/

Afinal, o porco mais feio do mundo não está extinto

4

(dr) Chester Zoo

Cientistas capturaram imagens de uma espécie de porco muito rara e uma das mais feias do mundo no Sudeste Asiático.

As imagens foram registadas em Java, na Indonésia, onde estes animais são severamente ameaçados pela caça e desmatamento. As imagens foram conseguidas através de câmaras acionadas por sensores de movimento, presas em árvores.

Os cientistas que estudavam o habitat desta espécie acreditavam que estes animais poderiam já estar extintos. Conhecidos por warty pigs, em inglês, ou “porcos verruguentos”, sobrevivem em florestas cada vez mais danificadas na ilha de Java.

Johanna Rode-Margono, do jardim zoológico de Chester, na Inglaterra, é a líder da equipa. Segundo a cientista, um estudo de 2004 indicou uma redução aguda da população desta espécie de porco selvagem. “Estávamos preocupados e acreditávamos que os porcos poderiam já ter desaparecido”, admitiu a cientista à BBC.

Os suínos da espécie Sus verrucosus são peludos e têm verrugas. Apesar de não serem os mais bonitos das redondezas, desempenham um papel fundamental no equilíbrio ecológico da região, já que ajudam a espalhar sementes e a cultivar o solo.

Em Java, são conhecidos por serem o símbolo da resistência, perante o rápido desmatamento da floresta tropical, em prol das áreas urbanas.

(dr) Chester Zoo

Sus verrucosus, a espécie de suínos mais feia do mundo.

É um grande sinal vermelho“, afirma Rode-Margono perante as ameaças a esta espécie que continuam a existir, como a caça desportiva. Mas a cientista garante que ainda há esperança: um centro de conservação em Java começou a criar estas espécies de porco em cativeiro.

Os cientistas acreditam que será possível identificar áreas seguras o suficiente para introduzir estes animais na natureza, o ambiente onde realmente pertencem. “O ecossistema está interligado: árvores, plantas e animais dependem uns dos outros”, explica a investigadora.

Ainda que seja difícil calcular o tamanho exato da ameaça, um estudo realizado com imagens de satélites indicou que, entre 2000 e 2012, a Indonésia perdeu seis milhões de hectares de floresta natural. Segundo a BBC, cada hectare equivale, aproximadamente, a um campo de futebol.

ZAP //

4 Comments

  1. Os indonésios talvez ainda não tenham percebido que estão a andar no sentido inverso ao aumentar a população humana e desmantelar a natureza, a festa não durará muitas centenas de anos, para eles e toda a humanidade!.

  2. Culpa ‘e dos politicos ou dos que la vao parar. criacao cidades com jogos de expeculacao financeira, destroem tudo. outra justificacao ‘e a globalizacao veio melhorar a vida das pessoas excepto norte de africa medio oriente…
    O ecosistema esta todo interligado e todos seres vivos sao importantes para sobrevivencia uns dos outros….

    Hoje assiste-se morte lenta de todos nos como peca do todo.

    Maior erro globlar sao as armas, cabecas routas so pensam no poder atravez das mesmas…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.