/

Afinal, foram os babilónios (e não gregos) os primeiros a estudar trigonometria

(dr) Andrew Kelly / University of New South Wales

A placa de argila “Plimpton 322” foi descoberta pelo arqueólogo que serviu de inspiração para “Indiana Jones”

Uma equipa de cientistas australianos concluiu que foram os babilónios, e não os gregos, os primeiros a estudar trigonometria, defendendo que uma placa de argila com 3.700 anos é a tabela trigonométrica mais antiga e exata do mundo.

Segundo investigadores da Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália, a tabela terá sido, possivelmente, usada por matemáticos antigos para fazerem cálculos na construção de palácios, templos e canais.

A placa de argila, conhecida pelo nome científico de “Plimpton 322”, foi encontrada no início do século XX, na zona que corresponde hoje ao sul do Iraque, pelo arqueólogo e académico Edgar Banks, que inspirou Indiana Jones, o famoso professor de arqueologia e aventureiro interpretada no cinema por Harrison Ford.

“A nossa investigação revela que ‘Plimpton 322’ descreve as formas de triângulos de ângulo reto, ao usar um novo tipo de trigonometria baseado em relações, não em ângulos e círculos”, diz Daniel Mansfield, investigador da Universidade de Nova Gales do Sul e co-autor do estudo, citado pelo Seeker.

A descoberta foi apresentada num artigo publicado na Historia Mathematica, revista da Comissão Internacional sobre História da Matemática.

“É um trabalho matemático fascinante que demonstra um génio inquestionável”, acrescenta Mansfield, que sugere que a placa” era uma ferramenta que usada para fazer cálculos na construção civil, e não para auxiliar os professores na verificação das soluções dos problemas apresentadas pelos alunos, como defendem outros especialistas.

(dr) Andrew Kelly / University of New South Wales

O professor Daniel Mansfield apresenta a famosa Plimpton 322

O astrónomo e matemático grego Hiparco (190 a.C – 120 a.C) tem sido apontado como o ‘pai’ da trigonometria, devido à ‘tabela de cordas’, considerada nos manuais como a tabela trigonométrica mais antiga.

Contudo, a equipa de peritos da Universidade de Nova Gales do Sul sustenta que a placa de argila “Plimpton 322” é anterior em mais de mil anos, traduzindo uma trigonometria mais simples e precisa, que pode ser útil para o estudo e a aprendizagem da matemática moderna.

A “Plimpton 322”, que a comunidade científica pensa ser proveniente da antiga cidade suméria de Larsa, foi datada do período entre 1822 a.C e 1762 a.C, pertencendo, portanto, à civilização babilónica – o que coloca agora os matemáticos babilónicos como os prováveis “pais da trigonometria”, à frente dos gregos.

A trigonometria é o ramo da matemática que estuda as relações existentes entre os lados e os ângulos dos triângulos. Uma tabela trigonométrica permite utilizar uma relação conhecida dos lados de um triângulo de ângulo reto para determinar as outras duas relações desconhecidas.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.