Afinal, foram os babilónios (e não gregos) os primeiros a estudar trigonometria

(dr) Andrew Kelly / University of New South Wales

A placa de argila “Plimpton 322” foi descoberta pelo arqueólogo que serviu de inspiração para “Indiana Jones”

Uma equipa de cientistas australianos concluiu que foram os babilónios, e não os gregos, os primeiros a estudar trigonometria, defendendo que uma placa de argila com 3.700 anos é a tabela trigonométrica mais antiga e exata do mundo.

Segundo investigadores da Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália, a tabela terá sido, possivelmente, usada por matemáticos antigos para fazerem cálculos na construção de palácios, templos e canais.

A placa de argila, conhecida pelo nome científico de “Plimpton 322”, foi encontrada no início do século XX, na zona que corresponde hoje ao sul do Iraque, pelo arqueólogo e académico Edgar Banks, que inspirou Indiana Jones, o famoso professor de arqueologia e aventureiro interpretada no cinema por Harrison Ford.

“A nossa investigação revela que ‘Plimpton 322’ descreve as formas de triângulos de ângulo reto, ao usar um novo tipo de trigonometria baseado em relações, não em ângulos e círculos”, diz Daniel Mansfield, investigador da Universidade de Nova Gales do Sul e co-autor do estudo, citado pelo Seeker.

A descoberta foi apresentada num artigo publicado na Historia Mathematica, revista da Comissão Internacional sobre História da Matemática.

“É um trabalho matemático fascinante que demonstra um génio inquestionável”, acrescenta Mansfield, que sugere que a placa” era uma ferramenta que usada para fazer cálculos na construção civil, e não para auxiliar os professores na verificação das soluções dos problemas apresentadas pelos alunos, como defendem outros especialistas.

(dr) Andrew Kelly / University of New South Wales

O professor Daniel Mansfield apresenta a famosa Plimpton 322

O astrónomo e matemático grego Hiparco (190 a.C – 120 a.C) tem sido apontado como o ‘pai’ da trigonometria, devido à ‘tabela de cordas’, considerada nos manuais como a tabela trigonométrica mais antiga.

Contudo, a equipa de peritos da Universidade de Nova Gales do Sul sustenta que a placa de argila “Plimpton 322” é anterior em mais de mil anos, traduzindo uma trigonometria mais simples e precisa, que pode ser útil para o estudo e a aprendizagem da matemática moderna.

A “Plimpton 322”, que a comunidade científica pensa ser proveniente da antiga cidade suméria de Larsa, foi datada do período entre 1822 a.C e 1762 a.C, pertencendo, portanto, à civilização babilónica – o que coloca agora os matemáticos babilónicos como os prováveis “pais da trigonometria”, à frente dos gregos.

A trigonometria é o ramo da matemática que estuda as relações existentes entre os lados e os ângulos dos triângulos. Uma tabela trigonométrica permite utilizar uma relação conhecida dos lados de um triângulo de ângulo reto para determinar as outras duas relações desconhecidas.

PARTILHAR

RESPONDER

Estado gastou milhões de euros em obras sem utilidade

O Estado português investiu milhões de euros em vários obras que hoje não têm qualquer tipo de uso. Muitas delas foram feitas com a ajuda de fundos comunitários. São várias as obras feitas pelo Estado que …

Só uma dúzia de pessoas conhecem as perguntas dos exames nacionais

O primeiro exame nacional é de Filosofia do 11º ano. Quando chegar às mãos dos estudantes, o enunciado da prova já passou por várias fases, desde a elaboração, a impressão e a distribuição, em que …

Marcelo promulga compra do SIRESP. "Tudo o que acontecer será responsabilidade do Estado”

O Presidente da República promulgou o decreto-lei do Governo com vista à compra, pelo Estado, de 100% do Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP). Marcelo Rebelo de Sousa alertou para as …

Maior manifestação de sempre em Hong Kong leva Governo a pedir desculpa

Seis horas depois do início da marcha de protesto contra a lei da extradição, “uma multidão nunca vista” continuava a inundar as ruas de Hong Kong este domingo, na “maior manifestação de sempre”, disseram vários …

Mais de 200 ex-políticos acumulam subvenções vitalícias e reformas

Quase quinze anos depois de o Parlamento ter decidido acabar com as subvenções vitalícias, existem ainda 322 beneficiários de subvenções mensais vitalícias para antigos políticos. Destes, 216 têm uma acumulação de pensão e subvenção superior …

Mulher de Netanyahu considerada culpada de usar dinheiros públicos em refeições de luxo

A mulher do primeiro-ministro israelita foi, no domingo, considerada culpada do uso indevido de dinheiros públicos e condenada a pagar uma multa, segundo uma decisão do tribunal de Jerusalém. Acusada em junho de 2018 por fraude, …

Incêndio catastrófico destruiu a "Pompeia britânica" um ano depois de ser construída

O assentamento incrivelmente preservado na Idade do Bronze, denominado "Pompeia britânica", foi destruído por um incêndio um ano depois de ser construído. Um novo estudo, publicado na revista Antiquity, revela novos detalhes sobre Must Farm, uma …

Marcelo responde à Fenprof: uma “história mal amanhada”

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou este domingo incompreensíveis as críticas da federação dos professores, que o acusou de não ser Presidente de todos os portugueses. O Presidente da República advertiu que, “por …

"Onde está o Boris?". Channel 4 marca ausência de favorito à liderança do Partido Conservador com cadeira vazia

A ausência de Boris Johnson, o favorito para ganhar a eleição interna no partido Conservador para suceder à primeira-ministra britânica, Theresa May, foi este domingo simbolizada por um lugar vazio num debate televisivo com os …

Os humanos podem ter sido destinados a reinar sobre a Terra (e já sabemos porquê)

Se voltássemos atrás no tempo, a aleatoriedade dos eventos mudaria completamente o nosso caminho evolucionário. No entanto, os cientistas descobriram que os inúmeros trilhos possíveis poderiam não evitar que fossem os humanos a espécie dominadora. O …