Afinal, foram os babilónios (e não gregos) os primeiros a estudar trigonometria

(dr) Andrew Kelly / University of New South Wales

A placa de argila “Plimpton 322” foi descoberta pelo arqueólogo que serviu de inspiração para “Indiana Jones”

Uma equipa de cientistas australianos concluiu que foram os babilónios, e não os gregos, os primeiros a estudar trigonometria, defendendo que uma placa de argila com 3.700 anos é a tabela trigonométrica mais antiga e exata do mundo.

Segundo investigadores da Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália, a tabela terá sido, possivelmente, usada por matemáticos antigos para fazerem cálculos na construção de palácios, templos e canais.

A placa de argila, conhecida pelo nome científico de “Plimpton 322”, foi encontrada no início do século XX, na zona que corresponde hoje ao sul do Iraque, pelo arqueólogo e académico Edgar Banks, que inspirou Indiana Jones, o famoso professor de arqueologia e aventureiro interpretada no cinema por Harrison Ford.

“A nossa investigação revela que ‘Plimpton 322’ descreve as formas de triângulos de ângulo reto, ao usar um novo tipo de trigonometria baseado em relações, não em ângulos e círculos”, diz Daniel Mansfield, investigador da Universidade de Nova Gales do Sul e co-autor do estudo, citado pelo Seeker.

A descoberta foi apresentada num artigo publicado na Historia Mathematica, revista da Comissão Internacional sobre História da Matemática.

“É um trabalho matemático fascinante que demonstra um génio inquestionável”, acrescenta Mansfield, que sugere que a placa” era uma ferramenta que usada para fazer cálculos na construção civil, e não para auxiliar os professores na verificação das soluções dos problemas apresentadas pelos alunos, como defendem outros especialistas.

(dr) Andrew Kelly / University of New South Wales

O professor Daniel Mansfield apresenta a famosa Plimpton 322

O astrónomo e matemático grego Hiparco (190 a.C – 120 a.C) tem sido apontado como o ‘pai’ da trigonometria, devido à ‘tabela de cordas’, considerada nos manuais como a tabela trigonométrica mais antiga.

Contudo, a equipa de peritos da Universidade de Nova Gales do Sul sustenta que a placa de argila “Plimpton 322” é anterior em mais de mil anos, traduzindo uma trigonometria mais simples e precisa, que pode ser útil para o estudo e a aprendizagem da matemática moderna.

A “Plimpton 322”, que a comunidade científica pensa ser proveniente da antiga cidade suméria de Larsa, foi datada do período entre 1822 a.C e 1762 a.C, pertencendo, portanto, à civilização babilónica – o que coloca agora os matemáticos babilónicos como os prováveis “pais da trigonometria”, à frente dos gregos.

A trigonometria é o ramo da matemática que estuda as relações existentes entre os lados e os ângulos dos triângulos. Uma tabela trigonométrica permite utilizar uma relação conhecida dos lados de um triângulo de ângulo reto para determinar as outras duas relações desconhecidas.

PARTILHAR

RESPONDER

Há uma nova ameaça nas salas de aula e chama-se Fortnite

O jogo online mais popular do mundo, com mais de 200 milhões de utilizadores registados, encanta crianças cada vez mais novas. Numa escola primária do Montijo, as aulas passaram a decorrer de forma diferente por …

Empresa portuguesa quer produzir alface em câmaras frigoríficas (e podem ser levadas para Marte)

A empresa Grow to Green promete que vai produzir alimentos indoor. É possível gastar menos 98% de água na produção de alface, o que permite cultivá-lo diretamente no supermercado, no deserto ou, quem sabe um …

May rejeita novo referendo, apresenta Plano B do Brexit e pede ajuda à oposição

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, rejeitou esta segunda-feira convocar um segundo referendo sobre o Brexit e afirmou que espera voltar a debater com a União Europeia o controverso plano de salvaguarda elaborado para …

Porto vende 35 mil francesinhas por dia (e os turistas adoram)

O Porto vende pelo menos 35 mil francesinhas por dia nos mais de 700 cafés e restaurantes da cidade, o que significa que por mês há cerca de um milhão daquelas sanduíches especiais a serem …

China limita número de alpinistas autorizados a escalar Everest

O número total de alpinistas que tentam alcançar o topo do Everest, a 8.850 metros de altitude, a partir do norte, serão limitados a menos de 300, e a temporada de escalada será restringida à …

Rede francesa de solidariedade acolhe brasileiros que queiram fugir de Bolsonaro

Solidarité Brésil é o nome da iniciativa, lançada esta sexta-feira, em Paris, que tem como objetivo ajudar estudantes, artistas ou intelectuais que se sintam ameaçados no Brasil de Jair Bolsonaro. Podem ser estudantes, investigadores, artistas, professores, …

Todos os dias cinco portugueses tornam-se britânicos

Todos os dias, em média, cinco emigrantes portugueses tornam-se britânicos. Só entre janeiro de 2017 e setembro de 2018, 2.655 emigrantes no Reino Unido conseguiram obter cidadania britânica, número que supera o total de autorizações …

O maior encontro religioso do mundo leva 150 milhões de pessoas à Índia

Até 04 de março, são esperados na cidade indiana Allahabad cerca de 150 milhões de peregrinos, que buscam proteção e purificação nas águas que cruzam os rios sagrados Ganges, Yamuna e Saraswati, durante aquele que é …

Ciclistas indignados com anúncio que mostra bicicleta a ser abalroada

Um anúncio de publicidade do Continente em que um ciclista é abalroado por um automóvel está a gerar indignação. A Federação Portuguesa de Ciclismo já pediu a retirada do anúncio e apresentou queixa à Entidade …

Hoje, Wall Street parou. É dia de Martin Luther King Jr

Desde 1986 que se realiza, nos EUA, na terceira segunda-feira de janeiro, o dia de Martin Luther King Jr., um feriado federal. A bolsa de Nova York estará encerrada, assim como a maior parte das …