o primeiro caso de parkinsonismo após infeção de covid-19

Um homem de 45 anos de Israel revelou sintomas da doença de Parkinson (parkinsonismo) logo depois de ter sido infetado com a covid-19. Tal como frisa o portal IFL Science, os vírus foram já muitas …

Pico da segunda vaga em Portugal poderá ser no início de outubro

Um estudo, publicado esta quarta-feira, indica que o pico da segunda vaga em Portugal poderá acontecer no início de outubro, na semana entre 5 e 11 de outubro.  De acordo com a rádio Renascença, previsões da consultora …

Ex-membro dos Panteras Negras vai ser libertado após 49 anos de prisão

Um ex-membro do Partido dos Panteras Negras, que está na prisão há quase meio século, vai finalmente conseguir a sua liberdade, depois de um conselho de liberdade condicional de Nova York ordenar a sua libertação. Jalil …

"Cristiano Ronaldo disse-me que vou ser feliz no Barcelona", revela Pjanic

Reforço do Barcelona elege o seu novo estádio como o melhor de todos mas o seu ídolo no futebol é o treinador do Real Madrid. Miralem Pjanić, que se mudou para o Barcelona neste verão, jogava …

Portugal em grupo de países com "tendência preocupante", mas "risco moderado"

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) colocou Portugal, esta quinta-feira, num grupo de Estados com "tendência preocupante" de casos de covid-19, mas com "risco moderado". Na avaliação de risco hoje atualizada e …

Finlândia restringe entrada de turistas vindos de 13 países (e recorre a cães para controlar infeções)

Helsínquia anunciou hoje uma diminuição do número de países cujos habitantes podem entrar sem restrições na Finlândia, devido ao agravamento da epidemia de covid-19. Portugal continua na lista dos indesejados. A partir de segunda-feira, apenas os …

Virologista alemão defende que a verdadeira pandemia só agora começou

O virologista alemão Christian Drosten, cientista de referência e assessor do Governo alemão para os temas da covid-19, advertiu esta quinta-feira que a “verdadeira pandemia” do novo coronavírus só agora está a começar. “A verdadeira pandemia …

Manchester United deixou de ser um destino atraente. Porquê?

Ole Gunnar Solskjær tem de ser um bom vendedor, avisa a antiga figura do clube, Andy Cole. Os dois maiores rivais estão a ultrapassar o United no mercado. 20 campeonatos conquistados. 12 Taças de Inglaterra. Campeão …

Doentes com dengue podem ter imunidade contra coronavírus, sugere estudo

Um estudo que analisou a dinâmica da covid-19 no Brasil indica que cidadãos infetados com dengue poderão desenvolver alguma imunidade contra o novo coronavírus, numa investigação que ainda não está concluída. De acordo com o estudo, …

Especialistas apontam várias mentiras no discurso de Bolsonaro na ONU

O Presidente brasileiro afirmou, na terça-feira, que o país é vítima de uma "campanha brutal de desinformação sobre a Amazónia". Sobre a pandemia de covid-19, Jair Bolsonaro considerou que o seu Governo agiu de forma …