Afinal, foram os babilónios (e não gregos) os primeiros a estudar trigonometria

(dr) Andrew Kelly / University of New South Wales

A placa de argila “Plimpton 322” foi descoberta pelo arqueólogo que serviu de inspiração para “Indiana Jones”

Uma equipa de cientistas australianos concluiu que foram os babilónios, e não os gregos, os primeiros a estudar trigonometria, defendendo que uma placa de argila com 3.700 anos é a tabela trigonométrica mais antiga e exata do mundo.

Segundo investigadores da Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália, a tabela terá sido, possivelmente, usada por matemáticos antigos para fazerem cálculos na construção de palácios, templos e canais.

A placa de argila, conhecida pelo nome científico de “Plimpton 322”, foi encontrada no início do século XX, na zona que corresponde hoje ao sul do Iraque, pelo arqueólogo e académico Edgar Banks, que inspirou Indiana Jones, o famoso professor de arqueologia e aventureiro interpretada no cinema por Harrison Ford.

“A nossa investigação revela que ‘Plimpton 322’ descreve as formas de triângulos de ângulo reto, ao usar um novo tipo de trigonometria baseado em relações, não em ângulos e círculos”, diz Daniel Mansfield, investigador da Universidade de Nova Gales do Sul e co-autor do estudo, citado pelo Seeker.

A descoberta foi apresentada num artigo publicado na Historia Mathematica, revista da Comissão Internacional sobre História da Matemática.

“É um trabalho matemático fascinante que demonstra um génio inquestionável”, acrescenta Mansfield, que sugere que a placa” era uma ferramenta que usada para fazer cálculos na construção civil, e não para auxiliar os professores na verificação das soluções dos problemas apresentadas pelos alunos, como defendem outros especialistas.

(dr) Andrew Kelly / University of New South Wales

O professor Daniel Mansfield apresenta a famosa Plimpton 322

O astrónomo e matemático grego Hiparco (190 a.C – 120 a.C) tem sido apontado como o ‘pai’ da trigonometria, devido à ‘tabela de cordas’, considerada nos manuais como a tabela trigonométrica mais antiga.

Contudo, a equipa de peritos da Universidade de Nova Gales do Sul sustenta que a placa de argila “Plimpton 322” é anterior em mais de mil anos, traduzindo uma trigonometria mais simples e precisa, que pode ser útil para o estudo e a aprendizagem da matemática moderna.

A “Plimpton 322”, que a comunidade científica pensa ser proveniente da antiga cidade suméria de Larsa, foi datada do período entre 1822 a.C e 1762 a.C, pertencendo, portanto, à civilização babilónica – o que coloca agora os matemáticos babilónicos como os prováveis “pais da trigonometria”, à frente dos gregos.

A trigonometria é o ramo da matemática que estuda as relações existentes entre os lados e os ângulos dos triângulos. Uma tabela trigonométrica permite utilizar uma relação conhecida dos lados de um triângulo de ângulo reto para determinar as outras duas relações desconhecidas.

PARTILHAR

RESPONDER

PSD a 3 deputados da maioria na Madeira. CDS afasta geringonças

Miguel Albuquerque, político experiente, apreciador de música e apaixonado por rosas, voltou hoje a vencer as eleições regionais da Madeira, mas tem agora pela frente a ‘espinhosa’ tarefa de negociar um entendimento que garanta estabilidade …

Porto 2-0 Santa Clara | E vão cinco vitórias consecutivas na Liga

O FC Porto respondeu ao triunfo do Benfica no sábado em Moreira de Cónegos com a quinta vitória consecutiva na Liga, na recepção ao Santa Clara, por 2-0. Num jogo morno, com uma segunda parte mal jogada …

Mazda entra na corrida e prepara lançamento do seu primeiro carro elétrico

A Mazda garantiu o lançamento do seu primeiro carro elétrico já no próximo ano. O veículo será apresentado no Salão Automóvel de Tóquio. A corrida dos veículos elétricos acelera a todo o vapor e a Mazda …

Descobertas evidências de um reino bíblico em pleno deserto israelita

A bíblia faz referência a um reino de Edom, do século X antes de Cristo. Novas evidências sugerem que este reino poderá ter estado assente no deserto de Arava, no Israel. A análise de arqueólogos a …

PSD vence regionais na Madeira mas perde maioria absoluta

O PSD venceu hoje as eleições legislativas regionais na Madeira, com 37% a 41% dos votos, o que lhe retira a maioria absoluta no parlamento, segundo a projeção da RTP/Católica. O Partido Social Democrata venceu as …

No Afeganistão, há mulheres a arriscar a vida por um golo

As jogadores da seleção de futebol feminino do Afeganistão não treinam no seu país por razões de segurança. Muitas sofreram abusos sexuais e correm risco de vida para poderem jogar futebol. Pelo menos alguma vez na …

Cientista diz que avanços científicos podem levar à extinção humana

A evolução da ciência e tecnologia pode ser fundamental para evitar catástrofes, mas, ironicamente, pode também ser a causadora do fim da nossa espécie. O estudo das mudanças climáticas baseia-se em simulações cada vez mais de …

A ilha mais remota do mundo tem nome português

Tristão da Cunha é uma ilha com apenas 250 habitantes, onde ninguém fala português. Não há hotel nem aeroporto. Há quem parta em busca de um lugar sossegado para evitar as grandes multidões turísticas. Caso esteja …

Costa não tinha dúvidas. O parecer da PGR sobre familiares é “absolutamente inequívoco”

O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu hoje que o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre as incompatibilidades entre governantes e negócios com empresas de familiares é “absolutamente inequívoco”. “O parecer é absolutamente inequívoco sobre …

Jovens do mundo inteiro ocupam a ONU em inédita Cimeira do Clima

Mais de 500 jovens, representantes de mais de 140 países, ocuparam este sábado o espaço habitualmente destinado aos diplomatas da ONU. A United Nations Youth Climate Summit, primeira cimeira da juventude sobre o clima, em Nova …